Limpar dispositivos
Quando um dispositivo é perdido, roubado ou atribuído a um novo usuário, você pode querer limpar o dispositivo para remover quaisquer informações pessoais ou confidenciais.
Existem dois métodos para limpar um dispositivo, dependendo de se o dispositivo está cadastrado ou foi apenas descoberto por meio do servidor Exchange.
•Os dispositivos inscritos são limpos por meio da ferramenta de inventário do MDM.
•Dispositivos descobertos são limpos por meio do servidor EAS.
Existem três opções de limpeza para dispositivos gerenciados:
•Limpeza seletiva. Remove todas as configurações do agente no dispositivo. Por exemplo, uma limpeza seletiva removeria restrições de aplicativos ou senhas de WiFi. Ela não desinstala o agente Ivanti.
•Limpeza seletiva e excluir. Remove as configurações do agente e também exclui o dispositivo do inventário do Console de Gerenciamento.
•Redefinição de fábrica. Em dispositivos macOS, o dispositivo é completamente limpo e nada permanece, inclusive o sistema operacional, e é necessário um PIN para desbloquear o dispositivo. Em PCs com Windows 10/11, o dispositivo é redefinido para as configurações de fábrica. Esta opção remove o agente Ivanti dos dispositivos.
Os dispositivos Apple têm um recurso adicional de redefinição de fábrica para segurança, chamado bloqueio de ativação. Ele evita que os usuários redefinam e revendam os dispositivos pertencentes à empresa. Para mais informações, consulte Bloqueio de ativação (Apple).
Quando você manda um comando de limpeza, ele é enviado pelo serviço de notificação configurado do dispositivo. O comando é enviado imediatamente e não pode ser cancelado.
Se o dispositivo estiver fora de alcance quando o comando for enviado, o serviço de notificação armazenará temporariamente o comando no cache. Se o dispositivo ficar online novamente enquanto o comando estiver no cache, o comando será entregue e o dispositivo será limpo. Se o dispositivo não ficar online em até 24 horas, o comando de limpeza não será entregue.
NOTE: Se um dispositivo móvel tiver aplicativos de agente e MDM instalados, limpar um dispositivo usando o Gerenciamento de Dispositivos Modernos ainda removerá o perfil Ivanti.
Para executar o comando limpar
1.Encontre o dispositivo na visualização da Rede.
2.Clique com o botão direito e clique em Limpar. Em seguida, selecione o tipo de limpeza que você deseja executar.
3.Você será solicitado a proceder com o comando.
Nos dispositivos macOS, o comando Limpar > Redefinição de fábrica solicita que você crie um PIN de 6 dígitos para bloquear remotamente o dispositivo selecionado. Após a redefinição, o dispositivo é bloqueado com esse PIN. Se o PIN correto não for inserido, o dispositivo permanecerá bloqueado e não poderá ser usado. Isso pode ser útil para dispositivos perdidos ou roubados.
Dispositivos submetidos a redefinição de fábrica não aparecem mais na exibição de rede, mas você pode usar a ferramenta Armazenamento de dados do cliente para recuperar o PIN usado na redefinição.
Para recuperar um PIN de redefinição de fábrica
- Clique em Ferramentas > Configuração > Armazenamento de dados do cliente.
- Na árvore Dispositivos, clique duas vezes no dispositivo que desejar.
- Na caixa de diálogo Dados do cliente, selecione o item Apagar PIN do dispositivo e clique no botão Exportar da barra de ferramentas.
- Selecione um local para o arquivo de texto resultante.
- Abra o arquivo de texto em um editor e veja o PIN recuperado.
Em um servidor Microsoft Exchange, a limpeza está associada tanto ao usuário como ao dispositivo. Após o comando de limpeza ser enviado ao servidor, o status do dispositivo no Gerenciamento de Dispositivos Modernos é exibido como "Limpeza pendente". A limpeza será executada imediatamente na próxima vez que o dispositivo tentar se conectar. Como a limpeza só ocorre realmente na próxima vez que o dispositivo fizer login, o comando de limpeza pode ser cancelado a qualquer momento antes do check-in do dispositivo.
Para executar o comando limpar
1.Encontre o dispositivo na visualização da Rede.
2.Clique nele com o botão direito e selecione Limpar EAS.
3.Você será solicitado a proceder com o comando.
Quando o dispositivo for limpo, ele também será removido do inventário.
Para cancelar um comando de limpeza
•Para cancelar um comando de limpeza (disponível apenas em dispositivos sendo limpos por meio do EAS), clique com o botão direito no dispositivo e selecione Cancelar limpeza.