Editor de dashboard
O editor de dashboard fornece uma maneira de gerenciar gráficos personalizados. Você pode usar o editor de dashboard para exibir gráficos em uma janela separada, alterar as propriedades do gráfico, imprimir gráficos, ver informações detalhadas e efetuar consultas. Também é possível copiar gráficos para a área de transferência e depois colá-los em outro aplicativo, como um e-mail.
O editor exibe dashboards pré-definidos para várias ferramentas, tal como Patch e conformidade. É necessário inicializar uma ferramenta para que o dashboard dela apareça no editor. Você também pode criar novos dashboards.
Para abrir o editor de dashboard, clique em Ferramentas > Relatórios/Monitoramento > Editor de dashboard. O editor de dashboard é aberto no painel inferior do console. Na barra de ferramentas do editor de dashboard, você pode acessar os recursos a seguir. Muitos desses recursos também estão disponíveis no menu que aparece quando se clica com o botão direito em um gráfico.
- Novo dashboard:
se você tem uma pasta selecionada no console, clique no botão Novo dashboard para criar um novo dashboard.
- Adicionar gráficos...:
se você tem um dashboard selecionado no console, clique no botão Adicionar gráficos... para adicionar um novo gráfico ao dashboard. Você pode adicionar o mesmo gráfico a um dashboard várias vezes. Por exemplo, pode ser que você queira adicionar o mesmo gráfico mais de uma vez para aplicar propriedades personalizadas aos gráficos e compará-los lado a lado. Para ver se um gráfico já está incluído no seu dashboard, procure junto ao título a mensagem "no dashboard n vezes", na qual n é igual ou superior a 1. Para alterar a ordem dos gráficos em um dashboard, basta clicar no gráfico e arrastá-lo para a direção desejada.
- Propriedades:
clique para abrir o diálogo Propriedades do gráfico selecionado. O botão Propriedades só fica habilitado se o gráfico selecionado puder ser editado. Também é possível editar um gráfico clicando-se nele com o botão direito e depois em Propriedades.... Alguns gráficos permitem aplicação de filtros, alguns têm propriedades editáveis, e alguns não têm nem uma coisa nem outra. Por exemplo, em alguns gráficos, pode-se especificar a paleta de cores; já outros possuem cores codificadas que são definidas no diálogo Propriedades. As opções no diálogo Propriedades variam por gráfico.
- Excluir itens selecionados:
clique para excluir um gráfico. O botão Excluir itens selecionados só fica habilitado se o dashboard ou gráfico selecionado puder ser excluído. Você não pode excluir permanentemente os dashboards pré-definidos.
- Atualizar:
atualiza os dados nos gráficos do dashboard. Os gráficos em outros dashboards vão sincronizar-se automaticamente.
- Exibir dashboard em uma janela separada:
clique para abrir o dashboard em uma nova janela. Ao exibir o dashboard em uma janela separada, você tem acesso a funcionalidades adicionais, incluindo filtragens por tipo de definição e por escopo, aplicação de filtros personalizados e personalização da atualização automática. Você pode exibir vários dashboards de uma vez. Por exemplo, você pode querer exibir vários dashboards de uma ferramenta, mas usar diferentes filtros em cada um. Para obter mais informações sobre o uso de filtros, consulte Personalizar listas de itens com filtros.
NOTE: Quando estão em janelas separadas, os dashboards ficam na parte de cima do console. Se você clicar duas vezes num gráfico para detalhar, pode ser preciso reposicionar o dashboard para exibir a consulta gerada pelo gráfico no console.