Implantação baseada em PXE
O provisionamento oferece suporte à inicialização por PXE e à distribuição de imagem. Com a implantação baseada em PXE, você pode inicializar dispositivos habilitados para PXE novos e existentes em um ambiente de pré-inicialização WinPE e executar um script de provisionamento. Ou analisar dispositivos dentro do banco de dados do núcleo e, em seguida, agendar uma tarefa de provisionamento com a ferramenta Tarefas agendadas.
O provisionamento baseado no PXE é um modo útil de criar imagens de dispositivos em várias situações, tais como:
- Provisionamento inicial de novos dispositivos.
- Dispositivos de imagem em um laboratório de teste ou treinamento.
- Geração de imagens em dispositivos corrompidos.
O Ivanti® Endpoint Manager e Endpoint Security para Endpoint Manager oferece algumas das opções para provisionar dispositivos:
- A inicialização gerenciada Ivanti, a qual permite que você use dispositivos já estabelecidos com agentes existentes para geração de imagem.
- Um menu de inicialização por PXE, o qual permite que você selecione interativamente uma opção de dispositivo não UEFI.
- Uma opção para sempre inicializar por PXE dispositivos UEFI.

O PXE (Ambiente de execução de pré-inicialização) é um protocolo de rede padrão da indústria que habilita dispositivos a inicializarem e a criarem imagens da rede, fazendo o download e instalando um arquivo de imagem executável de um servidor de imagem, antes de o dispositivo realizar a inicialização do disco rígido local. Em um dispositivo habilitado no PXE, o protocolo PXE é carregado da memória de reprogramação do adaptador da rede ou do ROM ou do BIOS do sistema.
O PXE usa os seguintes padrões de comunicação:
- DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol)
- TFTP (Trivial File Transfer Protocol)
- MTFTP (Multicast Trivial File Transfer Protocol)
Quando um dispositivo habilitado no PXE realiza a inicialização, envia uma solicitação de descoberta do DHCP. Se for localizado um servidor DHCP que implementa PXE, o servidor atribuirá um endereço IP ao dispositivo e enviará informações sobre servidores de inicialização PXE disponíveis. Depois de concluir o processo de descoberta do DHCP, o dispositivo contata o servidor PXE e faz o download de um arquivo de imagem por meio do TFTP. O script de geração de imagem é executado, carregando a imagem do SO do servidor de geração de imagem no dispositivo. O arquivo de imagem é referido como um script de provisionamento.
Habilitar representantes PXE
Os representantes PXE fazem parte dos serviços de sub-rede autoeleitos (SESS). O SESS simplifica a implantação de PXE. Para obter mais informações sobre SESS, consulte Serviços de sub-rede autoeleitos.
Quando o serviço de PXE for habilitado para vários dispositivos em uma sub-rede, o SESS garantirá que apenas um dispositivo por sub-rede esteja executando o serviço PXE, e o SESS elegerá automaticamente um novo representativo PXE se o dispositivo originalmente eleito não funcionar.
Os representantes PXE atualizarão automaticamente suas configurações PXE e cópias locais de arquivos WIM. Por padrão, eles fazem isso a cada 15 minutos. Quando você atualizar arquivos WIM, saiba que representantes PXE podem não receber a alteração até que o intervalo de sondagem seja concluído. Você pode personalizar o intervalo de sondagem nas Configurações de sub-rede do PXE.
Os componentes de serviço PXE fazem parte da configuração de agente básica, mas o PXE fica desabilitado por padrão nas configurações de agente. Depois que o serviço PXE estiver habilitado nas configurações de agente de conectividade do cliente e a configuração estiver implantada nos dispositivos, o SESS elegerá um representante de serviço PXE para cada sub-rede em que o serviço PXE tenha sido ativado.
É importante notar que um representante PXE eleito estará disponível para uso, mas, por padrão, ele não fará a inicialização por PXE de nenhum dispositivo, salvo aqueles que são definidos para inicialização de rede.
Siga estes passos para habilitar PXE em uma sub-rede.

