Adicionar Máquinas Virtuais Hospedadas por um Servidor
Muitas organizações irão hospedar as suas máquinas virtuais em um ou mais servidores VMware. Isso fornece os meios para gerenciar as máquinas virtuais de uma forma organizada. Existem dois tipos principais de servidores VMware:
- Servidores VMware ESX/ESXi: Um servidor dedicado para hospedar e gerenciar múltiplas máquinas virtuais. Servidores VMware ESX/ESXi (também referido como ESXi hosts ou VMware ESXi hipervisores) são normalmente usados em organizações de pequeno e médio porte que desejam controlar múltiplas máquinas virtuais em um único local. O servidor geralmente opera em um computador blade dedicado que está executando um sistema operacional VMware.
- VMware vCenter Server; Este tipo de servidor é normalmente usado por grandes organizações que precisam gerenciar vários servidores VMware ESX/ESXi, onde cada um deles pode estar executando várias imagens VMware. Por exemplo, você pode mover rapidamente uma máquina virtual altamente utilizada em um servidor ESXi muito requisitado para outro servidor ESXi menos requisitado.
Você pode usar a guia Máquinas Virtuais Hospedadas para fazer logon nesses servidores e selecionar as máquinas virtuais que deseja incluir no seu grupo de máquinas. As máquinas virtuais podem estar em modo offline ou online. Você também pode usar esta guia para adicionar modelos de máquina virtual que podem ser hospedados em um servidor. Por fim, você também pode adicionar os próprios servidores ao grupo.
- Fazer logon no servidor desejado clicando em Adicionar.
- Adicionar o servidor e/ou máquinas individuais hospedadas para o grupo.
Consulte Fazer logon a um Servidor para obter informações sobre como fazer logon a um servidor. As credenciais que você usa para fazer logon no servidor são chamadas credenciais de procura. Eles serão usados para conectar ao servidor e para enumerar as máquinas hospedadas pelo servidor.
Após uma conexão realizada, o servidor é exibido no painel da esquerda. As máquinas virtuais hospedadas pelo servidor são exibidas no painel da direita. Neste ponto, você pode adicionar o próprio servidor ao grupo ou você pode adicionar máquinas virtuais individuais.
Você deve ter permissão de servidor definido no datacenter, na pasta ou nas máquinas virtuais individuais para a máquina ser exibida. Se você não tem permissão em uma máquina virtual específica ela não será exibida no painel da direita.
- Para adicionar um ou mais servidores no grupo, selecione o(s) servidor(es) no painel da esquerda e clique em Adicionar servidor(es) para Grupo.
- Para adicionar máquinas individuais hospedadas para o grupo, no painel da direita selecione as máquinas virtuais que deseja adicionar e, em seguida, clique em Adicionar Máquina(s) para grupo.
O servidor e/ou máquinas virtuais são adicionados ao painel inferior do grupo de máquina. Certifique-se de fornecer quaisquer credenciais que podem ser necessárias para as máquinas individuais.
Você também pode adicionar modelos de máquina virtual ao grupo de máquinas. Modelos são identificados por um ícone exclusivo (). Para obter detalhes completos consulte Notas Sobre Modelos de Máquinas Virtuais.
Você pode fazer logon em vários servidores ao mesmo tempo. As máquinas virtuais encontradas nos servidores são exibidas na tabela da direita. A tabela do servidor identifica o tipo de servidor (VI = Servidor de Infraestrutura Virtual, ESX = ESX server) e o nome do servidor. A tabela da máquina virtual contém uma grande quantidade de informações sobre cada máquina virtual, incluindo:
- Pai ESX Server: O nome de um servidor ESX sendo usado para hospedar máquinas virtuais.
- Nome de VM: O nome de uma máquina virtual sendo gerenciada por um servidor.
- CPUs: O número das Unidades Centrais de Processamento (CPUs) disponível à máquina virtual.
- Memória: A quantidade de memória (MB) alocada para a máquina virtual.
- Espaço em Disco: A quantidade de espaço em disco (GB) alocado para a máquina virtual.
- Sistema Operacional: O sistema operacional sendo usado na máquina virtual.
- Último Estado de Energia Conhecido: O último estado conhecido da máquina virtual (Ligado, Desligado ou Suspenso).
- Endereço IP: O endereço IP da máquina virtual.
- Nome do Host: O nome da máquina na rede que hospeda a máquina virtual.
Você pode reorganizar as colunas em ambas as tabelas clicando e arrastando os cabeçalhos da coluna para novas localizações. Você também pode clicar dentro de um cabeçalho da coluna e classificar a coluna em ordem ascendente ou decrescente.
A guia de Máquinas Virtuais Hospedadas contém os seguintes botões:
Botão |
Descrição |
---|---|
Adicionar Servidor |
Permite fazer logon em um servidor VMware ESX ou servidor de infraestrutura virtual. Após um logon bem-sucedido, o servidor e suas máquinas virtuais hospedadas serão exibidos e estarão disponíveis para seleção. |
Atualizar Servidor |
Reconecta ao servidor selecionado e atualiza a lista de máquinas virtuais hospedadas pelo servidor. |
Editar Servidor |
Permite editar as informações usadas para conectar ao servidor selecionado. |
Remover Servidor |
Remove o servidor selecionado da tabela. Todas as máquinas virtuais hospedadas pelo servidor serão removidas da tabela da direita. |
Adicionar Servidor(es) Para Grupo |
No painel da esquerda, selecione o(s) servidor(es) desejado(s) e, em seguida, clique em Adicionar Servidor(es) Para Grupo. O servidor é adicionado ao painel inferior. Quando você adiciona um servidor, efetivamente adiciona todas as máquinas virtuais hospedadas pelo servidor ao grupo de máquina. |
Adicionar Máquina(s) Para Grupo |
Para adicionar máquinas virtuais individuais ao grupo de máquina, selecione as máquinas virtuais desejadas na tabela da direita e, em seguida, clique em Adicionar Máquina(s) Para Grupo. Você pode adicionar uma máquina virtual individual mesmo se o servidor sendo usado para hospedar a máquina virtual já estiver contido no grupo de máquina. Embora a máquina virtual neste caso esteja tecnicamente listada duas vezes, ela será analisada apenas uma vez. Isso se aplica para todas as entradas duplicadas. |