Ajuda de distribuição de software
Uso da caixa de diálogo Pacote de distribuição
A caixa de diálogo Pacote de distribuição (Ferramentas > Distribuição > Pacote de distribuição) armazena informações no banco de dados, que descrevem o pacote que você deseja distribuir. Os dados contêm as configurações necessárias para se instalar um pacote de software específico, por exemplo, o nome do pacote, quaisquer dependências ou pré-requisitos, opções de instalação etc. Após criadas, tais informações constituem o que chamamos de "pacote de distribuição".
Antes de utilizar esta caixa de diálogo, coloque o pacote no seu servidor de distribuição. Você precisará navegar até o pacote e fornecer informações sobre quaisquer arquivos adicionais ou pré-requisitos do pacote. Uma vez criado o pacote de distribuição, você pode associá-lo a um método de entrega (Ferramentas > Distribuição > Métodos de entrega) para distribuí-lo a dispositivos.
Sobre a página Informações do pacote
Use esta página para digitar o nome do pacote e o arquivo primário do seu pacote. Se seu pacote contiver um único arquivo, adicione-o aqui. Se seu pacote contiver vários arquivos, adicione o arquivo principal do seu pacote, por exemplo, o arquivo que inicia a instalação. Você pode adicionar arquivos de suporte adicionais na página Arquivos adicionais.
Para usar o localizador de arquivos, digite o caminho de um arquivo ou de um compartilhamento da Web na caixa próxima ao botão Ir. Ao clicar em Ir, o destino especificado na caixa Arquivo principal é exibido. Continue a navegar a partir daí. Ao encontrar o arquivo, clique duas vezes no arquivo para especificá-lo como o arquivo principal. Isto adiciona o nome do arquivo ao caminho do pacote próximo ao botão Ir.
- Nome: O nome que for digitado aqui aparece nas árvores e caixas de diálogos de Pacotes de distribuição e Métodos de entrega. Use um nome descritivo, mas não muito longo, já que você terá de rolar a tela para poder ver descrições longas.
- Descrição para mostrar ao usuários finais no download: A descrição que for digitada aqui aparece nas janelas Pacotes de distribuição e Métodos de entrega e no Portal de distribuição de software.
- Arquivo principal: O arquivo principal no pacote.
- Ir: Inicia a pesquisa no caminho digitado próximo ao botão Ir.
- Para cima: Vai para o nível de pastas acima do nível atual onde você está pesquisando.
- Substituir retenção de cache: substitui o tempo padrão de retenção do cache do cliente para um pacote. O tempo padrão de retenção é definido na página de Download das configurações do agente de conectividade do cliente, e sua predefinição é sete dias. Se você quiser que um pacote permaneça no cache por um período de tempo diferente, pode usar essa opção para substituir a predefinição. Por exemplo, isso pode ser útil se você quiser que uma atualização grande e vastamente implantada permaneça no cache do cliente por um período de tempo mais longo. Se o pacote fizer parte de um lote, será usada a configuração de retenção mais longa entre os pacotes do lote.
Usando variáveis de ambiente
Não há suporte, no Endpoint Manager, para a colocação da variável do ambiente diretamente no caminho do pacote, embora a expansão ainda funcione com scripts personalizados previamente criados. Para oferecer suporte às variáveis de ambiente da nova arquitetura da SWD, o valor do registro "PreferredPackageServer" deve ser configurado de acordo com a variável de ambiente a ser utilizada. Esta variável de ambiente será então expandida para definir o servidor de onde o pacote deve ser recuperado.
Sobre a página Opções de instalação/desinstalação
Use essa página para especificar o tipo de pacote. Você tem várias opções, dependendo do pacote que estiver distribuindo. Nem todos os tipos de pacotes têm essas opções.
- Instalar: Especifica que você deseja usar um pacote de instalação para instalar o software.
- Desinstalar: Especifica que você deseja usar um pacote de instalação para remover o software. Quando esse sinalizador for definido, o script removerá tudo o que tiver sido instalado com o script de instalação.
- Linha de comandos: (Não está disponível para pacotes SWD, Macintosh, ou Linux) A linha de comandos que você deseja que passada para o arquivo principal especificado. A distribuição de software adiciona automaticamente os parâmetros básicos para o tipo de pacote que estiver sendo distribuindo.
Opções de instalação/desinstalação do MSI
Os pacotes de distribuição MSI têm opções adicionais de instalação/desinstalação quando você seleciona Usar o Instalador do Windows para instalar e controlar a instalação (MSIexec).
- Opções de tela:
- Modo silencioso, sem interação do usuário: Executa a instalação sem notificação no dispositivo gerenciado (instalação silenciosa).
- Modo não assistido, barra de andamento apenas: Mostra apenas uma barra de andamento durante a instalação sem cancelamento ou opções de adiamento.
• Configura o nível de interface do usuário:
- Sem interface de usuário: Executa uma instalação silenciosa completamente.
- Interface de usuário básica: Exibe uma janela de tamanho inteiro com uma barra de andamento e um botão Cancelar. Aparece uma caixa de mensagem no fim da instalação. Se você cancelar a instalação, não será exibida uma caixa de mensagem.
