Criar um produto de Data Analytics

Se estiver usando o Ivanti Data Analytics, você tem a habilidade de monitorar produtos baseados em regras de licença dentro do console de monitoramento de licenças de software (SLM).

Data Analytics usa regras de licenciamento para avaliar o seu software instalado e relatar quantas instalações precisam de uma licença (em contraste a outros produtos descobertos em SLM que não levam em conta as regras de licença e mostrar o número de licenças atuais instaladas nos dispositivos). Você pode ter 100 instalações de um produto, mas as regras de licença usadas pelo Data Analytics podem mostrar que são necessárias apenas 50 licenças para você ficar em conformidade.

Por exemplo, se você tem o Microsoft Office 2012 Professional e Office 2010 Professional instalado em um único dispositivo:

  • Usando regras de licença, os produtos de Data Analytics mostram 1 instalação do Office 2012 Professional e 0 instalações do Office 2010 Professional, porque a licença para o Office 2012 Professional abrange múltiplas versões desta edição do Office no mesmo dispositivo. (Note que um dispositivo com edições diferentes de um produto, tais como o Office Pro e Office Pro Plus, que exigem uma licença instalada para cada edição para ser compatível.)
  • Não usar regras de licença, os outros produtos descobertos automaticamente mostram 1 instalação do Office 2012 Professional e 1 instalação do Office 2010 Professional no mesmo dispositivo.

Aproximadamente 600 produtos do Data Analytics podem ser exibidos na página Produtos > Monitorados quando você tem o Data Analytics instalado. Estes produtos são exibidos na mesma lista como os outros produtos descobertos automaticamente, para que você possa ter um produto aparecendo como dois tipos—como um produto de Data Analytics e como o produto usual de SLM descoberto.

A coluna Instalada mostra o número de licenças instaladas um produto de Data Analytics precisa ser compatível (versus o número real de licenças instaladas em dispositivos), e a coluna Tipo identifica o produto como um tipo de Data Analytics.

NOTE: Você não pode adicionar produtos do Data Analytics a uma definição normalizada de produto.

Para criar uma definição do produto de Data Analytics
  1. Clique em Produtos e clique em uma das exibições do produto (Monitorado, Descoberto, Ignorado ou Todos).
  2. Ache o produto usando a caixa de Pesquisa ou o filtro Selecionar produtos.
  3. Selecione o produto. Na barra de ferramentas, clique em Editar. O diálogo Editar detalhes do produto abre.
  4. Em Status, selecione Monitorados ou Ignorados para listar este produto em um dos modos de exibição do produto. (Por padrão, um produto de Data Analytics é movido para a exibição Monitorado.)
  5. Clique em Detecção de instalação.
  6. Se quiser detectar produtos baseados em uma consulta do Endpoint Manager selecione Usar detecção de consulta. Clique em Navegar e selecione uma consulta que você criou na tela de rede do Endpoint Manager. Todos os dispositivos que correspondem a consulta serão retornados como tendo uma correspondência para este produto.
  7. Selecione Usar detecção de arquivo para detectar produtos baseados em arquivos instalados. Os nomes de arquivo que você adicionar aqui determinam como o produto será detectado durante a análise do inventário.
  8. Clique no botão Adicionar (+). No diálogo Adicionar arquivos, você pode selecionar um nome de arquivo existente (um que existe no banco de dados de inventário), ou você pode clicar em Definir novo arquivo e especificar o nome, número de versão e tamanho. Repita isto para cada arquivo de produto que você quer usar. Ao terminar, clique em OK.
  9. Selecione Corresponder qualquer ou Corresponder todos para especificar se um mínimo de um arquivo deve ser encontrado ou todos os arquivos devem ser encontrados.
  10. Clique Detecção de uso. Você pode adicionar arquivos que indicam o produto está sendo usado.
  11. Clique no botão Adicionar (+). No diálogo Adicionar arquivos, você pode selecionar um nome de arquivo existente (um que existe no banco de dados de inventário), ou você pode clicar em Definir novo arquivo e especificar o nome, número de versão e tamanho. Repita essas etapas para cada arquivo que quiser usar para determinar quando o produto está em uso. Ao terminar, clique em OK.
  12. Clique em Preço unitário. Se as opções podem ser editadas, selecione o método de cálculo do preço unitário:
    • Selecione Uso preço unitário automaticamente calculado se você tem múltiplas licenças para o produto com preços unitários diferentes. Se você selecionar esta opção, o preço unitário é uma média de todos os preços unitários das licenças diferentes.
    • Selecione Especificar um preço unitário se você quer usar o mesmo preço unitário para todos os cálculos. Por exemplo, se você tem duas licenças com preços unitários diferentes para o mesmo produto e você quer usar o preço mais alto para cálculos, você pode especificar que preço unitário aqui.
  13. Se você adicionar informações de produto que afetarão a licença e os cálculos de uso, como quando um produto é associado com uma licença monitorada, selecione Calcular conformidade após salvar para iniciar o cálculo novamente e manter os relatórios de conformidade atualizados.
  14. Quando todas as informações estiverem completas, clique em Salvar.

Você também pode configurar as alocações de licença ou um processo de recuperação para um produto de Data Analytics. Para obter mais informações, consulte Alocando licenças e custos de estorno para um grupo de computadores e Recuperando licenças do produto.