Etapas para provisionar um dispositivo
No nível mais básico, o provisionamento de um dispositivo é um processo simples de três etapas. Primeiro, você cria um modelo de provisionamento. Em seguida, configura o modelo com os recursos e componentes que desejar instalar no dispositivo e, então, agenda uma tarefa para executar o modelo no dispositivo. Essas etapas são delineadas brevemente aqui; as instruções detalhadas estão disponíveis nas seções seguintes.
Passo 1: Criar um modelo
Para provisionar um dispositivo, você primeiro cria um modelo. Um modelo é um documento XML com uma série de blocos componentes que são aplicados ao dispositivo. Eles são montados uns sobre os outros e podem consistir em ações, atributos, restrições, etc. Um modelo pode ter uma ou várias ações.
Você pode encadear vários modelos em conjunto em uma tarefa de provisionamento para que sejam executados em uma sequência específica. Você também pode alterar a ordem de ação em modelo quando aplicável (por exemplo, não é possível colocar uma tarefa pós-SO antes da instalação do SO). Para dar início, o provisionamento vem com vários modelos pré-configurados para vários vendedores (HP, Dell, entre outros).
Os modelos são salvos no banco de dados do núcleo como documentos XML.
Para obter mais informações, consulte Criação de modelos.
Etapa 2: Configurar o modelo
Depois de criado o modelo, você deve configurá-lo adicionando ações que são ordenadas em cinco seções:
- Migração do sistema
- Antes da instalação do SO
- Instalação do SO
- Após instalação do SO
- Configuração do sistema
Você só pode selecionar ações em cada seção aplicável a essa seção (por exemplo, não é possível selecionar Distribuição de software como uma ação para a seção de Pré-instalação). Você pode adicionar qualquer ação disponível a qualquer seção. No entanto, esteja ciente de que algumas ações danificarão o modelo ou poderão causar danos ao seu sistema, tornando-o inútil, se completadas em etapas incorretas.
Para obter mais informações, consulte Configurar um modelo de provisionamento.
Etapa 3: Agendamento do modelo para distribuição
Uma tarefa de provisionamento contém modelos e os identificadores dos dispositivos alvo. Quando uma tarefa de provisionamento for iniciada, o serviço será associado ao registro de Computador do dispositivo no banco de dados do núcleo. Isso é necessário para que o histórico de configuração permaneça anexado ao computador. As tarefas de configuração não podem ser reusadas com diferentes dispositivos alvo mas podem ser reusadas especificando-se outro identificador de dispositivo.
A ferramenta Tarefas agendadas mostra o status da tarefa agendada enquanto a tarefa está em execução e na sua conclusão. O serviço de planejador tem dois meios de se comunicar com os dispositivos: Por meio do agente-padrão de gerenciamento (que já deve estar instalado nos dispositivos) ou da conta de sistema a nível de domínio. A conta escolhida deve ter o login como privilégio de serviço e você deve ter especificado credenciais no utilitário Configuração de serviços.
Para obter mais informações, consulte Agendar uma Tarefa de provisionamento .