Distribuição de software para dispositivos Linux
Após ter distribuído os agentes Linux, você pode distribuir software para os dispositivos Linux. A distribuição de agentes Linux inicial usa uma conexão SSH. Uma vez instalados os agentes, o servidor núcleo usa o agente Ivanti padrão para comunicar com o servidor Linux e transferir arquivos. Para distribuir software em um dispositivo Linux, é necessário ter privilégios de administrador.
Só é possível distribuir RPMs para dispositivos Linux. Os agentes Linux instalarão automaticamente cada RPM distribuído. O RPM em si não é armazenado no servidor após a instalação. Você pode instalar e desinstalar o RPM que especificar usando a distribuição de software. Você só pode usar métodos de entrega por envio com a distribuição de software Linux. Para a distribuição de software Linux, as configurações no método de entrega por envio são ignoradas; portanto não importa qual método de entrega por envio foi selecionado ou quais são as configurações escolhidas.
A distribuição segue este processo:
- O servidor núcleo conecta-se ao dispositivo Linux através do agente Ivanti padrão
- O dispositivo faz o download do pacote
- O dispositivo executa um script de shell que usa comandos RPM para instalar o pacote RPM.
- O dispositivo envia o status de volta ao servidor núcleo.
É possível armazenar RPMs Linux em compartilhamentos HTTP. A distribuição de software Linux não suporta os compartilhamentos de arquivo UNC. Para compartilhamentos HTTP, certifique-se de que ativou a pesquisa no diretório para o compartilhamento. Se desejar usar um compartilhamento HTTP em um dispositivo Windows que não seja o núcleo, será necessário configurar o IIS com o tipo MIME correto para arquivos RPM. Caso contrário, o tipo MIME padrão usado pelo IIS fará com que o RPM falhe ao fazer o download do arquivo.
Para configurar o tipo MIME RPM em dispositivos Windows
- No Painel de controle do Windows, abra o Gerenciador de serviços de Internet.
- Navegue para a pasta que contém seus arquivos de distribuição. No menu de atalho desse folder, clique em Propriedades.
- Na guia Cabeçalhos HTTP, clique no botão Tipos de arquivo.
- Clique em Novo tipo.
- Para a Extensão associada , digite rpm. Observe que rpm deve ser digitado em minúsculas.
- Para o Tipo de conteúdo, digite texto/simples.
- Clique em OK para sair das caixas de diálogo.
Após armazenar os arquivos no compartilhamento de pacote, crie um novo pacote de distribuição Linux na janela Distribuição de pacotes, associe-o ao método de entrega que desejar e agende a entrega.
Dependências do software Linux
Ao clicar em Salvar na caixa de diálogo Distribuição de propriedades do pacote de um pacote Linux, a distribuição do software analisa o RPM primário e os RPMs dependentes selecionados para as dependências requeridas pelos RPMs. Essas dependências aparecem na caixa de diálogo Bibliotecas ausentes. A seleção de uma dependência nessa caixa de diálogo faz com que a distribuição de software não o avise novamente sobre a mesma. Você pode checar as dependências que tem certeza estarem instaladas nos dispositivos gerenciados. Essa caixa de diálogo serve somente como informação. Se estiver faltando uma dependência em um dispositivo alvo e você não a incluiu como pacote dependente, o RPM provavelmente não irá instalar com êxito.