Database Doctor
Database Doctor é uma ferramenta de Data Analytics para Ivanti Management Suite que fornece proteção de banco de dados, migração e manutenção do ciclo de vida para garantir a integridade dos seus dados de inventário.
Você pode usar o Database Doctor para proteger o banco de dados de inventário removendo campos corruptos ou indesejados e classes, bem como removendo e arquivamento registros duplicados, todos sob demanda ou como programado. Uma vez que duplicatas são removidas, você pode agendar configurações de integridade de dados para executar em uma base regular, garantindo proteção contínua contra corrupção de dados.
O Database Doctor também ajuda na migração do banco de dados, preservando dados e configurações importantes do inventário quando você restaura o servidor-núcleo da Ivanti.Antes de uma reconstrução, proteger seus dados de inventário exportando (como arquivos de análise) registros de inventário, consultas, detalhes da diretiva e outras informações de configuração. Após a reconstrução, você pode importar os dados de volta para o banco de dados. Esta técnica de exportação, reconstrução e importação não só contribui com atualizações e recuperação de desastres, mas também evita a instabilidade de uma instalação de "sobreposição".
Finalmente, você pode usar o Database Doctor para ajudar com a manutenção de banco de dados de ciclo de vida. Conforme os dispositivos envelhecem e requer a remoção do banco de dados de inventário, usar Database Doctor para arquivá-los a um estado off-line salvando os dados do dispositivo como arquivos de análise em um diretório. Você terá um registro completo dos ativos aposentados que não estão incluídos nos cálculos da licença do Management Suite.
Sobre a exibição de Database Doctor
Quando você abre pela primeira vez o Database Doctor, um painel aparece na parte inferior do console Management Suite. Este painel é composto por uma barra de ferramenta e uma exibição de tarefas em que você pode completar várias tarefas de proteção de inventário e limpeza.

- Exportar computadores: exporta dados do dispositivo para um arquivo de análise, preservando os dados para que você possa importá-los de volta para o banco de dados do inventário.
- Excluir atributos: exclui quaisquer atributos indesejados no banco de dados de inventário que são obsoletos ou irrelevantes.
- Excluir computadores duplicados: Exclui entradas duplicadas para um dispositivo no banco de dados de inventário. Entradas duplicadas para o mesmo dispositivo podem ocorrer quando os dispositivos são movidos em torno de um local para local ou de usuário para usuário. Isto é especialmente verdadeiro de computadores de imagem recriada. Você pode adicionar atributos que definem o que é único sobre cada dispositivo.
- Excluir computadores antigos: exclui e arquiva dados do dispositivo antigo do banco de dados de inventário. Antes de remover os dados, você deve primeiro definir o que constitui um dispositivo antigo especificando o número de dias desde que o dispositivo foi atualizado pela última vez.
- Arquivar computadores: arquiva dados de dispositivo excluindo os dados do banco de dados de inventário e exportando-os para um arquivo de análise.
- Importar: Importa todos os arquivos de análise de dados do dispositivo exportado de um único diretório de volta para o banco de dados de inventário.
- Excluir usuário: Remove e reatribui objetos de usuário. Uma vez que usuários são criados dentro do Management Suite, eles podem criar e possuir muitos tipos de objetos. Antes que você possa remover um usuário, você deve primeiro encontrar e remover todos os objetos do usuário manualmente.
- Verificar arquivos de análise: Analisa análises de erro que não são permitidas no banco de dados de inventário. Se um problema é reconhecido, informações serão fornecidas sobre se o erro é normal.
- Habilitar processamento em tempo real: Habilita o processamento em tempo real para análises de inventário.
- Editar propriedades: permite editar as propriedades de uma configuração que aparece na exibição de tarefas de Database Doctor.
- Excluir: Exclui uma configuração de exibição de tarefas de Database Doctor.
- Alternar entre ativo/inativo: Torna uma configuração ativa ou inativa. Uma configuração ativa é executada quando o servidor núcleo recebe o arquivo de análise. Para o modo ativo funcionar, o processamento em tempo real também deve ser habilitado. Para fazer isso, certifique-se que a alerta verde está visível na barra de ferramentas de Database Doctor.
Você só pode usar de alternância em um console do Management Suite no servidor núcleo. Se você estiver em um console remoto, esta opção estará acinzentada. - Agendar: Agenda uma configuração para executar agora ou mais tarde contra o banco de dados do inventário criando um script em Tarefas agendadas. Se você deseja alterar as configurações agendadas, abra a ferramenta Tarefas agendadas e modificá-los de lá.
- Exportar Configurações: Exporta informações de configuração do banco de dados de inventário para um arquivo .XML.
- Importar Configurações: Importa informações de configuração de um arquivo .XML no banco de dados de inventário.
- Atualizar lista: Atualiza a exibição de tarefas.
- Ordem de execução: Define a ordem de execução para as suas configurações. A configuração no topo executa primeiro e os outros seguem em ordem decrescente. Use as teclas de seta para alterar a ordem de execução.
Você só pode definir a ordem de execução em configurações ativas. Para tornar uma configuração ativa, você deve ser um console do Management Suite no servidor núcleo. - Ícone grande: Altera a exibição de tarefas de Database Doctor para ícones grandes.
- Ícones pequenos: Altera a exibição de tarefas de Database Doctor para ícones pequenos.
- Lista: Altera a exibição de tarefas de Database Doctor para um formato de lista.
- Detalhes: Altera a exibição de tarefas de Database Doctor para um formato de lista de colunas detalhada.
Introdução
Leia as seções a seguir para saber mais sobre tarefas que você pode executar usando o Database Doctor.
Exportando dados do dispositivo e configurações
Às vezes, você precisará reiniciar o banco de dados de inventário. Exportar todas as informações de análise e configuração antecipadamente economiza tempo e preserva seus dados personalizados.

