Use uma consulta para definir quando um produto está instalado
Em análises de inventário, a maioria dos produtos são detectados com arquivos executáveis que indicam um produto foi instalado ou está sendo usado. Em alguns casos você pode detectar que um produto está sendo usado em um dispositivo procurando por outros dados do inventário.
Para fazer isto, cria uma consulta na tela de rede do Endpoint Manager que é baseada nos dados do inventário. Você então pode referir-se a consulta como o item usado para detecção de instalação quando você cria um produto personalizado.
Por exemplo, se um produto é licenciado com uma chave dongle que deve ser conectado a um dispositivo para usar o produto, você pode criar uma consulta que identifica o dongle como um item de inventário de hardware. Quando um dispositivo tem o dongle conectado, o analisador de inventário identifica o dongle. Esses dados correspondem ao produto pelo console de monitoramento de licença de software (SLM) ao associar essa consulta com o produto. Em cálculos de SLM, a existência do dongle indica quando o produto está sendo usado.
Outro exemplo é quando você tem uma fonte instalada que está licenciada por dispositivo. Você pode criar uma consulta com o nome da fonte e versão associe esta a consulta com a definição de produto para a fonte. O analisador de inventário encontrará todos os uso da fonte e que os dados serão relatados ao console do SLM.
IMPORTANT: Qualquer consulta que você criar para a identificação de produto deve conter Computador.ID como um dos componentes de consulta; se não estiver incluído, nenhum dos dados para a consulta serão retornados. Adicione o componente a sua consulta e selecione-o como um das colunas exibir.
Para usar uma consulta para detecção de instalação de produto
- Abra a tela de rede no console do Endpoint Manager e Clique com o botão direito em Minhas consultas. Selecionar Nova consulta. Defina a consulta com itens que identificam o produto que você deseja monitorar e inclua Computador.ID como um componente. Salve a consulta.
- Clique em Ferramentas > Relatórios/Monitoramento > Monitoramento de licenças de softwares para abrir o console de SLM (Monitoramento de licenças de software).
- Clique em Produtos > Monitorados. Na barra de ferramentas, clique Novo > Produto personalizado.
- Insira o nome de produto, versão, e nome de fabricante.
- Clique em Detecção da instalação e selecione Usar detecção de consulta.
- Clique em Procurar. Em Minhas consultas, ache a consulta que você criou. Selecione e clique em OK.
- Adicione quaisquer outros dados do produto nas páginas de Detecção de uso, Preço unitário, Alocações e Recuperação. Quando todas as informações estiverem completas, clique em Salvar.