- Interface de usuário reduzida: Mostra uma caixa de mensagem no fim da instalação.
- UI completa: Exibe uma janela de tamanho inteiro com uma barra de andamento e um botão Cancelar. Aparece uma caixa de mensagem no fim da instalação.
- Opções de reinício:
- Não reinicie após a instalação terminar: Não executa uma reinicialização mesmo se uma instalação tiver sido programado para isso.
- Avisar o usuário para reiniciar se necessário: Avisa o usuário para reinicializar se o arquivo de instalação exigir.
- Sempre reiniciar o computador após a instalação: Executa uma reinicialização após a instalação terminar.
- Nome do arquivo de log: Especifica o local e o nome do arquivo para armazenar um arquivo de log do Instalador do Windows com base nos resultados da instalação após a conclusão.
- Opções de log: Habilita a criação do arquivo de log após o local ter sido especificado.
- Inserir uma linha de comando ou selecionar as opções acima e editar linha de comando para pacote MSI: (Não está disponível para pacotes SWD) Mostra a linha de comando que será passada para o arquivo primário especificado. A distribuição de software adiciona automaticamente os parâmetros básicos aqui para mudar os comportamentos padrão. Os campos da linha de comando podem também acessar valores de inventário usando macros do banco de dados. Especifique o item de inventário encapsulado no símbolo. Por exemplo:
%Nome_Dispositivo.Computer%
Mostra o nome do dispositivo com o sublinhado usado no lugar do espaço e o computador no topo da árvore do inventário.
Opções de instalação/desinstalação de MSIX
Os pacotes de distribuição MSIX têm opções adicionais de instalação/desinstalação.
-
Forçar o encerramento de todos os processos ativos associados a este pacote: apenas na instalação, encerra processos associados ao pacote. As APIs da Microsoft determinarão quais processos serão encerrados.
-
Força o encerramento de todos os processos ativos associados a este pacote ou suas dependências: apenas na instalação, encerra processos associados ao pacote e suas dependências. As APIs da Microsoft determinarão quais processos serão encerrados.
-
Opções de usuário: especifica se o pacote será instalado para o usuário atual ou todos os usuários. A escolha feita aqui precisa corresponder à sua configuração na página Contas nessa caixa de diálogo.
-
Usuário atual: se quer instalar como o usuário atual, faça a mesma seleção na página de configuração Contas. Na página Contas, você pode especificar a Conta do usuário atual ou Executar como um usuário especificado e fornecer as credenciais. Clicar no hiperlink Contas o levará até lá.
-
Todos os usuários: se quiser instalar para todos os usuários, use a opção LocalSystem na página Contas; ou use Executar como um usuário especificado e insira as credenciais de um usuário com direitos administrativos.
-
Sobre a página Opções do PowerShell (2021.1 SU2 e posteriores)
Use essa página para selecionar qual edição do PowerShell os dispositivos devem usar. Os dispositivos podem Autodetectar a edição do PowerShell, usar PowerShell Core ou usar Windows PowerShell. Você também tem a opção de Exigir que os scripts do PowerShell sejam assinados. O padrão é deixar os scripts não assinados.
Sobre a página Segurança do PowerShell (2021.1 SU1 e anteriores)
Use essa página para selecionar se deseja solicitar que os scripts do PowerShell sejam assinados. O padrão é deixar os scripts não assinados.
Sobre a página Opções de arquitetura
As opções nesta página são aplicáveis à pacotes que usem arquivos de scripts ou lotes. Os pacotes rodam em modo 32 bits se você escolher a opção Não aplicável (padrão) ou a opção 32 bits, o que significa o seguinte:
- Se um aplicativo 32 bits acessar os valores de registro em HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE, estará, na verdade, acessando os valores em HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Wow6432Node.
- Se um aplicativo de 32 bits executar um programa localizado em c:\windows\system32, estará, de fato, executando uma versão de 32 bits do aplicativo do C:\Windows\SysWOW64. O que inclui: cmd.exe, cscript.exe, wscript.exe e outros.
Se você selecionar 64 bits, os scripts e arquivos em lote vão:
- Ler e gravar em HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE em vez de HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Wow6432Node
- Eles executarão aplicativos de 64 bits do System32 em vez de aplicativos de 32 bits (em c:\windows\SysWOW64)
Se você selecionar Arquitetura do sistema, o modo se adequará ao sistema operacional.
Para obter mais informações da Microsoft sobre a execução de aplicativos de 32 bits em ambiente de 64 bits, consulte esta página do MSDN:
Sobre a página Arquivos adicionais
Se seu pacote contiver vários arquivos, adicione-os nesta página. Para usar o localizador de arquivos, digite um caminho de arquivo ou de compartilhamento da Web na caixa próxima ao botão Ir. Ao clicar em Ir, o destino especificado na caixa Arquivos disponíveis é exibido. Continue a navegar a partir daí. Selecione os arquivos na caixa Arquivos disponíveis e clique em >> para adicioná-los à lista Arquivos adicionais. Isto adicionará os arquivos ao pacote.
