Visão geral de alertas e monitoramento

O Alerta e monitoramento do Ivanti® Endpoint Manager informa imediatamente dos eventos de hardware, software e aplicativos dos dispositivos que você gerencia. Quando ocorrem eventos que indicam a necessidade de ação ou um problema em potencial, os alertas iniciam as soluções fazendo o log do evento, enviando uma mensagem de e-mail, executando um aplicativo ou desligando o dispositivo.

Os tipos normais de monitoramento a seguir estão disponíveis no Endpoint Manager:

  • Monitoramento (ping) da conectividade de rede de dispositivos
  • Monitoramento básico de hardware e software de todos os dispositivos
  • Monitoramento de desempenho de recursos de hardware selecionados
  • Uso da tecnologia de monitoramento do fabricante em monitoramento dependente de hardware

O Endpoint Manager oferece alerta integrado para esses diferentes tipos de monitoramento. Os alertas que você escolher aplicar à dispositivos específicos estão contidos nos conjuntos de regras que você distribuir.

Todos os alertas e monitoramento são dependentes do tipo de hardware, firmware e recursos relacionados para cada dispositivos. Algumas opções de monitoramento não são compatíveis em tipos de dispositivos diferentes. Em alguns casos a implementação de um padrão de hardware pode ser diferente entre fabricantes, portanto, o que funciona em um dispositivo pode não funcionar em outro.

Entendendo alertas, regras e conjuntos de regras

Um alerta é uma ID única que representa um evento. Você pode especificar uma ação de alerta a ser executada automaticamente quando ocorrer o evento, tais como um e-mail automático, aplicativos ou opções de energia.

Um alerta combinado com uma ação é mencionado neste produto como uma regra de alerta. Alguns alertas podem ser combinados com regras de monitoramento de desempenho específicas, que especificam a condição de disparo de um evento. Por exemplo, você pode definir uma regra de monitoramento para espaço disponível em disco em unidades de disco, para que, quando um disco esteja 90% cheio, seja gerado um alerta de aviso.

Ao definir os Conjuntos de regras de alertas você decide quais eventos exigem ação imediata ou precisam ser registrados para a sua atenção. Um conjunto de regras contém uma coleção de regras de alertas, cada uma com uma ação de alerta correspondente. Você pode distribuir conjuntos de regras de alertas para um ou mais dispositivos para monitorar os itens que são importantes para aquele tipo de dispositivo.

Conjuntos de regras e agentes de alertas

Para gerar alertas para um dispositivo gerenciado, o agente de alerta Ivanti deve ser implementado naquele dispositivo. Ao instalar o agente padrão no dispositivo, um agente de alerta padrão e um conjunto de regras de alerta ficam disponíveis para serem implantados em cada dispositivo gerenciado. Aquele agente segue as regras definidas no conjunto de regras de alerta para aquele dispositivo.

Ao definir um conjunto de regras personalizado, você pode distribuí-lo para os dispositivos para monitorar itens específicos para aquele tipo de dispositivo. Você pode distribuir vários conjuntos de regras aos dispositivos, embora deva estar ciente de que podem ocorrer conflitos entre regras similares em diferentes conjuntos de regras.

NOTE: Ao instalar um console Ivanti adicional em um dispositivo, nenhum agente é instalado nele. Mesmo que você possa gerenciar outros dispositivos a partir daquele console, ele não pode gerar alertas, seja um dispositivo núcleo ou gerenciado, a menos que você instale agentes de gerenciamento nele.

Entendendo o monitoramento de desempenho

Alguns eventos de alerta são baseados em regras específicas de monitoramento de desempenho. O Monitoramento de desempenho refere-se a um evento baseado nos contadores de desempenho definidos para dispositivos específicos. Os contadores podem ser definidos por componentes de hardware e sensores, desempenho de sistema operacional, componentes de aplicativos e níveis de uso.

Para adicionar o monitoramento de desempenho ao conjunto de regras de um dispositivo, você seleciona a regra de alerta "Desempenho" no conjunto de regras, mas os detalhes do que monitorar são definidos para cada dispositivo individualmente. Isto é feito no console de inventário e monitoramento em tempo real de cada dispositivo. Você pode selecionar componentes de hardware e software diferentes e definir contadores para itens a serem sondados e, depois, visualizar os dados de monitoramento em tempo real ou por meio do histórico.

Monitoramento de hardware específico

O Endpoint Manager inclui suporte para as seguintes tecnologias de monitoramento para hardwares de diferentes tecnologias:

  • IPMI (Interface de Gerenciamento Inteligente de Plataforma)
  • Configuração do IPMI BMC (Baseboard Management Controller)
  • Dell DRAC (Dell Remote Access Controller)