Visão geral de regras de software licenciados
DTS usa um método baseado no EULA para determinar quais produtos de software realmente precisam de licenças em seu ambiente. Por exemplo, a Microsoft pode permitir uma licença para o Office 2010 Professional para abranger também uma cópia do Office 2002 Standard, mas não o Office 2010 Standard. Independentemente de quantas dessas cópias "cobertas" de software existe em um dispositivo, você precisa apenas de uma licença para ser compatível. Isso é conhecido como "licenciamento eficaz" — o número de licenças que você precisa versus o que você pode ter instalado. DTS usa um mecanismo flexível, baseada em consulta para determinar o licenciamento eficaz.
Você pode usar a pasta Software Licenciado, na exibição de árvore do DTS, para configurar e organizar regras que agrupam produtos de software pelas informações de licença compartilhada. Essas regras, listadas na pasta Software Licenciado > Todas as Regras, coletam dados para fins de auditoria e relatório e mostram quantas licenças são necessárias para obtenção de conformidade.
DTS instala com inúmeras regras para manter o controle de software licenciado, mas você pode querer configurar suas próprias regras para softwares especializados não representados atualmente. Para obter mais informações, consulte Assistente de software licenciado.
Por padrão, o serviço gerenciador de software de Data Analytics executa todas as noites para executar detecção de software e cálculo de licenças em todas as configurações de regra na pasta Software Licenciado > Todas as Regras. Essa detecção não ocorrerá se você desabilitar um grupo de fornecedor de fazer parte da análise de serviço.
Você tem a opção de executar essas regras sob demanda ou como uma tarefa agendada, por grupo de fornecedor ou individualmente. Para ver as regras de software licenciados específicos para um fornecedor, abra a pasta Software Licenciado > Todos os fornecedores.
Você pode realizar a maioria das tarefas relacionadas para suas regras de software licenciados usando os vários menus de clique com o botão direito.

Na exibição de árvore DTS, clique com o botão direito na pasta Software Licenciado para acessar esses menus:
- Adicionar grupo: cria uma pasta de grupo que você pode usar para organizar regras; arrastar e soltar as regras de outras pastas para este novo. Agrupamento é útil para executar uma série de regras juntos.
- Importar grupo: importa uma pasta de grupo de um arquivo .XML. Esta ação não importa as configurações de regra do grupo, apenas a definição de quais regras estão no grupo. Você deve importar os arquivos de configuração de regra separadamente para os bancos de dados alvo; caso contrário, você vai estar importando uma pasta vazia do grupo.
- Nova regra: abre um assistente para criar uma nova regra de software licenciado.
- Exibir todos os softwares licenciados detectados: mostra uma lista atualizada do software todo analisado, licenciado.
- Adicione softwares licenciados a SLM: manualmente executa o serviço gerenciador de software de Data Analytics para adicionar dados de licença de produto para console de monitoramento de licença de software (SLM) do Management Suite. Essa ação acontece automaticamente cada noite quando o serviço executa. Não execute este processo a menos que necessário—é o recurso intensivo e pode levar várias horas para completar.
- Excluir dados de software licenciado: exclui completamente do banco de dados de inventário os dados de software de todos os dispositivos. Esses dados não aparecerão novamente no inventário até que você crie uma nova regra que habilite o serviço do gerenciador de softwares do Data Analytics a detectá-los durante a análise.
- Adicionar regras de detecção adicionais: permite que você atribua software licenciado a dispositivos (usando consultas previamente definidas) ou a grupos LDAP, garantindo que esses usuários sejam contabilizados nos cálculos de conformidade de licença do SLM. Ao atribuir grupos LDAP, você tem uma maneira de rastrear o uso da licença precisamente em um ambiente de licenciamento VDI de servidor de terminal ou Citrix, em que os usuários acessam o software remotamente e não estão usando um dispositivo com o agente Ivanti instalado.
Use essas regras em combinação com as regras de software licenciado fornecidas com o Data Analytics — elas são úteis quando há cenários de licenciamento específicos, não cobertos totalmente pelas regras-padrão. Ao contrário das modificações que podem ser feitas nas regras-padrão, essas regras não serão excluídas com novas atualizações do Data Analytics. - Atribuir status de disposição: permite que você indique se um usuário está autorizado a ter o software configurando o atributo de banco de dados Computer.Software.Licensed Software.Authorized como Sim ou Não. O status de disposição não afeta os cálculos de conformidade do SLM; ele serve apenas para referência e fica vazio por padrão. Se você atribui uma consulta ou grupo LDAP a um produto de software, os dispositivos correspondentes são configurados como Sim, e os não correspondentes, como Não.
