Uso do multicast de auto-organização com a distribuição de software

A tecnologia multicast de auto-organização da Ivanti permite distribuir grandes pacotes a muitos usuários em toda a rede com um mínimo de tráfego da rede. Os recursos de multicast de auto-organização não requerem infraestrutura adicional de hardware ou software nem reconfigurações de roteadores para o multicast de pacotes. Você tem todos os benefícios extraordinários da tecnologia de multicast sem nenhuma de suas tradicionais dores de cabeça.

O multicast de auto-organização é desenvolvida para funcionar com os pacotes de distribuição de software já existentes. Ao usar o multicast de auto-organização, você poderá distribuir softwares facilmente, mesmo em ambientes WAN com vários saltos e velocidade de conexão baixa. O multicast de auto-organização usa HTTP para entrega de um site a um representante de sub-rede voluntário. O analisador de inventário da Endpoint Manager fornece todas as informações de sub-rede ao serviço de multicast.

Quando comparada a métodos convencionais de distribuição de software, o multicast de auto-organização reduz significativamente o tempo e a largura de banda necessários para distribuir pacotes de software. Em vez de enviar um pacote pela rede para cada dispositivo, apenas uma transferência é realizada para cada sub-rede. A economia em largura de banda aumenta à medida que o número de dispositivos em cada sub-rede aumenta.

Ivanti® Endpoint Manager suporta multicast para distribuições Windows e Macintosh OS X. Além disso, você pode fazer multicast de imagens de provisionamento do SO.

Aqui está o fluxo de trabalho de multicast de auto-organização:

  1. A tarefa usando multicast começa e dispositivos alvo procura uma sessão multicast existente para essa tarefa em sua sub-rede. Se não houver um, um dispositivo oferece para ser o representante de domínio de multicast para essa tarefa. O representante em cada sub-rede começa a fazer o download.
  2. Outros dispositivos recebem a tarefa, percebe que há uma sessão de multicast existente para essa tarefa e espera pelo atraso de início de sessão do representante de domínio de multicast a passar (o padrão é um minuto). Os representantes de domínio de multicast começa multicast para suas sub-redes.
  3. Dispositivos que recebem a tarefa após a sessão de multicast iniciou juntar o multicast e começar o cache de dados de multicast. No final do multicast eles pedem seus pares para as partes que perderam.
Para habilitar o multicast na configuração de Distribuição e agente Patch
  1. Clique em Ferramentas > Segurança e conformidade > Configurações de agente.
  2. Na árvore sob Configurações de agente, clique com o botão direito na Distribuição e Patch e clique em Novo, clique duas vezes na configuração de Distribuição e agente Patch.
  3. Na página de Configurações de rede, selecione Usar multicast. Se necessário altere o Atraso. Este é o tempo que o dispositivo que se ofereceu para ser um representante de domínio de multicast para uma tarefa irá esperar antes de multicast o trabalho de distribuição de pares em sua sub-rede.
  4. Salve as alterações.
  5. Dispositivos já usando a configuração do agente de distribuição que você modificou receberá as alterações na próxima vez que executar o analisador de vulnerabilidade, geralmente dentro de 24 horas.

    Você também pode criar uma nova configuração do agente de distribuição e associá-lo com tarefas que você deseja, substituindo temporariamente a configuração de distribuição padrão do dispositivo. Fazer isso da página de tarefa de Configurações de agente.

Copiando os arquivos para a pasta de cache de distribuição local

Você tem a opção de copiar um ou mais arquivos para a pasta de cache de distribuição local. Isto não instala o arquivo nem executa nenhuma ação com ele. Isto pode ser útil quando você sabe que os usuários precisarão instalar um pacote em breve e você não quer que eles tenham que esperar o download.

Para copiar os arquivos para a pasta de cache de distribuição local
  1. Clique com o botão direito no pacote que você deseja copiado e clique em Criar tarefa agendada.
  2. Na janela de tarefa agendada, clique com o botão direito a tarefa que você criou e clique em Propriedades.
  3. Na página Configurações da tarefa na seção de Opções de Download, clique em Pré-cache (download para uma tarefa futura ou ação iniciada pelo portal).
  4. Complete o agendamento da tarefa.