NOTE: Os pacotes de distribuição para Mac contendo vários arquivos não preservam a hierarquia de diretórios. Todos os arquivos do pacote serão baixados para o mesmo diretório sdcache.
- Detecção automática: Esta opção está disponível para pacotes MSI. Ela analisa o arquivo MSI principal à procura de referências a arquivos externos e automaticamente adiciona esses arquivos.
- Setas: Estas setas adicionam ou removem os arquivos selecionados da lista Arquivos adicionais.
- Botão Ir: Inicia a pesquisa no caminho digitado próximo ao botão Ir.
- Botão Para cima: Vai para o nível de pastas acima do nível atual onde você está pesquisando.
Usando a página Pacotes dependentes
Pacotes dependentes são aqueles que já devem se encontrar no dispositivo para que o pacote que você está configurando possa ser instalado. Se eles não se encontrarem no dispositivo, os pacotes dependentes serão instalados automaticamente. Pacotes MSI e SWD são detectados automaticamente através das chaves do registro apropriadas no dispositivo. Para os outros tipos de pacote, o método de detecção do pacote depende do que você selecionar na página Detecção.
Se você adicionar um pacote existente com uma dependência como pacote dependente para o pacote que estiver criando, essa dependência também será adicionada ao novo pacote.
- Pacotes disponíveis: contém os pacotes públicos que você criou usando a janela Pacotes de distribuição. Somente pacotes públicos podem ser dependentes. Selecione os pacotes que deseja configurar como dependentes e clique em >>.
- Pacotes dependentes: Lista os pacotes que você especificou como dependentes.
- Setas: Estas setas adicionam ou removem os arquivos selecionados da lista Arquivos adicionais.
- Botões Para cima e Para baixo: Os pacotes dependentes são aplicados para aparecerem na lista Pacotes dependentes. Use os botões Para cima e Para baixo para mudar a ordem do pacote dependente.
Dependências do software Linux
Ao clicar em Salvar na caixa de diálogo Distribuição de propriedades do pacote de um pacote Linux, a distribuição do software analisa o RPM primário e os RPMs dependentes selecionados para as dependências requeridas pelos RPMs. Essas dependências aparecem na caixa de diálogo Bibliotecas ausentes. A seleção de uma dependência nessa caixa de diálogo faz com que a distribuição de software não o avise novamente sobre a mesma. Você pode checar as dependências que tem certeza estarem instaladas nos dispositivos gerenciados. Essa caixa de diálogo serve somente como informação. Se estiver faltando uma dependência em um dispositivo alvo e você não a incluiu como pacote dependente, o RPM provavelmente não irá instalar com êxito.
Usando a página Pré-requisitos
A página Pré-requisitos lhe permite especificar os pré-requisitos para a instalação do pacote. Você pode fazer isto através de uma consulta ou através de um programa/arquivo adicional que é executado nos dispositivos, e que retorna um código de nível de erro. Um código diferente de zero não permitirá que o pacote seja instalado.
Os pré-requisitos são executados nos dispositivos na lista de alvos. Se um dispositivo na lista de alvos não tem o pré-requisito, o pacote não é instalado nele. Os detalhes da falha estão no log da tarefa de distribuição.
Pré-requisitos são especificamente úteis em organizações onde uma pessoa cria pacotes e outra pessoa é responsável por distribuí-los. O distribuidor pode não saber sobre os requisitos de sistema do pacote, que são de conhecimento do criador do pacote. Em casos como este, o criador do pacote pode criar uma consulta que inclua os requisitos do pacote, como o sistema operacional ou a quantidade de memória.
Para a opção de arquivos adicionais, é possível selecionar um arquivo que esteja na lista de arquivos adicionais do pacote. Você então poderá especificar uma linha de comandos na qual você deseja que o arquivo seja executado.
- Escolha uma consulta: Escolha uma consulta existente para filtrar os dispositivos alvo. Clique também em Criar consulta para criar uma nova consulta.
- Executar o arquivo adicional: Se desejar executar um arquivo nos dispositivos, marque esta opção.
- Escolher um arquivo adicional: Digite o arquivo a ser executado nos dispositivos. Este arquivo é executado antes de quaisquer outros arquivos de pacotes.
- Linha de comandos: Se o arquivo que você especificar precisar de uma linha de comandos, digite-a aqui.
Uso da página Detecção
Use a página Detecção para configurar o modo como as distribuições detectam se um pacote já foi distribuído. A página Detecção está disponível apenas para pacotes executáveis e pacotes de Aplicativo virtualizado. Se forem satisfeitos um ou mais critérios, o pacote é impedido de ser instalado.
Os seguintes métodos de detecção podem ser usados:
- Detectar por: Determina se um pacote já está instalado, por atender a um destes critérios:
- O arquivo existe
- Versão do arquivo
- Tamanho do arquivo e/ou soma de comprovação:
- Data do arquivo
- A chave do registro existe
- A chave do registro existe
- Comparando o valor do registro
- Caminho do arquivo: Especifica o local e o nome do item a detectar.