Você pode exportar todos ou apenas alguns registros de dispositivo no banco de dados de inventário para um arquivo de análise. Se você optar por exportar os dados encontrados usando uma consulta, é necessário criar a consulta primeiro. (Para obter instruções, consulte "Criando consultas do banco de dados" na Ajuda do Ivanti Management Suite.)
Por padrão, o arquivo de análise exportado é chamado <Computer.Device ID>-<data>.scn. Durante o processo de exportação, você pode alterar o atributo do banco de dados usado para nomear o arquivo (ao invés do atributo padrão de Computer.Device ID).
- Na barra de ferramentas, clique no ícone Exportar computadores.
- No diálogo Exportar computadores, selecione uma das seguintes caixas de seleção e clique no botão Avançar:
Para Todos os computadores no banco de dados, continuar na próxima etapa.
Para Somente computadores selecionados, você deve clicar no botão Adicionar para selecionar um ou mais dispositivos da lista resultante. Clique no botão Avançar.
Para Computadores numa consulta, você deve selecionar uma consulta salva que irá exportar todos os dispositivos encontrados pela consulta. Clique no botão Avançar. - Na caixa de texto Diretório, digite o local onde você deseja que o arquivo de análise resultante (.SCN) seja salvo. Clique no botão de reticências (...) para procurar um local.
- Na caixa de texto Atributo, use o padrão ou digite um atributo diferente para nomear o arquivo de análise.
- Para salvar a configuração e executá-lo mais tarde, clique no botão Concluir. A configuração será exibida na exibição de tarefas de Database Doctor, onde você pode nomear e executá-lo mais tarde. Caso contrário, selecione Executar exportação agora e clique no botão Concluir para exportar os dados do dispositivo imediatamente.
Você também pode exportar os dados do dispositivo clicando com o botão direito em dispositivos na tela de rede Management Suite e selecionando Exportar.

