Configurações do agente: Variáveis
Use esta caixa de diálogo (Ferramentas > Configuração > Configurações do Agente > Variáveis) para configurar variáveis de dispositivos gerenciados que podem ser usadas em ações de pacotes do Windows PowerShell. Para obter mais informações sobre ações, consulte Ações do pacote Windows.
Quando você executa uma ação do Windows que inclui variáveis, as variáveis são preenchidas dinamicamente com valores específicos para o dispositivo que está executando a ação e a configuração que foi aplicada a ela.
Existem três tipos de variável:
- Estática: contém um valor que não muda (a menos que um Valor de substituição seja especificado).
- Dados sensíveis: dados, tais como senhas, que serão criptografados para que o valor não fique visível na interface ou no banco de dados.
- Valor do banco de dados: dados do banco de dados de gerenciamento, especificados em formato BNF (Backus-Naur Form).

- Clique em Ferramentas > Configuração > Configurações do Agente e, na árvore Configurações do Agente, clique em Variáveis.
- Clique duas vezes em um parâmetro existente; ou clique e crie um Novo.
- Crie uma nova configuração de agente com o botão
ou edite uma variável existente com o botão
.
- Insira o Nome e a Descrição da variável.
- Insira o Valor global e Confirme. Esse campo é obrigatório e deve ser preenchido. Lembre-se de que você pode fornecer um Valor de substituição para personalizar esse valor em outras configurações de variável.
- Insira um Valore de substituição se necessário e Confirme.
- Clique no botão Confirmar. Se campos obrigatórios estiverem ausentes, você verá indicadores de exclamação ao lado deles.
- Clique em Salvar quando terminar.
Variáveis predefinidas
As configurações do agente incluem mais de 20 variáveis predefinidas. Essas variáveis são somente leitura e, geralmente, consistem em valores de banco de dados. Muitas são usadas internamente pelo Endpoint Manager, e outras estão lá para sua conveniência. Você pode usar as variáveis predefinidas em seus scripts ou, se uma delas não atender às suas necessidades, poderá criar novas variáveis.
Ao exibir uma configuração de variáveis, você pode mostrar ou ocultar as variáveis predefinidas na lista. Se não quiser ver as variáveis predefinidas, desmarque a opção Mostrar variáveis predefinidas.
Compreender as substituições
Por padrão, as variáveis são globais e compartilhadas entre todas as configurações de variáveis. Isso significa que, se você criar uma variável numa configuração de variáveis, ela também aparecerá em outras configurações de variáveis. A exceção dessa regra são os valores de substituição. Esses valores substituem o valor global por um valor substituto especificado por você e são locais para a configuração de variáveis que você está modificando.
Digamos que você tenha uma variável "Navegador" e que o Valor global seja "Chrome", porque é o que a maioria das pessoas na sua empresa usa. Porém, você sabe que o grupo de marketing usa Firefox, e não Chrome. Para fazer a variável "Navegador" funcionar no marketing, você pode criar uma nova configuração de variáveis, editar a variável "Navegador" nela e mudar o Valor de substituição para Firefox. Você então implantaria essa configuração de variáveis modificada no grupo de marketing, e a variável "Navegador" retornaria o valor correto para eles. Se você tiver outro departamento que use o Opera, poderá criar outra configuração de variáveis e repetir o processo de substituição do "Navegador".
Ao editar uma variável, você pode examinar a lista Substituições existentes para ver se outras configurações de variáveis estão substituindo aquela variável.