Como um projeto de distribuição funciona
Um projeto de distribuição é um conjunto de passos para automatizar a implantação. Para cada passo, é possível realizar ações, definir critérios para quando o conteúdo pode ser movido para o próximo passo e enviar e-mails de notificação. Quando os pacotes de software ou patches tiverem concluído as ações no passo e forem aprovados nos critérios de término, eles serão movidos para o próximo passo no projeto. Um projeto pode ser totalmente automático, ou você pode solicitar a intervenção do administrador para certificar-se de que o conteúdo não avance até que seja aprovado. E uma vez que é possível definir avisos de e-mail quando um passo for bem-sucedido ou falhar, você pode não precisar monitorar o projeto tão de perto.
O processador de projetos aplica as ações no conteúdo do projeto, avalia se esse conteúdo atende aos critérios de término e move-o de um passo para outro. Agende o processador de projetos para que ele seja executado com a frequência que você acha que conteúdo precisa ser movido de um passo para o outro.
Se você tiver ações no projeto que são tarefas agendadas, como uma implantação de software, o processador de projetos usa um modelo para criar a tarefa. Ele cria uma nova tarefa cada vez que a ação for aplicada ao conteúdo. O modelo que ele usa para criar a tarefa agendada é especificada durante a criação do passo. Para obter mais informações sobre as opções disponíveis durante a criação dos passos, consulte Inclusão de passos em um projeto de distribuição.
A ação para um passo só é aplicável ao conteúdo uma única vez. Depois que a ação tiver sido aplicada, o conteúdo é movido para o próximo passo ou permanece no passo até que os critérios de término sejam atendidos. Se o conteúdo permanecer em um passo, o processador de projetos não reaplica as ação na próxima vez que ele for executado; ele apenas reavalia se os critérios de término foram atendidos e se o e-mail precisa ser enviado.
IMPORTANT: O conteúdo não é movido para o próximo passo no momento em que atende aos critérios de término. Isso acontece depois que ele tiver atendido aos critérios de término E o processador de projetos tiver executado uma tarefa agendada.
Os passos no projeto de distribuição precisam ser lineares. Não é possível criar ramificações ou forçar o conteúdo a ignorar passos. Se um passo estiver pausado, o conteúdo pode ser movido para o passo pausado, mas as ações para esse passo não serão aplicados ao conteúdo. O conteúdo não ignora um passo pausado.
Se não houver critérios de término definidos para um passo, a ação para esse passo será aplicada, e o conteúdo será imediatamente movido para o próximo passo. O conteúdo pode avançar por vários passos cada vez que o processador de projetos for executado.
Agende para que o processador de projetos seja executado como uma tarefa agendada. Cada vez que ele for executado, ele processará todos os projetos de distribuição que estão ativos. Para obter informações sobre como o processador de projetos lida com o conteúdo que está pausado, consulte Criação e edição de um projeto de distribuição.
Para criar uma tarefa agendada para o processador de projetos
1.No console de gerenciamento, clique em Ferramentas > Segurança e conformidade > Projetos de distribuição ou Ferramentas > Distribuição > Projetos de distribuição. Os dois caminhos abrem a ferramenta de projetos de distribuição.
2.Na barra de ferramentas dos Projetos de distribuição, clique em Criar uma tarefa > Processamento de projetos agendado.
3.Crie um nome para a tarefa e, se você quiser, selecione o proprietário dessa tarefa. O escopo usado é baseado no proprietário da tarefa.
4.À esquerda, clique na página Agendar tarefa e configure as opções para quando a tarefa for executada e para a frequência com ela é executada.
5.Clique em Salvar.
Para solucionar problemas ou testar um projeto de distribuição, você pode querer executar o processador imediatamente, processar apenas um projeto ou um passo, ou aplicar uma ação ao conteúdo mais de uma vez.
Para executar o processador de projetos sob demanda
1.Na ferramenta Projetos de distribuição, clique com o botão direito do mouse em um projeto ou um passo e selecione Processar agora.
IMPORTANT: Se você tentar processar um item e a opção Processar agora não estiver disponível, certifique-se de que o passo e os projetos estejam definidos como Executar e não estejam pausados.
2.Um aviso pergunta se você deseja Reaplicar ações mesmo se elas já tiverem sido aplicadas. Quando você reaplica ações, o processador de projetos é executado apenas para esse passo e aplica as ações a todo o conteúdo atualmente no passo, mesmo se eles já tiverem atendido aos critérios de sucesso desse passo. Escolhendo reaplicar ou não as ações, clique em OK para executar o processador de projetos.
O processador de projetos é executado para o passo ou projeto selecionado.
•Se as ações forem reaplicadas, o Carimbo de data/hora aplicado nas ações é alterado, os temporizadores de duração mínima e pós-duração são redefinidos e, se houver tarefas agendadas no projeto ou passo, eles serão criados novamente.
• Se as ações não forem reaplicadas, o conteúdo é avaliado para verificar se os critérios de término foram atendidos ou se e-mails precisam ser enviados. Apenas o conteúdo novo no passo sofrerá a aplicação das ações.
NOTE: Os e-mails associados com um passo do projeto não são considerados uma ação e podem ser enviados independentemente das ações serem ou não reaplicadas.
Projetos de distribuição, passos e conteúdo e um projeto têm um estado atribuído: executar ou pausar. O estado afeta se eles são processados ou não quando o processador de projetos for executado. Os ícones na ferramenta Projetos de distribuição têm uma sobreposição executar ou pausar para indicar o estado atual do item.
Para alterar o estado de um projeto, passo ou conteúdo, clique com o botão direito do mouse em cima dele e selecione Executar ou Pausar.
NOTE: Você pode pausar um projeto de distribuição ou um passo antes de editá-lo.
•Quando um projeto é pausado: O processador de projetos exclui o projeto. Nenhuma ação para o projeto é aplicada, nenhuma notificação é enviada, nenhum conteúdo é movido de passo para outro.
•Quando um passo é pausado: O processador de projetos não processa o conteúdo no passo. O conteúdo pode ser movido para o passo (manualmente ou avançando de um passo anterior), mas as ações não são aplicadas. O conteúdo em um passo pausado não avançam para o próximo passo mesmo se ele atender a todos os critérios de término. Se o passo for pausado depois que uma ação for aplicada, os temporizadores continuarão a ser executados mesmo durante a pausa do passo. Para esse conteúdo não sofrer a aplicação de ações, qualquer duração mínima ou outros temporizadores não iniciam até que as ações sejam aplicadas.
•Quando o conteúdo é pausado: Nenhuma ação é aplicada ao conteúdo, nenhuma notificação é enviada sobre o conteúdo, e o processador de projetos não move esse conteúdo de um passo em que ele atualmente se encontra. Se uma ação tiver sido aplicada e tiver um temporizador associado ao passo atual, o temporizador continuará a ser executado.