Visão geral do provisionamento

O provisionamento Ivanti permite definir todos os atributos e recursos de novos dispositivos antes de serem apresentados no seu ambiente. O provisionamento usa automação para aplicar esse conjunto de atributos e recursos aos disposição. Com o provisionamento é possível reduzir o tempo ocioso e garantir que os dispositivos sejam confiáveis e previsíveis ao entrarem no ambiente de produção. É possível acessar o histórico de provisionamento de cada dispositivo para descobrir quando e com o que foi provisionado e, se necessário, retornar a um estado anterior. O provisionamento é executado no Windows e no Mac; não há diferença na criação de modelos entre os sistemas operacionais.

O provisionamento consiste em uma série de ações a serem executadas em um dispositivo alvo. As ações são a unidade fundamental do provisionamento. Um modelo é uma coleção de ações executadas em uma ordem pré-definida. A Ivanti fornece modelos de provisionamento pré-compilados para ajudá-lo a iniciar. Você pode combinar estes modelos de provisionamento com seus próprios modelos mestres. É possível dividir as tarefas de provisionamento da mesma forma que se divide o trabalho ao configurar manualmente um sistema.

O provisionamento funciona da mesma maneira, em dispositivos novos ou dinâmicos. Você pode provisionar novos dispositivos com a exata configuração desejada, definindo-a antes da chegada do novo dispositivo. Você também pode usar provisionamento para reconfigurar um dispositivo de um propósito para outro, mudando uma função básica do dispositivo para atender às demandas exigentes da sua organização.

Provisionamento é também muito útil para migração do SO. Você pode capturar um perfil de um SO anterior e, em seguida, implantar um novo SO com o mesmo perfil e aplicativos de software instalados anteriormente. É possível ainda fazer automaticamente o mesmo de um computador antigo para um novo computador, bem como atualizar as versões dos aplicativos imediatamente.

Use o alerta para avisar quando ocorre o provisionamento de eventos.

Para mais informações sobre provisionamento, visite a página inicial de provisionamento na Comunidade Ivanti.

Vídeo tutorial de provisionamento (7:53)

Agente de provisionamento

O centro do provisionamento é o agente ldprovision, localizado na pasta ldlogon/provisioning no servidor-núcleo. Esse agente consiste em pequenos aplicativos para cada ação. O agente precisa residir no dispositivo-alvo, que pode ser colocado lá por meio de um servidor PXE, uma reinicialização virtual (vboot) ou uma mídia de reinicialização física, como uma unidade USB ou um CD.

O processo de provisionamento é terminado quando o agente fizer o seguinte:

  • Solicitar os parâmetros de configuração de um modelo de um serviço Web no servidor-núcleo.
  • Verificar o tipo de pré-inicialização para garantir que esteja sendo executado no ambiente correto de pré-inicialização.
  • Executar as ações na ordem designada na configuração.
  • Reinicializar o dispositivo (se necessário).
  • Injetar uma versão de si mesmo no SO alvo para que possa continuar a funcionar quando o SO real carregar após a reinicialização.
  • Enviar feedback para o serviço web no servidor-núcleo.

O agente estende as reinicializações necessárias, passando imediatamente para a próxima ação após a reinicialização. A maior parte do trabalho de provisionamento pode ser feito antes de você receber o novo dispositivo. É possível criar um modelo e a tarefa para o modelo executar no novo dispositivo. A tarefa não funcionará até que o agente de provisionamento seja executado no novo dispositivo.

Para usar o provisionamento integralmente, os usuários precisam ter a função de provisionamento no Gerenciamento de Usuários. Esses direitos são habilitados automaticamente por quaisquer usuários com direitos Administrativos. Eles podem ser habilitados para quaisquer outros usuários.

Ferramentas de pré-inicialização

O provisionamento requer a habilidade de inicializar o dispositivo de colocar nele um sistema operacional. Isso pode ser alcançado através do servidor de PXE ou de uma mídia física de inicialização (unidade de CD ou USB). O PXE é a maneira mais conveniente de reinicialização de vários computadores de uma só vez em um mesmo ambiente de pré-inicialização. No entanto, unidades USB e CDs são altamente portáteis e garantem que o computador que executa o ambiente de pré-inicialização seja aquele que você deseja provisionar.

O ambiente de pré-inicialização (PE - preboot environment) inclui um sistema operacional completo com vídeo, rede, uma pequena análise de inventário e um agente capaz de receber arquivos e executar comandos. Esse agente executa uma ferramenta de imagem ou ferramenta de instalação de script para instalar o SO no dispositivo. O agente inicia o processo de provisionamento. O provisionamento suporta ambientes de pré-inicialização Windows.

Não é necessário usar mídia única de inicialização para cada sistema do cliente; reuse a mídia de inicialização para outros dispositivos.

