Agendamento de tarefas
O Ivanti® Endpoint Manager inclui um sistema poderoso de tarefas agendadas. O servidor núcleo e os dispositivos gerenciados têm serviços/agentes que fornecem suporte a tarefas agendadas. Os consoles Endpoint Manager e os consoles Web podem adicionar tarefas ao Agendador.
Uma tarefa de distribuição de softwares consiste de um pacote de distribuição, método de entrega, dispositivos alvo e agendamento. Tarefas de não distribuição consistem no script, dispositivos alvo e horário agendado.
Aqui estão algumas tarefas que você pode agendar:
- Configurações de dispositivo
- Distribuição de software
- Vários scripts personalizados
- Distribuições de formulários de dados personalizados
- Descobertas de dispositivos não gerenciados
- Análise de vulnerabilidades
- Execução de software em dispositivos gerenciados
A janela Tarefas agendadas exibe o status das tarefas agendadas e se as tarefas foram concluídas com êxito ou não. O serviço de planejador tem dois meios de se comunicar com os dispositivos:
- Através do agente Ivanti padrão (já deve estar instalado nos dispositivos).
- Por meio de uma conta de sistema em nível de domínio. A conta escolhida deve ter o login como privilégio de serviço. Para obter mais informações sobre a configuração da conta do Agendador, consulte a Configuração do serviço de agendador.
O console inclui scripts que você pode agendar para executar tarefas de manutenção de rotina, tais como a execução de análises de inventário nos dispositivos selecionados. Você pode agendar esses scripts em Ferramentas > Distribuição > Gerenciar scripts > Todos os outros scripts.
Antes de poder agendar tarefas para um dispositivo, ele deve ter o agente padrão Ivanti e estar no banco de dados de inventário.
Para agendar uma tarefa
- Na janela Tarefas agendadas, clique em um dos seguintes botões da barra de ferramentas: Agendar script personalizado, formulários de dados personalizados, Configuração de agente ou Agendar verificação de inventário.
- Digite as informações necessárias para o tipo de tarefa que você selecionou.
- Clique no botão Agendar. Aparece a janela Tarefas agendadas e adiciona o script a ela, onde torna-se uma tarefa.
- Na tela de rede, selecione os dispositivos que quiser que sejam alvos de tarefa e arraste-os para a tarefa na janela Tarefas agendadas.
- Na janela Tarefas agendadas, no menu de atalho da tarefa, clique em Propriedades.
- Na página Agendar tarefa, defina o horário de início da tarefa e clique em Salvar.
Você pode adicionar mais dispositivos à tarefa arrastando-as da tela de rede e soltando-as na tarefa que quiser na janela Tarefas agendadas.
Informações adicionais sobre tarefas

Use a janela Tarefas agendadas para configurar e agendar scripts que você tenha criado. Agende itens para distribuição uma única vez, ou agende uma tarefa recorrente, por exemplo, uma tarefa de script, para procurar regularmente dispositivos não gerenciados.
A janela Tarefas agendadas é dividida em dois painéis. O painel da esquerda mostra a árvore de tarefas e as tarefas, e o da direita mostra informações específicas sobre o que você tiver selecionado na árvore.
Painel esquerdo
O painel esquerdo mostra os seguintes grupos de tarefas:
- Minhas tarefas: As tarefas que você agendou. Somente você e os usuários administrativos Endpoint Manager podem ver essas tarefas.
- Tarefas públicas: As tarefas que os usuários com direito "Editar público" marcaram público.
- Todas as tarefas: As suas tarefas e as tarefas marcadas como comuns.
Você pode arrastar scripts para o painel esquerdo da janela Tarefas agendadas. Quando o script estiver no painel esquerdo, você poderá configurar alvos para ele arrastando dispositivos, consultas ou grupos para o painel direito.
As tarefas também tem um menu de clique com o botão direito que pode ser usado. O menu de clique com o botão direito Iniciar agora tem as seguintes opções:
- Todos: Executa a tarefa em todos os dispositivos que são alvos.
- Dispositivos que não tiveram êxito: Executa a tarefa somente em dispositivos-alvo que tentaram concluir a tarefa, mas não obtiveram sucesso.
- Dispositivos que não tentaram executar a tarefa: Executa a tarefa em dispositivos-alvo que não tentaram executar a tarefa, como dispositivos que estavam desligados ou não se conectaram com a rede.
- Aguardando ou atualmente trabalhando: Executa a tarefa em dispositivos que estão aguardando ou em estado “atualmente trabalhando”. Isso é útil quando os dispositivos estão presos em alguns desses estados e você deseja tentar executar a tarefa neles novamente.

