Exibição de status de alocação de licença
Usar a página Produtos > Alocações para controlar os custos da prestação de suporte de TI aos grupos em toda a sua organização. Alguns grupos necessitam de mais ajuda para gerenciar suas licenças de produtos do que outros. Ao estabelecer um custo de estorno para o nível de suporte prestado, você pode cobrar essa quantia para cada grupo, justificando o trabalho que você faz e controlando custos de gerenciamento de ativos ao longo do caminho.
Para configurar as alocações de licença, você primeiro precisa selecionar os grupos de computadores existentes ou definir novos como "unidades de alocação" que representam escritórios específicos, departamentos ou localidades dentro da sua organização que você deseja cobrar por suporte de TI. Em seguida, você pode alocar um número de licenças, produto por produto, para estes grupos. Licenças alocadas são simplesmente uma estimativa do número de licenças que você acha que um grupo vai precisar em uma base regular, provavelmente baseada no suporte passado fornecido. Você pode então amarrar os custos de estorno às licenças alocadas. Estes custos são uma estimativa monetária do tempo e esforço que você gasta suportando os produtos em dispositivos e eles variam de acordo com o grupo. Use estes dados para referência e relatórios.
A página de Alocações também mostra o número atual de instalações do produto em dispositivos de um grupo, o número de licenças adquiridas por um grupo, bem como excedente. Excedente ocorre quando mais produtos estão instalados em dispositivos de um grupo que o número de licenças você tenha alocado a eles. Excedente pode ser útil para ver se um grupo tem instalado um produto em excesso, exigindo tanto a aquisição de mais licenças ou um aumento no número de licenças alocadas.
Introdução
Antes que você possa ver os dados de alocação de licença na página Produtos > Alocações, faça o seguinte:
- Vá em Administração > Grupos de computadores para editar um grupo de computadores existente ou definir um novo como uma unidade de alocação. Você provavelmente vai querer o grupo para representar um escritório, departamento ou localidade específica dentro da organização. Lembre-se, quando você definir um grupo no console do SLM, está simplesmente escolhendo um nome para associar a um grupo de dispositivos existentes ou à consulta criada anteriormente na tela de rede do Endpoint Manager. Para obter mais informações, consulte Definir um grupo de computadores.
- Vá para Produtos > Monitorados para editar os produtos que estão associados com o grupo. Ao editar um produto, você pode alocar licenças e os preços unitários de estorno para cada grupo definido como uma unidade de alocação.
Exibição de status de alocação de licença
Para visualizar o status de alocações de licença dentro de um grupo de computadores
- Clique em Produtos > Alocações. Os grupos que você definiu como unidades de alocação será exibido na lista.
- Para localizar um produto ou grupo específico na lista, digite pelo menos três caracteres de nome na caixa de Pesquisa.
Os dados de alocação de licença estão listados por grupo de computadores. Expandir o nome do grupo para ver os dados do produto nas seguintes colunas:
- Versão: O número de versão do produto alocado.
- Instalado: O número de dispositivos com o produto instalado dentro de um grupo.
- Alocado: O número de licenças de produto você tem alocado a um grupo; é a sua melhor estimativa de quantas licenças um grupo precisa baseado no suporte de TI que você fornecer. O número alocado e o preço unitário de estorno determina o total de estorno.
- Excedente: O número de dispositivos com o produto instalado dentro de um grupo, menos o número alocado de licenças. Se esses números não correspondem, o excedente aparece em vermelho mostrando que um grupo tem mais instalações do que foi alocado. Neste caso, você pode precisar alocar mais licenças ao grupo, que irá aumentar o total de seu estorno.
- Licenças: O número de licenças disponíveis para uso, como adquirido por um grupo. Um grupo pode ter adquirido mais licenças do que atualmente necessita; o número alocado reflete mais de perto o verdadeiro número de licenças sendo usados.
- Preço unitário de estorno: O custo estimado de suportar uma única licença deste produto para um grupo. Este custo varia de acordo com grupo, dependendo do tipo de suporte que você fornecer.
- Total de estorno: A quantidade total de estorno para todas as licenças alocadas deste produto para um grupo.
- Fabricante: O nome do fabricante do produto.
- Tipo: O tipo de produto instalado ou o tipo de grupo de computadores, baseado em se é criado por consulta ou parâmetros do grupo de dispositivo no banco de dados de inventário.
Criar relatórios
Depois de configurar e salvar dados de alocação de licença para que ele apareça na página Produtos > Alocações, você pode exportar os dados para um arquivo CSV ou imprimir relatórios que mostram detalhes da alocação para grupos, produtos individuais ou múltiplos.
Para salvar os dados no formato de valor separado por vírgula ou como um relatório para impressão
- Clique em Produtos > Alocações.
- Para exportar dados ou imprimir relatórios a nível de grupo, selecione um grupo de computadores na lista (e todos os produtos sob esse grupo) e clique com o botão direito. Selecione Exportar os itens selecionados para CSV ou Relatório para impressão dos resultados da pesquisa.
- Para exportar dados ou imprimir relatórios a nível de produto, expandir um grupo de computadores na lista. Selecione um ou mais nomes de produtos na lista e clique com o botão direito. Selecione Exportar os itens selecionados para CSV, Relatório para impressão das alocações para o produto selecionado ou Relatório para impressão dos resultados da pesquisa .