Sobre a distribuição de softwares

A tecnologia de distribuição de software do Ivanti® Endpoint Manager ajuda o pessoal de TI a implementar a automação controlada para a distribuição e instalação rápida e eficiente de softwares, atualização de vírus e segurança e gerenciamento de patch de aplicativos em ambientes mistos de rede. A tecnologia é baseada em um modelo modular, baseado em tarefa, que pode melhorar consideravelmente a eficiência no planejamento, programação e gerenciamento das distribuições de softwares. Pacotes, tipos de tarefa de entrega, scripts de distribuição e seleção de alvos são gerenciados separadamente para aumentar a flexibilidade .

Principais recursos e benefícios
  • Mapeamento de código de retorno: Define códigos de retorno para melhorar a exatidão da instalação do aplicativo.
  • Suporte MSI nativo: Copiar e colar as chamadas das linhas de comando do MSI.
  • Fluxo de trabalho simplificado: Torna os pacotes de instalação mais fáceis e rápidos de instalar.
  • Controle de largura de banda simplificados: Personalizar configurações adequadamente.
  • Modelagem baseada em tarefa: Separa a construção de pacotes e os tipos de tarefa de entrega para melhorar a eficiência.
  • LANDesk® Targeted Multicast™: Distribua grandes pacotes para vários usuários com largura de banda mínima e sem a necessidade de hardware dedicado ou reconfiguração de roteadores.
  • LANDesk® Peer Download™: Permite que você acesse pacotes que já foram distribuídos a uma subrede.
  • Verificação de pré-requisitos e cadeia de pacotes: Instala os pacotes de pré-requisitos e permite que você instale automaticamente pacotes múltiplos em uma única operação.
  • Agendador de tarefas: Integrado com os bancos de dados de serviço de diretórios e inventários de recursos para ajudá-lo na seleção de alvos.
  • Distribuição de pacotes desconhecidos: Distribui todo tipo de pacote e permite o acesso ao suporte MSI a arquivos múltiplos.
  • Portal de Autoatendimento: Reduz incidentes de help-desk, autoriza usuários a iniciar instalações aprovadas e permite a rápida solução de problemas através de histórias detalhadas.
  • Distribuição baseada em política: Dispõe múltiplos pacotes de software em uma única diretriz e garante que os pacotes estão disponíveis para atualizações futuras e reaplicação, se necessário.

Em Endpoint Manager, distribuição de software consiste em três etapas principais:

  1. Crie ou obtenha um pacote de software. O pacote de software pode ser composto de um mais arquivos MSI, um executável, um arquivo de lote, um pacote Macintosh, um pacote Linux RPM, um pacote de host de script Windows, etc. Coloque o pacote no seu servidor de distribuição.
  2. Crie um pacote de distribuição (Ferramentas > Distribuição > Pacotes de distribuição). O pacote de distribuição contém os arquivos e as configurações necessárias para se instalar um pacote de software específico, por exemplo, o nome do pacote, quaisquer dependências ou pré-requisitos, parâmetros de linha de comando, arquivos adicionais necessários para a instalação do pacote, etc. Essas configurações são armazenadas no banco de dados e criam um pacote de distribuição. Uma vez criado um pacote de distribuição, as informações são armazenadas no banco de dados e podem ser facilmente utilizadas em múltiplas tarefas.
  3. Agende o trabalho de distribuição na janela de Tarefas agendadas (Ferramentas > Distribuição > Tarefas agendadas). Especifique o pacote de distribuição, o método de entrega, os dispositivos que precisam receber o pacote de distribuição e quando a tarefa deverá ser executada.
  4. Quando ocorre o horário agendado, o serviço agendador inicia o manipulador da tarefa agendada que distribui o pacote usando as opções selecionadas no tipo de tarefa. Essas ações remotas incluem o seguinte:
    • Se um envio suportado por diretiva ou tipo de tarefa de envio for selecionado, o serviço do agendador contata o agente de distribuição de software em cada dispositivo e o informa que o pacote está pronto para instalação.
    • Se for selecionado um tipo de tarefa com base em diretiva, o pacote torna-se disponível para download .
  1. O agente da Distribuição de software obtém o pacote de seu cache local, de um parceiro na rede, ou do servidor de distribuição e o processa no dispositivo, instalando ou removendo arquivos de pacote.
  2. Depois que o pacote é processado, o agente de distribuição de software envia o resultado ao servidor núcleo, onde ele é registrado no banco de dados núcleo.