- Procurar o arquivo recursivamente: Pesquisa em cascata pelos subdiretórios a partir do diretório especificado no campo Caminho do arquivo.
Múltiplos critérios podem ser adicionados especificando-se os critérios e clicando no botão Adicionar.
Os pacotes MSI e SWD distribuem GUIDs com suas instalações. Eles são usados para detectar se um pacote já está instalado. A opção de detecção não está disponível nesses tipos de pacote.
Usando a página de Contas
Use a página de Contas para selecionar o tipo de conta de usuário para usar na distribuição do pacote.
- Conta LocalSystem: A conta do dispositivo.
- Conta atual do usuário: A conta do usuário atual. Um usuário deve estar conectado no dispositivo ou a tarefa de distribuição do pacote falhará.
- Executar como usuário especificado: A conta de um usuário que você especificar. Você deve fornecer um Domínio\nome de usuário e Senha para o usuário que você quer usar.
Usando a página Configurações de tempo limite (2022 SU1 e posteriores )
Use a página Configurações do tempo limite para definir um limite de tempo para a instalação.
- Habilite o limite de tempo de instalação do pacote: Quando selecionado, o número de horas que você quer que a instalação dure. Se o pacote não for instalado até que o tempo limite seja atingido, o trabalho será considerado malsucedido.
Usando a página Associação de desinstalação
Use a página Associação de remoção para associar a remoção de um pacote a diretiva de distribuição de software de um pacote. Isso desinstalará automaticamente o software do cliente quando a máquina ou o usuário for removido da lista de alvo ou consulta. NOTA: A desinstalação de pacotes são usadas somente com a distribuição com base nas diretivas.
- Tipo: Selecione o tipo de pacote que deseja usar para desinstalar o pacote. A lista de pacotes de distribuição disponíveis mostrará somente os pacotes do tipo especificado por você.
- Atual: O pacote selecionado atualmente.
Uso da página Atribuir códigos de retorno
Use a página Atribuir códigos de retorno para configurar mensagens de status do pacote de distribuição que aparecem no console dependendo se uma tarefa de distribuição funcionar ou não.
A página Atribuir códigos de retorno contém as seguintes opções:
- Informações do pacote: Contém um resumo de propriedades para o pacote de distribuição.
- Nome do pacote: Mostra o nome do pacote de distribuição.
- Tipo de pacote: Mostra o tipo de pacote (MSI, EXE, BAT etc.).
- Modelo designado: Mostra o modelo de código de retorno que foi associado ao pacote de distribuição.
- Informações de modelo do código de retorno: Mostra o nome, descrição e data de modificação para todos os modelos disponíveis. Para associar um modelo específico a um pacote de distribuição clique no modelo e clique no botão Atribuir.
- Modificação: Modifica o modelo e abre a janela Mapeamentos de código de retorno de pacote.
- Atribuir: Associa o modelo selecionado atualmente ao pacote de distribuição.
Uso do Gerenciador de modelo de código de retorno
Use o Gerenciador de modelo de código de retorno para adicionar, modificar, excluir, importar e exportar modelos de código de retorno. Você pode mostrar esta caixa de diálogo da ferramenta Pacotes de distribuição clicando no botão Gerenciador de modelo de código de retorno da barra de ferramenta. A caixa de diálogo Gerenciador de modelo de código de retorno contém as seguintes opções:
- Informações de modelo do código de retorno: Relaciona todos os modelos existentes por nome, descrição, tipo e data de modificação.
- Tipo de filtro de modelo: Filtra a lista de modelos para mostrar Todos, MSI ou Outro.
- Nome do modelo: Mostra o nome a ser atribuído ao novo modelo.
- Descrição do modelo: Mostra o nome a ser atribuído ao novo modelo.
- Tipo de filtro de modelo: Mostra o grupo a ser atribuído ao novo modelo para opções de filtragem. Escolhe entre MSI ou Outro.
- Adicionar: Abre a janela Novo modelo de mapeamento de código de retorno.
- Modificação: Abra a janela Mapeamentos de código de retorno de pacote para habilitar um usuário a modificar o modelo selecionado.
- Excluir: remove o modelo selecionado.
- Importar: Permite importar um modelo de um local designado (formato .xml).
- Exportar: Permite exportar um modelo de um local designado (formato .xml).
Uso da caixa de diálogo Mapeamentos de código de retorno de pacote
A janela Mapeamento do código de retorno de pacote contém as seguintes opções:
- Informações de modelo do código de retorno: Contém as propriedades gerais do modelo.
- Nome do modelo: Mostra o nome do modelo que foi atribuído no Gerenciador de modelo de código de retorno.
- Descrição do modelo: Mostra a descrição do modelo que foi atribuído no Gerenciador de modelo de código de retorno.
- Comportamento padrão:
- Estado: Atribui um estado de êxito ou falha.
- Mensagem: Insere uma mensagem personalizada que será mostrada se o pacote enviar o código de retorno selecionado.