Se você encontrar problemas com o banco de dados de inventário e precisa redefini-la em algum ponto, você vai querer primeiro exportar as configurações que você criou no Database Doctor e Serviços de Tradução de Dados para evitar que os dados sejam perdidos.
Usando Database Doctor, você pode exportar essas configurações personalizadas para um arquivo .XML.
- Na barra de ferramentas, clique no ícone Exportar configurações.
- Percorra a lista de configurações para exportar. Se você não deseja incluir uma configuração de exportação, selecione-o e clique no botão Remover.
- Clique no botão de reticências (...) para selecionar um local do diretório para o arquivo .XML.
- Clique no botão OK para exportar as configurações do arquivo .XML.
Informações de configuração exportado incluem o seguinte:
- Configuração e dados regra
- Escopos
- Usuários
- Consultas
- Tarefas e informações de agendamento
- Scripts
- Relatórios
- Grupos
- Diretivas
- Informações de dispositivo não gerenciado
- Informações de conformidade de software (incluindo arquivos LDAPPL para pesquisar e excluir)
- Pacotes
- Métodos de entrega
- Dashboards
- Configurações de clientes
- Configurações de coluna
- Certos arquivos de chave (chaves e certificados)
Excluindo atributos, duplicados e computadores antigos e usuários
Você pode usar Database Doctor para as seguintes tarefas de limpeza.

Ao longo do tempo, o banco de dados de inventário pode ser preenchido com muitos atributos que são obsoletos ou irrelevantes. Você pode usar Database Doctor para excluir esses atributos indesejados.
- Na barra de ferramentas, clique no ícone Excluir atributos.
- Navegue até o atributo de banco de dados que você deseja excluir.
- Para excluir um ou mais atributos, selecione a caixa de seleção ao lado de cada atributo que você deseja excluir.
- Para excluir um atributo e todos os seus atributos filho, selecione a caixa de seleção ao lado do pai.
- Para excluir todos os atributos não-padrão, deixando somente os atributos que foram inicialmente instalados com o Management Suite, clique no botão Selecione não-padrões.
- Clique no botão Avançar. O diálogo exibe uma lista de todos os atributos que você selecionou para excluir. Para ver se quaisquer dispositivos atualmente tem um desses atributos associados a eles, selecione um atributo na lista e clique no botão Computadores.
- Para salvar a configuração e executá-lo mais tarde, clique no botão Concluir. A configuração será exibida na exibição de tarefas de Database Doctor, onde você pode nomear e executá-lo mais tarde. Caso contrário, clique no botão Excluir agora para remover os atributos do banco de dados imediatamente.

Em uma empresa de grande porte, os dispositivos são frequentemente transferidos de local para local ou de usuário para usuário, possivelmente criando entradas duplicadas no banco de dados de inventário para o mesmo dispositivo. Isto é especialmente verdadeiro de computadores de imagem recriada.
Você pode usar Database Doctor para evitar este problema especificando os atributos que definem o que é único sobre cada dispositivo.
Recomendamos que você use um atributo que é normalmente exclusivo para todos os dispositivos, como Computer.Network.NIC Address.
Ao adicionar um atributo, você pode optar por excluir certos valores da verificação de duplicata. Por exemplo, pode haver ocasiões quando um Computer.Network.NIC Address do dispositivo pode aparecer como 00000000. Isto não é um valor que você quer em comparação a outros endereços NIC dos dispositivos, para que você possa excluir esse valor. Quaisquer dispositivos com um endereço NIC de 00000000 não serão tratados como duplicatas.
- Na barra de ferramentas, clique no ícone Excluir computadores duplicados.
- Clique no botão Adicionar para abrir o navegador de atributo. Navegue até o atributo exclusivo que você deseja usar para identificar os dispositivos duplicados.
- Se você deseja excluir certos valores da verificação de duplicata, selecione um atributo e clique no botão Excluir. Por exemplo, certos dispositivos irão retornar 00000000 como o Endereço NIC, então você pode querer excluir isso para evitar que esses dispositivos sejam excluídos.
- Se outros atributos são necessários para definir a exclusividade, repita as etapas 2-3. Quando você selecionou todos os atributos, clique no botão Avançar.
- Selecione o atributo que irá determinar quais os dispositivos a manter. Por padrão, Última atualização do Servidor de inventário é o atributo usado. Você pode escolher um outro atributo, mas deve ser um atributo de data. Clique no botão Avançar para continuar.
- Para salvar as informações do dispositivo para um arquivo de análise antes de excluir, selecione Exportar computadores, em seguida, digite o caminho ou navegue até o local onde você deseja salvar o arquivo de análise.
- Na caixa de texto Atributo, use o padrão ou digite um atributo diferente para nomear o arquivo de análise.
- Para salvar a configuração e executar a exclusão mais tarde, clique no botão Concluir. A configuração será exibida na exibição de tarefas de Database Doctor, onde você pode nomear e executá-lo mais tarde.
- Para excluir os dispositivos duplicados agora, selecione Executar exclusão de duplicatas agora e clique no botão Avançar.
- Se você optar por excluir imediatamente, um diálogo é exibido com a lista dos dispositivos a serem excluídos. Database Doctor assume que o dispositivo com o atributo mais recente da etapa 5 é o dispositivo correto para manter. A lista exibe apenas as duplicatas (aqueles com uma data mais antiga).
- Selecione um ou mais dispositivos na lista e clique no botão Remover para excluí-los.
- Clique no botão Concluir para salvar a configuração.
Você pode querer agendar esta configuração como uma tarefa para remover dispositivos duplicados diariamente ou periodicamente.

