Implantar um agente de monitoramento nos dispositivos
O Endpoint Manager oferece um resumo imediato da condição de um dispositivo quando o agente de monitoramento é instalado no dispositivo. O agente de monitoramento é um dos componentes do agente que podem ser instalados em dispositivos gerenciados.
O Inventário e monitoramento em tempo real verifica o hardware e a configuração do dispositivo de forma regular e periódica e reflete quaisquer alterações em seu status de integridade. O status do dispositivo é exibido em três lugares:
- O ícone status nas listas Dispositivos no modo de exibição de rede
- O status de integridade exibido no painel de integridade (clique em Ferramentas > Relatórios/Monitoramento > Painel de Integridade).
- Dados exibidos no dashboard do Inventário e monitoração em tempo real (clique com o botão direito na tela de rede e selecione Inventário e monitoramento em tempo real)
Por exemplo, um dispositivo monitorado que possui um disco rígido cujo espaço está se esgotando poderá mostrar um ícone de status de advertência quando o disco atingir 90% da capacidade total e que será alterado para um ícone de status crítico quando o disco atingir 95% da capacidade total. Você também poderá receber alertas para o status do mesmo disco rígido se o dispositivo possuir um conjunto de regras de alerta que inclua regras de monitoramento de desempenho para um disco.
Criação de regras de monitoramento de desempenho
Você pode escolher quais itens de desempenho são monitorados em um dispositivo definindo regras de monitoramento que especificam o que o agente de monitoramento deve verificar no dispositivo. Para fazer isso, você precisa implementar no dispositivo um conjunto de regras que inclua a regra Alerta de monitoramento de desempenho.
Existem vários contadores de desempenho que podem ser monitorados. Ao criar uma regra de monitoramento de desempenho, você poderá ativar ou desativar qualquer um desses itens, especificar com que freqüência eles serão verificados e definir limites de desempenho para alguns itens. É possível também selecionar serviços em execução nos dispositivos que deseja monitorar.
O processo geral para a criação de regras de monitoramento de desempenho é o seguinte:
- Incluir o monitoramento de desempenho como uma regra no conjunto de regras de alerta do dispositivo.
- Distribuir o conjunto de regras de alerta para o dispositivo. (Você pode definir vários dispositivos para distribuir o conjunto de regras a vários dispositivos, mas depois precisa definir o monitoramento de desempenho nos dispositivos individuais.)
- Cria regras de monitoramento no dispositivo usando o console de Inventário e monitoramento em tempo real. Alguns eventos, como serviços, também necessitam que você selecione cada serviço que você quer monitorar (passos detalhados abaixo).
Para selecionar um contador de desempenho a monitorar
- Clique em Ferramentas > Relatórios/Monitoramento > Painel de Integridade.
- Na lista de dispositivos, clique duas vezes no dispositivo que deseja configurar.
O console de Inventário e monitoramento em tempo real abre em outra janela do navegador. - No painel de navegação esquerdo, clique em Monitoramento.
- Clique na guia Configurações do contador de desempenho.
- Na coluna Objetos, selecione o objeto que deseja monitorar.
- Na coluna Instâncias, selecione a instância do objeto que deseja monitorar, se aplicável.
- Na coluna Contadores, selecione o contador específico que deseja monitorar.
- Se o contador desejado não aparecer na lista, clique em Recarregar contadores para atualizar a lista com quaisquer objetos, instâncias ou contadores.
- Especifique a frequência de sondagem (polling) (a cada n segundos) e o número de dias em que o histórico deverá ser mantido.
- No campo Alertar após o contador estar fora do intervalo, especifique o número de vezes que o contador poderá ultrapassar o limite antes de ser gerado um alerta.
- Especifique os limites superior e/ou inferior.
- Clique em Aplicar.
Notas
- Os arquivos de log de desempenho podem tornar-se grandes demais, rapidamente. A sondagem de um único contador em intervalos de dois segundos adiciona 2,5 MB de informações ao log de desempenho diariamente.
- Um alerta de aviso é gerado quando o contador de desempenho cai abaixo de um limite inferior. Quando um contador de desempenho excede o limite mais alto em um dispositivo Windows, é gerado um alerta crítico.
- Na configuração dos limites, lembre-se de que serão gerados alertas independentemente do limite ultrapassado, superior ou inferior. No caso de espaço em disco, por exemplo, você talvez queira ser alertado somente se o dispositivo estiver sendo executado muito baixo. Nesse caso, é aconselhável configurar o limite maior a um número alto o suficiente para que você não receba um alerta se uma quantidade grande do espaço em disco tornar-se disponível no dispositivo.