- Mapeamentos de código de retorno: Atribui novos códigos de retorno ou remove os existentes usando os botões Adicionar ou Excluir (lado direito). Os códigos de retorno adicionados desta forma serão criados em ordem numérica.
- Editar mapeamentos de código de retorno: Insere os números dos códigos de retorno a serem criados. Clique no botão Aplicar após fazer adições e modificações nesta seção.
- Único: Permite a atribuição de um número de código de retorno único que pode então ser atribuído a um estado e uma mensagem personalizada.
- Faixa: Permite a atribuição de uma faixa de números de código de retorno que podem então ser atribuída a um estado e uma mensagem personalizada.
- Mensagem: Mostra a mensagem personalizada quando o pacote envia o código de retorno.
- Estado: Configura o código de retorno para indicar êxito ou falha.
Usando a página de opções do pacote de SWD
Use essa página para definir o que ocorrerá quando um pacote de SWD já estiver instalado em um dispositivo. Se tiver aplicativos que não respondem a um reparo de pacote normal, a opção de reinstalação completa poderá funcionar melhor. O reparo tende a levar menos tempo do que uma reinstalação completa.
Quando se cria um pacote de SWD, é possível criá-lo com ou sem a interface de instalação de pacotes que os usuários veem. Se o pacote tem uma interface, você pode escolher entre exibir a caixa de diálogo de status da instalação do pacote por cima dos aplicativos existentes, ou se o pano de fundo da instalação que cobre a área de trabalho deve ser exibido em azul sólido enquanto o pacote é instalado.
- Reparar (corrigir) o pacote: Essa opção somente atualiza as chaves do registro e substitui os arquivos de programa que o agente detecta como diferentes daqueles existentes no pacote de instalação.
- Executar uma reinstalação completa do pacote: Essa opção reinstala completamente o pacote, substituindo todos os arquivos e recriando todas as chaves do registro.
- Quando os comentários estiverem habilitados, sobregravar as configurações acima e permitir ao usuário decidir: Permitir aos usuários escolher entre reparar ou reinstalar. Você pode habilitar o feedback na caixa de diálogo Propriedades de método de distribuição da página Feedback.
- Quando o comentário estiver habilitado, exibir a tela de fundo: Mostra uma tela de fundo em azul. Você pode habilitar o feedback na caixa de diálogo Propriedades de método de distribuição da página Feedback.
Sobre as páginas de metadados de propriedades de pacote de distribuição
No portal de clientes do Portal Manager, os usuários podem ver os pacotes de distribuição disponíveis. Use essas páginas de metadados para personalizar como um pacote aparece no portal.
Configurar as propriedades-padrão de metadados do pacote para novos pacotes clicando em Ferramentas > Distribuição > Pacotes de distribuição e clicando no botão de barra de ferramentas Configurar configurações.
Personalizar metadados de pacote em pacotes individuais abrindo as propriedades do pacote e modificando as páginas Metadados.
Sobre os Metadados: Página de configurações adicionais
O portal de clientes fornecem uma maneira para que os clientes instalem pacotes de distribuição. As páginas de metadados afetam a aparência de um pacote dentro do portal.
- Fornecedor do aplicativo: O fornecedor que criou o aplicativo.
- Tempo estimado de download e Tempo estimado de instalação: Estas não são calculadas automaticamente. Se desejar os valores aqui, você deve inseri-los sozinho. Adicionar esses dados permite aos usuários saber quanto tempo levaria para instalar o pacote que você está configurando.
- Reinicialização esperado: Permite que os usuários saibam se será necessário reinicializar depois de instalar este pacote.
Sobre os Metadados: Página de categorias
O portal de clientes pode filtrar os pacotes de aplicativos disponíveis por categoria. Um administrador precisa criar categorias antes de qualquer uma estar disponível para você selecionar nesta página. Criar categorias clicando em Ferramentas > Distribuição > Pacotes de distribuição. Na barra de ferramentas Pacotes de distribuição, clique no botão Configurar configurações e clique em Categorias.
Uma vez que as categorias foram criadas, selecione Habitar categorias e selecione uma categoria para este pacote.
Sobre os Metadados: Página do logotipo
Use essa página para adicionar um logotipo de pacote que os clientes verão no portal de clientes. Para obter melhores resultados, use uma imagem de 80x80 em formato .png. Imagens maiores que 80x80 serão dimensionadas para esse tamanho. Ao clicar em uma imagem que você adicionou mostrará uma pré-visualização de como será sua aparência no portal.
Sobre os Metadados: Página de imagens
Use essa página para fornecer capturas de tela de pacotes que os clientes verão no portal de clientes. Para melhores resultados, use um formato de imagem .png 320x200. Imagens maiores que 640x480 serão dimensionadas para esse tamanho. Ao clicar em uma imagem que você adicionou mostrará uma pré-visualização de como será sua aparência no portal.
Sobre os Metadados: Página de tags
O portal de clientes pode filtrar os pacotes de aplicativos disponíveis por tag. Tags são palavras-chave que você pode atribuir aos pacotes. Criar tags clicando em Ferramentas > Distribuição > Pacotes de distribuição. Na barra de ferramentas Pacotes de distribuição, clique no botão Configurar configurações e clique em Tags.