A interface do provisionamento

As ferramentas de provisionamento fazem parte da ferramenta de implantação de sistema operacional (clique em Ferramentas > Provisionamento > Provisionamento do SO). Uma estrutura de árvore exibe modelos de provisionamento e uma barra de ferramentas abre caixas de diálogo para tarefas diferentes.

Na estrutura de árvore, os modelos disponíveis são organizados nas seguintes pastas:

  • Meus modelos: Os modelos que você criou. Somente você e os usuários administrativos podem ver esses modelos.
  • Público: Seus modelos e os modelos marcados como públicos.
  • Outros usuários: (somente usuários administrativos): Uma lista de usuários e seus modelos.

Os modelos públicos são criados pelos usuários com direitos administrativos e podem ser vistos por todos os usuários. O modelos na pasta Meus modelos são visíveis a outros usuários mas só podem ser editados pelo criador ou pelos usuários com direitos administrativos. Toda vez que você usar um modelo não marcado como público, a instância do modelo será bloqueada no histórico. Esta instância não pode ser excluída, mas pode ser ocultada.

O painel direito mostra os modelos da pasta selecionada com colunas que mostram as propriedades do modelo. Clique duas vezes em um modelo para ver suas propriedades completas, inclusive uma lista de outros modelos que incluem o modelo selecionado.

A barra de ferramentas incluem botões para a criação, modificação e gerenciamento de modelos de provisionamento.

Se você clicar duas vezes em um modelo, a tela Modelo será aberta. Nesta tela, você pode modificar a lista de ações (adicionar ou excluir ações, modificar a ordem das ações e assim por diante). É possível modificar as variáveis que se aplicamºespecificamente a este modelo, além de ver e modificar a lista de modelos incluídas por ele, ou visualizar e modificar a lista de modelos que o incluem. Você também pode tornar um modelo público, ver seu histórico (quando ele foi executado) e ver ou modificar o código XML do modelo.

Você pode abrir vários modelos ao mesmo tempo e usar copiar e colar (CTRL+C e CTRL+V) para copiar ações que você configurou entre modelos abertos. A janela de modelo também é redimensionável.

Criar e editar Modelos de provisionamento

A barra de ferramentas suspensa do Novo modelo é o ponto de início na criação de um novo modelo. Modelos de assistente de implantação e captura pré-configuradas estão disponíveis e levam apenas um minuto para serem configurados. Estes modelos pré-configurados automaticamente suportam inicialização normal e UEFI BIOS e provisionamento de dispositivo. Ações padrão são adicionadas automaticamente para suportar a captura de imagem básica ou implantação. Se necessário, você pode personalizar ainda mais a captura e implantar os modelos em seu próprio país.

Para modificar um modelo, clique com o botão direito no modelo e selecione Editar. Para remover um modelo, selecione-o e clique no botão Excluir. É possível excluir somente modelos que nunca foram usados.

Criação de grupos de modelos

Você pode usar grupos de provisionamento para organizar modelos de acordo com as suas necessidades. Por exemplo, você pode criar grupos com base em fornecedores específicos e subgrupos adicionais com base nos modelos de dispositivo. É possível criar subgrupos de até seis camadas.

Clonagem de modelos existentes

Depois que um modelo for usado, não será possível alterá-lo diretamente. No entanto, você pode cloná-lo e alterá-lo. Por essa razão, recomendamos que os modelos sejam pequenos. Dessa maneira, se houver necessidade de mudanças, você pode mudar aquele componente da configuração de provisionamento.

A opção Clonar faz uma cópia do modelo selecionado. Você pode modificar a cópia, fazer pequenas mudanças na cópia em vez de despender tempo criando um novo modelo inteiro.

Se você fizer a clonagem de um modelo público, a cópia será colocada na pasta Meus modelos e irá adquirir as propriedades de um modelo particular.

  1. Clique na pasta Público ou Meus modelos para mostrar modelos no painel direito.
  2. Clique com o botão direito em um modelo e selecione Clonar.

    É criada uma cópia do modelo na pasta com o nome padrão do modelo original e a data e hora em que o clone foi criado.

  3. Para mudar o nome, a descrição, o ambiente de inicialização ou o SO alvo do modelo clonado, clique com o botão direito no clone, clique em Propriedades, modifique as configurações e clique em OK.
  4. Para modificar as ações, os modelos incluídos, as variáveis de usuário ou o XML do modelo clonado, clique duas vezes no clone para abrir a tela Modelo.

Condensar um modelo

Todo modelo tem uma opção de menu Condensar (acessada pelo clique direito do mouse) para combinar vários modelos em um só. Esse recurso é útil quando você quer simplificar um modelo para exportação ou para torná-lo público.

Se outros modelos estiverem incluídos dentro do modelo primário atual, condensá-los mesclará o código XML de cada um com o código XML do modelo primário para criar um único arquivo XML – o primário não terá mais dependências. Assim que um modelo for condensado, ele se torna um novo modelo, e não é possível expandi-lo em modelos separados novamente.