- Mudar o número em Alertar após o contador estar fora do intervalo lhe permite focar em um problema quando ele é persistente ou quando ele é um evento isolado. Por exemplo, se você estiver monitorando os bytes enviados de um servidor Web, receberá alertas quando a quantidade de bytes/seg. estiver constantemente alta. Ou você pode especificar um número baixo, como 1 ou 2, para ser alertado sempre que o número de conexões anônimas de FTP exceder um certo número de usuários.
- Quando os serviços são editados em uma regra de monitoramento, a lista Serviços disponíveis mostra os serviços conhecidos do banco de dados de inventário. Nenhum serviço será exibido na caixa de listagem Serviços disponíveis até que um agente tenha sido implementado em um ou mais dispositivos e uma análise de inventário seja retornada ao núcleo.
Gerar um arquivo XML para um conjunto de regras
Como parte do processo de distribuição, é criada uma página em XML contendo os conjuntos de regras distribuídos e os dispositivos para os quais os conjuntos de regras foram distribuídos. Este relatório é gravado no servidor núcleo no diretório LDLOGON e é nomeado com um número sequencial atribuído pelo banco de dados.
Para ver essa página XML separadamente da distribuição de um conjunto de regras, clique no botão Gerar XML e clique no link para ver o arquivo XML. A geração de um conjunto de regras também permite que ele seja mostrado na lista de conjuntos de regras disponíveis nas definições da Configuração de agentes.
Visualização dos dados de monitoramento de desempenho
A página Monitoramento permite monitorar o desempenho de vários objetos do sistema. É possível monitorar componentes de hardware específicos, como unidades, processadores e memória, ou monitorar componentes do SO, como processos ou bytes por segundo transferidos pelo servidor Web do sistema. A página Monitoramento inclui um gráfico que mostra os dados em tempo real ou os dados históricos de contadores.
Para monitorar um contador de desempenho, primeiramente selecione o contador. Isto o adicionará à lista de contadores monitorados. Quando você faz isso, você também especifica a frequência da sondagem do item e especifica os limites de desempenho e o número de violações a serem permitidas antes de ser gerado uma alerta.
Para ver contadores de desempenho monitorado
- Clique em Ferramentas > Relatórios/Monitoramento > Painel de Integridade.
- Na lista de dispositivos, clique duas vezes no dispositivo que deseja configurar.
O console de Inventário e monitoramento em tempo real abre em outra janela do navegador. - Na caixa de ferramentas, clique em Monitoramento.
- Clique na guia Contadores de desempenho ativos, se necessário.
- Na lista suspensa Contadores, selecione o contador do qual deseja ver um gráfico do desempenho.
- Selecione Visualizar dados em tempo real para exibir um gráfico de desempenho em tempo real.
- Para exibir um gráfico exibindo o desempenho durante um período de tempo, selecione Visualizar dados históricos (Manter histórico) ao selecionar o contador.
Notas
No gráfico de desempenho, o eixo horizontal representa o tempo decorrido. O eixo vertical representa as unidades sendo medidas, como bytes por segundo (ao monitorar transferências de arquivos, por exemplo), Porcentagem (ao monitorar a porcentagem de CPU em uso) ou bytes disponíveis (ao monitorar o espaço em discos rígidos). A altura da linha não é uma unidade fixa. A altura da linha muda com relação aos valores extremos dos dados; para um contador o eixo vertical pode representar 1 a 100, e para outro ele pode representar 1 a 500.000. Quando os dados variam entre extremos amplos, mudanças mínimas podem ser exibidas como uma linha reta.
Contadores monitorados são relacionados com colunas para indicar a frequência com que são verificados, número de vezes que o contador está fora do intervalo para um alerta ser enviado e as configurações de limites superior e inferior.
A seleção de outro contador atualiza o gráfico e redefine as unidades de medida.
Se receber um alerta gerado por um contador na lista, clique com o botão direito do mouse no contador e clique em Reconhecer para limpar o alerta.
Para o monitoramento de um contador de desempenho
- Clique em Ferramentas > Relatórios/Monitoramento > Painel de Integridade.
- Na lista de dispositivos, clique duas vezes no dispositivo que deseja configurar. O console de Inventário e monitoramento em tempo real abre em outra janela do navegador.
- Na caixa de ferramentas, clique em Monitoramento.
- Clique na guia Contadores de desempenho ativos, se necessário.
- Em Contadores de desempenhos monitorados, clique com o botão direito do mouse no contador e clique em Excluir.