Em uma empresa de grande porte, os dispositivos são frequentemente desativados e precisam ser removidos do banco de dados de inventário. Uma maneira de fazer isso é remover registros de dispositivo que não foram analisados em um determinado período de tempo.
Database Doctor fornece uma ferramenta conveniente para limpar o banco de dados de inventário e ainda salvar as informações do dispositivo antigo. Para usar esta ferramenta, você deve definir o que constitui um dispositivo antigo escolhendo o número de dias desde que o dispositivo foi atualizado pela última vez.
- Na barra de ferramentas, clique no ícone Excluir computadores antigos.
- Selecione o atributo a usar para determinar como os computadores envelhecem. Por padrão, Última atualização do Servidor de inventário é selecionado.
- Escolha o número de dias desde que o dispositivo foi atualizado pela última vez. Quaisquer dispositivos não atualizados dentro desse número de dias serão incluídos na lista de "antigo".
- Se você deseja exportar os dados desses dispositivos a um arquivo de análise, selecione Exportar computadores e em seguida, digite o caminho ou navegue até o local onde você deseja salvar o arquivo de análise.
- Na caixa de texto Atributo, use o padrão ou digite um atributo diferente para nomear o arquivo de análise.
- Clique no botão Avançar para continuar.
- Para excluir os registros do dispositivo agora, destacar um ou mais dispositivos na lista e clique no botão Remover; caso contrário, você pode executar a exclusão mais tarde.
- Clique no botão Concluir para salvar a configuração. A configuração será exibida na exibição de tarefas de Database Doctor, onde você pode nomear e executá-lo mais tarde.
Você pode querer agendar esta configuração como uma tarefa para remover dispositivos antigos diariamente ou periodicamente.

Uma vez que usuários são criados dentro do Management Suite, eles podem criar e possuir muitos tipos de objetos. Se deseja excluir um usuário, você deve primeiro encontrar e remover todos os objetos do usuário manualmente. Database Doctor oferece uma ferramenta simples para remover e reatribuir objetos de usuário.
- Na barra de ferramentas, clique no ícone Excluir usuário.
- Na lista, selecione os usuários que você deseja excluir.
- Selecione Excluir os usuários. Também selecione Mude a propriedade dos objetos para um usuário diferente se você deseja reatribuir seus objetos. Na lista suspensa, selecione o novo usuário que será o proprietário dos objetos.
- Clique no botão OK. Um diálogo aparecerá se houver quaisquer problemas.
Arquivamento de registros de dispositivo
O Database Doctor fornece uma maneira conveniente para arquivar registros de dispositivo — permitindo exportar os dados para um arquivo de análise e excluí-los do banco de dados de inventário.