- Exportar regras de detecção e disposição: exporta todas as informações de regras de detecção e status de disposição para um arquivo .XML.
- Importar regras de detecção e disposição: importa informações de regras de detecção e status de disposição a partir de um arquivo .XML.
- Modificar software aprovado: permite escolher quais os produtos que fazem parte do padrão corporativo para seu ambiente de rede. Trata-se de uma lista global que o serviço do gerenciador de softwares do Data Analytics usa para verificar se todos os dispositivos estão padronizados e executando softwares aprovados pela empresa.
Abra a pasta Software Licenciado e clique com o botão direito na pasta Todos os fornecedores para acessar estes menus:
- Adicionar grupo: cria uma pasta de grupo que você pode usar para organizar regras; arrastar e soltar as regras de outras pastas para este novo. Agrupamento é útil para executar uma série de regras juntos.
- Adicionar grupo de raiz: cria uma pasta de grupo, na raiz da exibição de árvore, que você pode usar para organizar regras. Arrastar e soltar as regras de outras pastas para este novo. Agrupamento é útil para executar uma série de regras juntos.
- Importar grupo: importa uma pasta de grupo de um arquivo .XML, o que é útil em um ambiente com vários núcleos. Esta ação não importa as configurações de regra do grupo, apenas a definição de quais regras estão no grupo. Você deve importar os arquivos de configuração de regra separadamente para os bancos de dados alvo; caso contrário, você vai estar importando uma pasta vazia do grupo.
- Grupo para exportação: exporta uma pasta de grupo e seu conteúdo como um arquivo .XML, o que é útil em um ambiente com vários núcleos.
- Agendamento: agenda as regras em Todos os fornecedores para executar agora ou mais tarde contra o banco de dados de inventário. A tarefa vai aparecer na pasta Agendada e um script é criado em Tarefas agendadas do console Management Suite. O nome do script é normalmente <rulename>_<rule idn>.ini. Se você deseja alterar as configurações agendadas, ir em Tarefas agendadas e modificá-los de lá. Regras não precisam estar ativos para programá-los.
- Executar agora: executa regras para todos os fornecedores agora, em vez de esperar para que eles executem durante uma análise de serviço.
- Definir a Ordem de execução do grupo: esta opção aparece apenas para as regras do grupo de fornecedor que você criou sob Todos os fornecedores. Define a ordem de execução de regras em uma pasta do grupo de fornecedor. A regra principal executa primeiro e os outros seguem em ordem decrescente. Use as teclas de seta para alterar a ordem de execução.
Ordem de execução é importante, porque algumas regras são dependentes de outras regras para obter informações. Por exemplo, se você está interessado em obter dados de garantia dos seus dispositivos Dell, deve primeiro executar a regra Garantia Dell para analisar os dados inicialmente contidos no banco de dados, depois executar a regra Data de Término da Última Garantia, que analisa dados mais específicos sobre essa garantia.
Abra a pasta Software Licenciado > Todos os fornecedores e clique com o botão direito em um grupo do fornecedor para acessar uma variedade de menus (explicados acima) e este menu:
- Desabilitar/Habilitar o grupo: desabilita um grupo e as suas regras de serem executados como parte da análise de serviço gerenciador de software de Data Analytics todas as noites. Quando um grupo é desabilitado, o serviço ignora esse grupo e não executa suas regras.
Esse recurso é útil se as regras padrão para um fornecedor não representam o contrato de licença específico que sua organização tem com esse fornecedor. Por exemplo, se você tem um acordo com a Microsoft que é diferente da sua licença padrão de direitos de downgrade, você pode desabilitar o grupo Software Licenciado > Todos os fornecedores > Microsoft e criar um novo grupo chamado "SuaEmpresa Microsoft." Nesse grupo, você poderia configurar novas regras que são específicas para uso da sua organização dos produtos da Microsoft, refletindo a verdadeira natureza de seu contrato de licença com esse fornecedor.
Abra a pasta Software Licenciado > Todos os fornecedores > qualquer grupo de fornecedor e clique com o botão direito em uma regra para acessar uma variedade de menus (explicados acima) e este menu:
- Atualize uso: ativa manualmente esta regra para executar.