- Clique em Ferramentas > Configuração > Configurações do agente.
- Na árvore Configurações de agente, em Conectividade de cliente, clique duas vezes numa configuração de agente existente ou clique com o botão direito e crie uma nova.
- Na configuração do agente, clique em Serviços de sub-rede autoeleitos > Serviço PXE.
- Selecione Habilitar serviço PXE.
- Clique em Salvar.
- Na barra de ferramenta Configurações do agente, clique em Criar uma tarefa > Alterar configurações.
- Na página Alterar configurações, selecione a configuração de conectividade de cliente que você modificou.
- Clique em Salvar.
- Adicione destinos à nova tarefa de alteração de configurações e execute-a. Você pode direcionar vários (ou todos os) dispositivos em uma sub-rede e permitir que o SESS gerencie qual dispositivo executará o serviço PXE nessa sub-rede. Se você direcionar apenas um dispositivo em uma sub-rede, esse dispositivo sempre ganhará a eleição SESS PXE.

- Clique em Ferramentas > Configuração > Serviços de sub-rede autoeleitos.
- Na árvore, selecione Serviço PXE.
- Clique com o botão direito na sub-rede que você deseja modificar e clique em Configurações do serviço. As configurações serão aplicadas apenas na sub-rede selecionada.
-
5. Se desejar limitar quais dispositivos podem ter a inicialização por PXE, é possível adicionar endereços MAC às áreas permitidas e não permitidas. Por padrão, esta lista fica vazia, o PXE inicializará todos os dispositivos.
- Se necessário, altere outras configurações.
- Clique em Salvar.

- Clique em Ferramentas > Configuração > Serviços de sub-rede autoeleitos.
- Na árvore, selecione Serviço PXE.
- Clique com o botão direito na sub-rede que você deseja modificar e clique em Propriedades.
- Pode levar até 15 minutos para a alteração ser propagada.
Informações adicionais sobre o PXE:

Quando um dispositivo com PXE habilitado realiza a inicialização, uma solicitação do DHCP tenta iniciar uma sessão do PXE, procurando um servidor (ou proxy) que esteja executando o software de serviços PXE (PXE e MTFTP). Se o dispositivo localizar um servidor PXE, o prompt de inicialização por PXE será exibido no dispositivo durante um tempo especificado em segundos. Pressione a tecla de função F8 durante esta contagem regressiva para acessar o menu de inicialização por PXE e selecione uma imagem do SO a ser implantada no dispositivo.
Para configurar as opções de inicialização por PXE:
- Clique em Ferramentas > Provisionamento > Provisionamento do SO.
- Na barra de ferramentas, clique em Pré-inicialização > Opções de inicialização por PXE.
- Altere as opções que deseja e clique em Salvar.
Tempo limite: Insira um valor (em segundos). O valor-padrão é 4 segundos. O número máximo de segundos é 60.
Mensagem: Digite uma mensagem que os dispositivos verão quando inicializarem por PXE. A mensagem-padrão é “Pressionar F8 para visualizar o menu”. O número máximo de caracteres é 75.
Sempre inicializar por PXE dispositivos UEFI. Quando selecionada, permite que dispositivos UEFI inicializem dentro do WinPE sem o pré-agendamento de uma tarefa.
Permitir login anônimo para modelos públicos: Quando selecionada, permite que qualquer pessoa faça inicialização por PXE e selecione um modelo público para geração de imagens, sem nenhuma autenticação. Recomendamos o não uso desta opção.

Frequência de sondagem: A frequência com a qual o representante SESS PXE na rede deve verificar configurações atualizadas e arquivos de geração de imagens. O padrão é 15 minutos. Saiba que se você alterar uma configuração ou um arquivo WIM, essa alteração não afetará representantes PXE até a próxima verificação do intervalo de sondagem.
Tamanho de bloco TFTP: O padrão é 16384 para ia32 e 65464 para x64. Tamanhos menores podem ser exigidos em certos ambientes, apesar de a diminuição tender a causar lentidão na transferência, às vezes, demasiadamente. O VMWare, em particular, exige um tamanho de bloco de 1456.
Permitido e negado. Permitido significa que a lista dos endereços MAC fornecidos são os únicos dispositivos na sub-rede permitidos para a inicialização por PXE. Negado significa que todos os dispositivos que não estejam na lista, mas fora da sub-rede, farão a inicialização por PXE.
Tentar par: Verificar com os pares de sub-rede imagens WIM antes de fazer download de algum lugar mais longe.
Tentar servidor preferencial: Permitir downloads WiM a partir de servidores preferenciais.
Permitir fonte: Permitir downloads WIM a partir de servidores-núcleo.
Largura de banda usada (WAN e Local): Porcentagem de largura de banda disponível para ser usada durante o download de imagens.