Criar um nome de produto normalizado
Ao revisar os dados do produto, você pode descobrir que o mesmo produto é representado por múltiplas instâncias do produto e número da versão. Você pode normalizar os produtos para que o nome do produto e número da versão sejam usados no lugar de todas as variações do produto e versão.
Por exemplo, computadores na sua organização podem ter múltiplas versões do Adobe Reader instalados. Se você não tiver interesse em acompanhar números de versões antigas separadamente, selecione todas as instâncias do Adobe Reader 7, 8 e 9 na página Produtos > Descobertos e normalizá-los como "Adobe Reader". Se você deseja controlar quantos dispositivos têm a versão X instalada, selecione todas as instâncias do Adobe Reader X (como o número da versão 10.0 e 10.1) e normalizá-los como "Adobe Reader X".
Um produto normalizado fica em exibição com um sinal de mais (+) antes do nome do produto. Clique no sinal de mais para expandir o produto e ver todas as variações incluídas.
Para criar uma definição de produto normalizado
- Clique em Produtos e em um dos modos de exibição do produto (Monitorado, Descoberto, Ignorado ou Todos os produtos instalados).
- Encontre os nomes dos produtos que você deseja combinar, usando a caixa Pesquisar.
- Selecione os nomes de produtos e depois clique em Ações > Grupo.
- Edite o nome que deseja usar como nome de produto normalizado.
- Selecione a tela onde você deseja o produto listado (Monitorado ou Ignorado).
- Clique em Salvar.
O nome selecionado aparecerá na exibição de produto que você selecionou. Um sinal de mais (+) ao lado do nome indica que é um produto normalizado. Ao expandir o nome (clique em +), você verá todos os nomes que foram agrupados naquele nome normalizado.
Para adicionar automaticamente os produtos para um produto normalizado
- Clique em Produtos e depois clique em uma das exibições de produto (Monitorado, Descoberto, Ignorado ou Todos os produtos instalados).
- Na barra de ferramentas, clique Novo > Produto normalizado. (se desejar adicionar produtos a um produto normalizado existente, selecione o produto e clique em Editar na barra de ferramentas.)
- Digite o nome que deseja usar como o nome do produto normalizado, bem como as versão e informações do fabricante.
- Selecione a tela onde você deseja o produto listado (Monitorado ou Ignorado).
- Clique em Regras dinâmicas.
- Digite uma regra na caixa. Use um asterisco (*) como curinga.
- Para adicionar outra regra, clique o Adiciona botão de [+] e bata outra regra.
- Quando todas as regras forem adicionadas, clique em Salvar.
Os nomes de produtos no banco de dados que correspondem às regras estão listados na caixa Produtos correspondentes. Enquanto novos dados de inventário são adicionados e outros nomes de produtos são adicionados ao banco de dados, esses nomes serão incluídos automaticamente no produto normalizado.
NOTE: Com alguns produtos normalizados você pode especificar um único nome de fabricante na página de Definição do diálogo de detalhes do produto. Entretanto, outros nomes normalizados incluem produtos com diferentes variações do nome do fabricante. Se este for o caso, use uma string parcial com um parcial de partida com um coringa para que todas as variações sejam incluídas. Por exemplo, digite Adobe* na caixa do fabricante para incluir todas as variações do "Adobe Systems" como fabricante.
Você também pode configurar as alocações de licença ou um processo de recuperação para um produto normalizado. Para obter mais informações, consulte Alocando licenças e custos de estorno para um grupo de computadores e Recuperando licenças do produto.
Excluir um produto normalizado
Você pode excluir um produto normalizado selecionando-o e pressionando a tecla Excluir. Se você fizer isso, os produtos individuais que estavam agrupados voltarão para a lista de produtos como produtos individuais.
Se você apagar um produto normalizado, qualquer licença associada com aquele produto não será mais associada com ele, e relatórios de conformidade não irão mais mostrar o produto normalizado como licença de consumo. Quando isso acontece, você deve editar as licenças e revisar as associações dos produtos para cada licença.