Uma vez que as tags foram criadas, selecione Habilitar tags e selecione as tags que você deseja atribuir a este pacote. Você pode atribuir várias tags para um pacote.
Sobre a página Local-padrão do pacote (configurações-padrão de pacote)
Use essa página para selecionar um local padrão para o pacote. Você pode selecionar na lista de locais de pacote existentes ou pode adicionar um novo local de pacote.
Criação de scripts personalizados
Use a opção Criar script personalizado se quiser criar um script personalizado a partir de um modelo genérico.
Para criar um script personalizado
- Clique em Ferramentas > Distribuição > Gerenciar scripts.
- No menu de atalho Todos os outros scripts , clique em Criar script personalizado.
- Personalizar o script. Se você quiser abrir o script no Notepad ou no editor associado com tipos de arquivos .ini, clique em Usar editor. Certifique-se de salvar o arquivo antes de fechar o editor usado para editar o script.
- Digite um Nome de script personalizado. Clique em OK.
Criação de scripts de distribuição de arquivos
Se você desejar somente copiar arquivos para os dispositivos, poderá usar um script de distribuição de arquivos. Você pode transferir qualquer tipo de arquivo, incluindo arquivos de texto, para um diretório por você especificado no dispositivo. Os scripts de distribuição de arquivos fornecem suporte ao Multicast dirigido.
Para distribuir arquivos:
- Clique em Ferramentas > Distribuição > Gerenciar scripts.
- Clique no botão da barra de ferramentas Novo script de transferência de arquivos.
- Digite um Nome de script e o Diretório de destino. Clique em Avançar.
- Nas próximas três páginas, selecione a largura da banda, tarefa e opções de multicast desejadas.
- Na página Selecionar arquivos para implantar, para escolher os arquivos, selecione um Caminho da web ou Caminho de compartilhamento de arquivo, insira o caminho e adicione os arquivos desejados à caixa de listagem. Clique em Avançar.
- Leia o resumo da página Concluído e clique em Concluir.
As seções a seguir descrevem as páginas e opções do assistente Criar script de distribuição de arquivo.
Sobre a página de Informações gerais
Use esta página para configurar as informações gerais do script de transferência de arquivos.
- Nome do script: O nome do arquivo para o script. A extensão o nome do arquivo será .ini por padrão. Os scripts são armazenados em \Program Files\LANDesk\ManagementSuite\scripts.
- Descrição: A descrição do script que aparece na ferramenta de Gerenciamento de scripts.
- Diretório de destino: O diretório nos clientes onde os arquivos distribuídas ficarão guardados.
- Use multicast para distribuir arquivos: Selecione isso se você quiser usar o multicast. Selecionar esta opção habilita os domínios de multicast e as páginas de configuração de Limites de multicast.
Sobre a página de opções de Download
Use esta página para configurar o limite de largura de banda e os atrasos de transmissão de pacotes.
- Download de parceiro (só instalar do cache ou parceiro): Permite o download de pacotes somente se eles estiverem na cache local ou em um parceiro no mesmo domínio de multicast. Essa opção conserva a largura de banda da rede, mas para que a instalação do pacote seja bem-sucedida, o pacote deve estar em um desses dois locais. Uma maneira de usar essa opção é primeiro copiar o pacote para um dispositivo em cada sub-rede com a opção Armazenar no cache somente os arquivos no computador que usar multicast, anteriormente no assistente.
- Limitação da largura de banda dinâmica: Especifica que o tráfego de rede que um dispositivo cria tem prioridade sobre o tráfego da distribuição. Se você selecionar essa opção e deixar a Porcentagem mínima disponível de largura de banda com o valor 0, quando o dispositivo iniciar o tráfego da rede, a distribuição retornará cerca de um pacote por segundo até o tráfego parar. Essa opção força um download completo do arquivo para a cache do dispositivo, e também permite o reinício do ponto de verificação ao nível de byte, com o qual os downloads são retomados de onde pararem, se forem interrompidos. Se estiver reinstalando ou reparando um pacote ESWD ou um pacote MSI, você talvez não queira usar a opção do Limitação da largura de banda dinâmica, porque esses tipos de pacote normalmente fazem o download somente dos arquivos de que precisam.
- Porcentagem mínima disponível de largura de banda a ser usada no cliente: Especifica a quantidade de Limitação da largura de banda dinâmica que deve ser aplicada. Digite valores de até 50 por cento da largura de banda total da rede disponível para o dispositivo. Por exemplo, se um outro aplicativo estivesse consumindo largura de banda de rede no dispositivo durante uma distribuição e você definisse a porcentagem de largura de banda em 50 por cento, a tarefa de distribuição consumiria 50 por cento e o aplicativo do dispositivo consumiria 50 por cento. Na prática, essa porcentagem é variável porque o sistema operacional reserva automaticamente grande parte da largura de banda da rede dependendo do número de aplicativos que necessitam de largura de banda e de sua prioridade.