A janela Tarefas agendadas sempre mostra o status dos trabalhos. Se você estiver agendando configurações de dispositivos ou distribuições de SO, a caixa de diálogo Utilitário de configuração do cliente também aparecerá. À medida que o serviço agendador continua pela lista de alvos, você verá uma lista com os dispositivos a configurar, dispositivos sendo configurados e listas de dispositivos concluídos.
Se você estiver atualizando distribuições por Multidifusão dirigida, aparecerá a janela de Status da distribuição de software por multidifusão. Esta janela mostra o status do multicast.
Se estiver agendando scripts personalizados, você verá a janela Processamento de tarefas personalizadas, exibindo os dispositivos alvo agendados, em andamento e concluídos, além de um status do script linha por linha à medida que é executado.

Há três tipos de tarefa de distribuição de software:
- Envio suportado por política: Modelo combinado de distribuição por envio e diretiva. Primeiro, a distribuição de software tenta instalar o pacote em todos os dispositivos na lista de alvos. Deste modo, você pode fazer uma implantação inicial usando a Multidifusão Dirigida. Em segundo lugar, quaisquer dispositivos que não tiverem recebido o pacote, ou que tiverem sido incluídos na lista de alvos posteriormente (no caso de uma lista de alvos dinâmica), recebem o pacote quando o agente do gerenciamento baseado em diretivas no dispositivo o solicitar. Em geral, este é o método recomendado de entrega.
- Diretiva: O servidor núcleo torna os pacotes disponíveis para download. Quando um dispositivo gerenciado verifica as diretivas disponíveis, o pacote é retornado. Dependendo do tipo de diretiva, os dispositivos podem instalar o pacote automaticamente ou disponibilizar o pacote aos usuários para ele instalarem quando quiserem.
- Por envio: Os pacotes podem ser distribuídos por multidifusão para os dispositivos gerenciados. O servidor núcleo então inicia a instalação do pacote nos dispositivos gerenciados.

Você pode alterar muitas configurações de tarefa agendada padrão. Essas configurações padrão são aplicadas toda vez que você agendar uma tarefa. Você pode alterar os seguintes padrões:
- Local de pacote padrão
- Opções de arquitetura (32 bits ou 64 bits)
- Opções do PowerShell
- Configurações de tempo limite
- Categorias e etiquetas do Portal Manager no cliente
Para alterar as configurações de tarefa agendada padrão
- Clique em Ferramentas > Distribuição > Tarefas agendadas.
- Na barra de ferramentas de tarefas agendadas, clique no ícone de engrenagem e clique em Configurações de tarefa agendada padrão.
- Alterar as configurações padrão e clique em Salvar.
Alterar configurações do agente de distribuição

As tarefas têm muitas opções de configuração. Se houver uma configuração de tarefa que você tende a reusar, é possível torná-la um modelo de tarefa. Da próxima vez que você criar uma nova tarefa, é possível criá-la a partir de um modelo e aplicar automaticamente as configurações de tarefa do modelo.
Endpoint Manager O é fornecido com alguns modelos-padrão de tarefa que são pré-configurados com configurações recomendadas.
Para criar uma nova tarefa agendada baseada em um exemplo existente
- Clique em Ferramentas > Distribuição > Tarefas agendadas.
- No grupo Modelos de tarefa da árvore, abra o menu de atalho para o modelo que deseja e clique em Criar tarefa(s) agendada(s).
- A caixa de diálogo Agendar tarefa é aberto com as configurações do modelo pré-configuradas. Personalize as configurações conforme a necessidade e clique em Salvar.
Para criar uma nova tarefa agendada baseada em um modelo
- Clique em Ferramentas > Distribuição > Tarefas agendadas.
- Clique no item Modelos de tarefa.
- Na barra de ferramentas, clique em Novo > Modelo de distribuição de software ou Novo > Modelo de patch.
- Configure as configurações de modelo e clique em Salvar. Seu novo modelo aparecerá na árvore em Modelos de tarefa.

Você pode cancelar tarefas em espera ou tarefas ativas. A maneira de cancelar uma tarefa depende do tipo de tarefa, conforme descrito abaixo:
- Tarefas de distribuição de software: Use o botão cancelar na barra de ferramentas. Esse botão da barra de ferramentas só está disponível para tarefas de distribuição de software.
- Scripts personalizados: No menu de atalho do script que quer cancelar, clique em Status atual. O diálogo Status da tarefa contém os botões Descontinuar tarefa e Cancelar tarefa. Clique no botão que desejar.
- Tarefas em espera: na página Agendar tarefa, clique em Deixar sem agendar.
- Tarefas em andamento: no menu de atalho da tarefa a ser cancelada, clique em Cancelar.