Uso de pacotes de distribuição MSI
Endpoint Manager oferece suporte à instalação de MSI com relatório integral de status e reconhecimento de pacotes MSI. Pacotes do tipo MSI são o método preferencial de distribuição de software no Endpoint Manager. Compreender os parâmetros MSI ajudará a configurar os respectivos pacotes.
Usando os parâmetros de linha de comando MSI com a distribuição de software
Ao instalar um pacote de distribuição MSI, o Endpoint Manager solicita as chamadas MSI API. A instalação do MSI usa dois tipos diferentes de parâmetros de linha de comando:
- Parâmetros opcionais
- Parâmetros de referência de propriedades
Parâmetros opcionais
Os parâmetros de opção são switches usados pela ferramenta de instalação da Microsoft, Msiexec.exe. Por exemplo, o switch /q switch, é um switch comum para o Msiexec que silencia uma instalação autônoma.
Na caixa de diálogo Propriedades do pacotes de distribuição, os parâmetros de opção MSI podem ser inseridos no campo Linha de comando da página Opções de Instalação/Desinstalação. Clique no botão de marca de verificação próxima do campo para validar a linha de comando. Mais informações sobre as opções Msiexec podem ser encontradas em: https://support.microsoft.com/en-us/kb/227091.
Parâmetros de referência de propriedades
As referências de propriedade, também conhecidas como propriedades públicas, são específicas ao arquivo MSI. Os parâmetros são passados para os APIs de instalação do MSI diretamente. Eles podem ser usados no campo Linha de comando, nas Opções de Instalação/Desinstalação de um pacote de distribuição MSI.
A sintaxe das referências de propriedade é PROPERTY=VALUE. Uma referência de propriedade comum é a propriedade Transforms. Esta é a propriedade que chama um arquivo .mst (transform). Para obter mais informações sobre os parâmetros de referência de propriedade, consulte: https://support.microsoft.com/en-us/kb/230781.
As informações nas propriedades públicas do aplicativo podem ser obtidas na documentação da instalação de software, no site oficial do aplicativo ou entrando em contato diretamente com o fornecedor.
Executando silenciosamente um MSI
No Endpoint Manager, a execução silenciosa do MSI é tratada automaticamente na sessão Opções de instalação/desinstalação do pacote de distribuição. Para executar silenciosamente o MSI, vá para a página Opções de instalação/remoção para o pacote de distribuição desejado e clique em Modo silencioso, sem interação do usuário.
Automatizando uma instalação MSI
Para muitos MSI, o silenciamento dele também automatiza a instalação. Em tais casos, tudo o que você precisa fazer para automatizar uma instalação MSI é selecionar Modo silencioso, sem interação do usuário no pacote de distribuição.
Às vezes, uma referência de propriedade é necessária para concluir a instalação. Em tais casos, o instalador do MSI solicitará um valor. Durante a instalação automática, tal solicitação não ocorrerá. A instalação MSI falhará com o erro padrão MSI 1603, Erro fatal durante a instalação. As propriedades públicas solicitadas devem ser atribuídas a um valor no campo Linha de comando do pacote de distribuição.
Usando um arquivo transform com uma instalação MSI
Os arquivos de resposta para os MSIs são chamados de arquivos transform e possuem a extensão .mst. Nem todas as instalações MSI precisam de um arquivo transform. Contudo, um arquivo transform pode ser usado se houver muitas referências de propriedades que precisam que seus valores sejam alterados ou atribuídos. Se suportado pelo aplicativo, um arquivo de resposta pode ser criado para transmitir todos os parâmetros de referência de propriedade. O Endpoint Manager 2018.3 adicionou um gerador de arquivos de transformação. Para mais informações, consulte Gerador de transformação de MSI.
Se um arquivo transform é solicitado, mas não fornecido durante a instalação, ocorrerá o erro 1603, Erro durante a instalação. Normalmente, o fornecedor do software terá as informações necessárias ou uma ferramenta para criar um arquivo transform para seu MSI específico.
Tratando de reinicializações com uma instalação MSI
Endpoint Manager trata as reinicializações MSI usando a página Configurações do agente nas propriedades da tarefa agendada. Ivanti passará automaticamente os parâmetros REBOOT=REALLYSUPPRESS e /NORESTART quando Nunca reinicializar estiver selecionado no método de entrega.
A opção Sempre reinicializar passa o parâmetro /FORCESTART.
Reinicialize somente se necessário permite que o MSI cuide da reinicialização. Se a opção de comentário for ativada, o usuário poderá ser solicitado a respeito de quando reinicializar. É importante saber quais ações personalizadas têm suporte do MSI. O Endpoint Manager não pode evitar uma reinicialização iniciada por uma ação personalizada.
Lista de verificação MSI
Se uma distribuição envolve um MSI, siga a seguinte lista de verificação.
- Eu possuo a versão correta dos arquivos de instalação, incluindo o MSI e todos os arquivos adicionais para uma distribuição de licença de voluma.
- Eu possuo as informações do fornecedor do software sobre como automatizar e silenciar a instalação e configuração do software e sobre como tratar as reinicializações.
- Eu sei quais parâmetros de propriedade pública devo passar ao MSI.
- Eu sei se este MSI precisa de um arquivo transform para instalar e por isso, criei um.