Armazenamento de pacotes de distribuição na nuvem

Endpoint Manager SU3 adiciona um novo recurso de armazenamento em nuvem para pacotes de distribuição e arquivos adicionais. Normalmente, as organizações configuram servidores preferenciais para hospedar seus arquivos de distribuição. Armazenar esses arquivos na nuvem pode reduzir a quantidade exigida de infraestrutura do Endpoint Manager. O armazenamento em nuvem suporta Windows e macOS.

Buckets do Amazon S3 e blobs do Microsoft Azure são os ambientes de armazenamento suportados. Sua organização precisará ter uma conta própria no Amazon S3 ou Microsoft Azure. As credenciais que você fornecer para essas contas serão armazenadas no gerenciador de credenciais do Endpoint Manager. Você deve usar o console do servidor núcleo quando for adicionar credenciais e criar conexões de nuvem do Azure ou da Amazon.

Depois de inserir suas credenciais de nuvem no gerenciador de credenciais, é preciso configurar sua fonte de nuvem como um servidor preferencial de distribuição de software.

Criar um pacote de distribuição em nuvem

Quando você cria um pacote de distribuição, os buckets do S3 ou blobs do Azure configurados são exibidos na lista de fontes disponíveis de arquivos de pacote. O formato do pacote de distribuição em nuvem é AZ:<container name>:\ ou S3:<container name>:\. Para ver uma lista de arquivos, você precisa ter o tipo de pacote correto (por exemplo, o macOS mostrará arquivos .pkg, mas o Windows não).

Ambos os provedores de armazenamento em nuvem oferecem suporte à criação de URLs pré-assinados que apontam para arquivos individuais. Quando você seleciona um arquivo em nuvem para o pacote, a distribuição de software usa chamadas à API para gerar os URLs seguros pré-assinados e os inclui na configuração do pacote. Quando esses URLs são criados, é possível especificar por quanto tempo eles serão válidos. Quando o URL expirar, o link e qualquer pacote de distribuição de software que o utilize não funcionará mais.

O arquivo principal de um pacote de distribuição em nuvem deve ser de uma fonte em nuvem. Os arquivos adicionais podem ser qualquer combinação de nuvem ou outras fontes, como servidores preferenciais.

Ao distribuir um pacote de distribuição em nuvem aos pontos de extremidade, estes baixam automaticamente os arquivos do pacote, conforme necessário. Se os arquivos em nuvem já estiverem no cache de distribuição em parceiros próximos, o download de parceiro e outras opções de distribuição configuradas para economia de largura de banda funcionarão normalmente.