- Atraso entre pacotes (parceiro): essa opção especifica o atraso de transmissão entre pacotes para parceiros na mesma sub-rede. Você pode usar esse atraso para forçar a velocidade das distribuições, tornando-as mais rápidas ou mais lentas. Aumentar o atraso entre pacotes torna a distribuição mais lenta e utiliza menos largura de banda. Você pode usar essa opção com Limitação da largura de banda dinâmica, mas se essas opções forem usadas em conjunto, o atraso entre pacotes terá mais efeito.
- Atraso entre pacotes (origem): Especifica o atraso entre a origem do pacote e o destino do dispositivo. Aumentar o atraso entre pacotes torna a distribuição mais lenta e utiliza menos largura de banda. Você pode usar essa opção com Limitação da largura de banda dinâmica, mas se essas opções forem usadas em conjunto, o atraso entre pacotes terá mais efeito.
Sobre a página Opções de tarefa
Use essa página para configurar como a distribuição será implantada. Se estiver distribuindo um arquivo MSI ou executável genérico, você terá a opção de inserir qualquer opção de linha de comando que precisar ser transmitida ao arquivo após o multicast.
- O script usa o limite de distribuição padrão: Você pode limitar o número de computadores aos quais será distribuída o Multicast dirigido simultaneamente. Essa opção usa o valor padrão que você definiu em Configurar > Serviços > Tarefas personalizadas na opção Distribuir para X computadores simultaneamente.
- O script usa o limite de distribuição personalizado: Use essa opção para substituir o padrão da tarefa atual especificando um valor diferente.
- Instalar apenas a partir do cache ou ponto: Essa opção impede que os computadores alvo vão além de suas sub-redes para instalar um pacote. Os computadores procurarão primeiro em seus diretórios cache de multicast; se o pacote não for encontrado, eles verificarão os pontos nas respectivas sub-redes. Se nenhum ponto tiver o pacote, a distribuição falhará. Essa opção minimiza o tráfego da rede em todas as sub-redes. Você poderá usar essa opção quando tiver copiado um pacote para cada sub-rede com a opção Armazenar no cache somente os arquivos no computador que usar multicast da página Criar scripts.
- Verifique o arquivo antes de instalar o cliente: Gera um hash (CRC) para o pacote que você está distribuindo assim que o assistente for finalizado. Os dispositivos podem então usar esse valor de hash para se certificarem de que o pacote/arquivo que receberam não está corrompido. Dependendo do tamanho do pacote/arquivo que você está distribuindo, pode ser necessário aguardar alguns minutos para concluir o cálculo de hash.
- Não tentar completar tarefas: use essa opção para não usar o recurso de completar tarefas para tentar novamente as tarefas que falharam. Normalmente, haverá uma nova tentativa das tarefas falhas quando a conclusão de tarefas é instalada nos dispositivos, na próxima vez em que a conclusão de tarefas rodar. Se ainda usar essa opção, as tarefas falhas serão registradas.
Sobre a página Opções de domínio de multicast
Essa página será exibida apenas quando você tiver selecionado multicast como o tipo de distribuição. Use essa página para configurar as opções de multicast.
- Usar o Descobrimento de domínio de multicast: Use essa opção apenas se quiser que o Multicast dirigido descubra um domínio para a tarefa em questão. Essa opção não salvará os resultados do descobrimento de domínio para que sejam reutilizados.
- Usar descobrimento de domínio de multicast e para salvar resultados: Use essa opção apenas se quiser que o Multicast dirigido descubra um domínio para a tarefa em questão e salve os resultados para uso posterior, economizando tempo em multicasts subsequentes.
- Usar os resultados do último descobrimento de domínio de multicast: Use essa opção quando o Multicast dirigido tiver descoberto um domínio e salvo os resultados.
- Os representantes de domínio ativam os computadores: Use esta opção se desejar que os computadores que ofereçam suporte à tecnologia Wake On LAN sejam ligados para que possam receber o multicast. Você pode usar a caixa de diálogo Opções de multicast para configurar o tempo que os representantes de domínio devem aguardar para fazer o multicast após o envio do pacote Wake On LAN. O período de espera padrão é de 120 segundos.
- Opções avançadas de multicast: Use essa opção para definir as opções avançadas. Os padrões são adequados para a maioria das tarefas.
Sobre a descoberta de domínio
A descoberta de domínio é necessária apenas em redes com sub-redes que possam ver o tráfego de multicast entre elas. Se as sub-redes não puderem ver os tráfegos umas das outras, você poderá economizar tempo salvando primeiro os resultados de uma descoberta de domínio e então selecionando Usar resultados da última descoberta de domínio de multicast de modo que o Multicast dirigido não execute uma descoberta de domínio antes de cada trabalho.
Se as sub-redes de sua rede enxergarem o tráfego de multicast umas das outras, você poderá ajudar o Multicast dirigido a trabalhar mais rápido descobrindo previamente seus domínios com o script multicast_domain_discovery.ini incluído na pasta ManagementSuite\scripts. Esse script não faz nada nos computadores alvo. Execute esse script na janela Tarefas agendadas mediante uma lista de alvos que estende sua rede. Isso salvará os resultados da descoberta de domínio para uso posterior. Talvez você queira executar esse script periodicamente com grandes conjuntos de distribuição de multicast.