- Na barra de ferramentas, clique no ícone Arquivar computadores.
- No diálogo Arquivar computadores, selecione uma das seguintes caixas de seleção e clique no botão Avançar:
Para Selecionar condições, você deve clicar no botão Adicionar para adicionar um atributo e as condições de valor que foram definidas para esse atributo.
Por exemplo, como parte de um processo de gerenciamento de ativos, dados personalizados podem ser associados com um dispositivo que mostra o seu status. Esses dados podem ser importados de outro banco de dados usando Serviços de Tradução de Dados. Quando o campo Computer.Status é definido para Excedentes, o dispositivo pode ser removido do banco de dados. Para selecionar as condições adicionais, repita este passo.
Para Somente computadores selecionados, clicar no botão Adicionar para selecionar um ou mais dispositivos para arquivar.
Se você selecionou Computadores numa consulta, você pode escolher para arquivar todos os dispositivos encontrados por uma consulta salva. Se necessário, crie a consulta na tela de rede Management Suite antes de iniciar esta tarefa. - Clique no botão Avançar para continuar.
- Na caixa de texto Diretório, digite o local onde você deseja que o arquivo de análise resultante (.SCN) seja salvo. (Clique no botão de reticências (...) para procurar um local.)
- Na caixa de texto Atributo, use o padrão ou digite um atributo diferente para nomear o arquivo de análise.
- Para salvar a configuração do arquivo, clique no botão Concluir. A configuração será exibida na exibição de tarefas de Database Doctor, onde você pode nomear e executá-lo mais tarde.
- Para arquivar os computadores agora, selecione Executar arquivo agora e clique no botão Concluir.
Você também pode arquivar os dispositivo clicando com o botão direito na tela de rede Management Suite e selecionando Arquivar. Isto é semelhante à opção do menu Exportar mas irá excluir o dispositivo do banco de dados.
Importando dados exportados de volta para o banco de dados do inventário
A maioria das ferramentas em Database Doctor permitem exportar informações, que é particularmente útil se você precisa reiniciar o seu banco de dados. Database Doctor também fornece um método fácil para importação que salvou as informações de volta para o banco de dados de inventário.

Dados para dispositivos exportados residem em arquivos de análise. Você pode importar todos os arquivos de análise de um único diretório de volta para o banco de dados de inventário.
- Na barra de ferramentas, clique no ícone Importar.
- No diálogo Importar dados, selecione Todos os computadores no diretório e clique no botão Avançar.
- Na caixa de texto Diretório, digite o local onde o arquivo de análise exportado (.SCN) foi salvo. (Clique no botão de reticências (...) para procurar um local.)
- Para salvar a configuração de importação, clique no botão Concluir. A configuração será exibida na exibição de tarefas de Database Doctor, onde você pode nomear e executá-lo mais tarde.
- Para executar a importação imediatamente, selecione Importar agora e clique no botão Concluir.

Se você usou o ícone de barra de ferramentas Exportar configurações para exportar as configurações do seu Database Doctor ou Serviços de Tradução de Dados para um arquivo .XML, você pode importar esses dados de arquivo de volta para o banco de dados de inventário a qualquer momento.
Para importar informações de configuração associadas com dispositivos, como as informações do status da Tarefa agendada, você deve primeiro importar os dados do dispositivo de volta para o banco de dados de inventário.
- Na barra de ferramentas, clique no ícone Importar configurações.
- Na caixa de texto do Arquivo, clique no botão de reticências (...) para localizar o local do arquivo .XML que você deseja importar de volta para o banco de dados de inventário.
- Clique no botão OK para executar a importação imediatamente.
Verificando arquivos de análise
Database Doctor fornece uma maneira simples para analisar análises de erro que não são permitidas no banco de dados de inventário. Se o problema é reconhecido, Database Doctor irá incluir uma solução ou informação se é normal.
As pastas de arquivo de análise são os mesmos que as pastas no servidor núcleo:
- Errorscan: Analisa arquivos que listam erros aleatórios.
- ErrorBigScan: Analisa arquivos que eram muito grandes para o serviço de inventário para lidar.
- ErrorTrans: Analisa arquivos que causou um erro durante a transferência do cliente para o servidor.

- Na barra de ferramentas, clique no ícone Verificar arquivos de análise. A exibição de Database Doctor altera para uma árvore de diretório à esquerda e uma listagem de arquivos à direita.
- Na lista de árvore, abrir uma pasta para exibir uma lista dos arquivos de análise que ele contém à direita.
- Na barra de ferramentas, clique no ícone Analise análises. Executar este processo pode demorar um pouco, após o qual você pode ver uma lista de erros e outros problemas com os arquivos de análise.
Para exibir as informações de erro mais detalhadas, clique com o botão direito nos arquivos de análise e selecione Exibir informações do erro. Se houver um erro reconhecido e uma ação associada que você pode tomar, ele será listado nas informações de erro. Você também pode olhar o arquivo de análise ou o inventário para o dispositivo.