Se selecionar Usar arquivo em cache em Configurar > Serviços Endpoint Manager > Multicast, o Multicast dirigido passará por um processo de descoberta, mesmo se a opção Usar os resultados da última descoberta de domínio de multicast for selecionada. O Multicast dirigido precisa realizar esse procedimento para descobrir quais representantes de domínio de multicast em potencial têm o arquivo em cache.
Sobre a caixa de diálogo Opções de multicast
O assistente de distribuição de script de arquivos contém um diálogo Opções de multicast na qual você pode configurar parâmetros específicos de Multicast dirigido a uma tarefa. Os padrões nessa caixa de diálogo devem funcionar para a maioria dos multicasts.
- Número máximo de representantes do domínio de multicast trabalhando simultaneamente: Não mais do que este número de representantes executará um multicast simultaneamente.
- Limitar o processamento de computadores cujo multicast apresentou falha...: Quando um dispositivo apresentar falha ao receber o arquivo através de multicast, ele fará o download do arquivo do servidor Web ou de arquivos. Esse parâmetro pode ser usado para limitar o número de dispositivos que obterão o arquivo de uma só vez. Por exemplo, se o número máximo de segmentos fosse 200 e o número máximo de segmentos de falha de multicast fosse 20, a caixa de diálogo Tarefa personalizada processaria, por vez, não mais do que 20 computadores que apresentassem falha de multicast. A caixa de diálogo Tarefa personalizada processará até 200 dispositivos por vez se eles receberem o multicast com sucesso, mas não mais do que 20 desses 200 segmentos processarão os dispositivos que apresentarem falha na tarefa de multicast. Se esse valor for definido como 0, a caixa de diálogo Tarefa personalizada não executará a parte de distribuição da tarefa para nenhum computador que tiver apresentado falha no multicast.
- Número de dias que os arquivos ficam no cache do cliente: Tempo em que o arquivo sendo transmitido por multicast pode permanecer no cache de cada computador alvo. Após esse período, o arquivo será automaticamente removido.
- Número de dias que os arquivos ficam no cache do representante de domínio de multicast: Tempo em que o arquivo sendo transmitido por multicast pode permanecer no cache do representante de domínio de multicast. Após esse período, o arquivo será automaticamente removido.
- Número mínimo de milissegundos entre as transmissões de pacotes (WAN ou Local): Tempo mínimo de espera entre envios de pacotes de multicast. Esse valor somente será usado quando o representante não estiver fazendo o multicast de um arquivo de seu próprio cache. Se esse parâmetro não for especificado, o tempo de inatividade mínimo padrão armazenado no computador do representante da sub-rede/domínio será usado. É possível usar esse parâmetro para limitar o uso de largura de banda na WAN.
- Número máximo de milissegundos entre as transmissões do pacote (WAN ou Local): Tempo máximo de espera entre envios de pacotes de multicast. Para obter mais informações, consulte Número mínimo de milissegundos entre as transmissões do pacote acima.
- Número de segundos a esperar após Wake On LAN: Tempo de espera dos representantes de domínio para fazer o multicast depois que o pacote Wake On LAN for enviado. O período de espera padrão é de 120 segundos. Se alguns computadores na rede demorarem mais do que 120 segundos para a reinicialização, você deverá aumentar esse valor. O valor máximo permitido é 3600 segundos (uma hora).
Sobre a página Selecionar arquivos para distribuição
A página Selecionar arquivos para distribuição é exibida no assistente de script de transferência de arquivos.
- Caminho da Web: Clique para pacotes armazenados em um servidor Web. Você deve incluir http:// no URL.
- Caminho do compartilhamento de arquivo: Clique para pacotes armazenados em um compartilhamento de sessão nula em um servidor de arquivos. Esse caminho deve seguir a convenção de caminho UNC, \\nome_do_servidor\nome_de_compartilhamento\.
- Procurar: Clique em Procurar para procurar o caminho. Se você tiver clicado em Caminho da Web, uma pequena janela do navegador será aberta. Se você clicou em Caminho do compartilhamento de arquivo, uma caixa de diálogo Procurar padrão será aberta. Se você desejar procurar um diretório do servidor Web na janela do browser Selecionar local do pacote, deve incluir uma barra final no URL (/), caso contrário a janela do browser exibirá um erro.
- Adicionar: Clique em Adicionar para adicionar um programa diretamente da caixa de edição de caminho, depois de inserir o caminho completo e o nome do arquivo.
- Remover: Selecione um arquivo que adicionou e clique em Remover para remover um arquivo da lista.
Sobre a página Concluído
Essa página resume as ações por você selecionadas para implantação do pacote. Antes de continuar, verifique se os dispositivos gerenciados atenderam a todas as exigências relacionadas na seção de advertência.
Se clicar em Definir como padrão, as opções de configuração selecionadas por você serão definidas como os valores padrão para esse assistente.
Clique em Concluir e poderá agendar o script para distribuição.