Controle remoto
Ivanti® Endpoint Manager usa um rápido e moderno mecanismo de controle remoto via WebSockets (WS) em HTML5. Ele usa um contêiner de visualização baseado em navegador que é pré-configurado para gerenciar com segurança suas conexões remotas. Sessões WS de controle remoto são iniciadas por meio de uma conexão com o servidor-núcleo. Depois que o núcleo autenticar a sessão, os dispositivos local e remoto comunicam-se diretamente entre si.
O suporte para agentes de controle remoto baseados em console para Windows e HTML5 mais antigos foi descontinuado após a versão 2021.1.
Para usar o WS de controle remoto, na exibição de rede ou no mapa de rede, clique com o botão direito no dispositivo desejado e clique em Controle Remoto. O visualizador será iniciado, autenticará a sessão e começará o controle remoto.
Os usuários que estiverem sendo controlados remotamente verão uma borda verde ao redor das bordas da tela. Se a opção Ícone flutuante no desktop estiver ativada nas configurações do agente de controle remoto, elas serão exibidas nas telas do dispositivo local e remoto.
A janela do visualizador possui controles adicionais na parte inferior. Um botão Resolução que habilita/desabilita o dimensionamento, e um botão Fechar que encerra a sessão e retorna à página de login do visualizador WS do controle remoto.
O botão Tela cheia alterna a exibição de tela cheia, e a passagem Alt+Tab, quando no modo de tela cheia, funciona em navegadores baseados em Chrome, incluindo a nova versão do Microsoft Edge. Com esta versão, você também pode usar o Editor de Método de Entrada de um host Windows para criar texto em outros idiomas em um dispositivo remoto que também esteja executando o Windows.
Também é possível iniciar o visualizador de controle remoto a partir da linha de comando. Para mais informações, consulte este artigo na Comunidade Ivanti: https://forums.ivanti.com/s/article/How-To-Use-switches-with-rcviewer-exe

Os sistemas operacionais Windows podem permitir várias sessões RDP (Remote Desktop Protocol), dependendo de como estiverem licenciados. A sessão "console" é a sessão conectada ao monitor/teclado/mouse do usuário sentado naquele computador. Sessões adicionais podem ser executadas em segundo plano com diferentes contas de usuário..
Se houver várias sessões RDP disponíveis em um dispositivo, o controle remoto do Endpoint Manager pedirá que você escolha a qual delas deseja se conectar quando ele for iniciado.
Você só verá este prompt se várias sessões estiverem disponíveis.
O controle remoto do Endpoint Manager permite que vários analistas controlem uma única sessão. Cada sessão de controle remoto consome recursos no destino, e a existência de sessões em demasia o deixará mais lento.
Quando vários analistas estão usando o controle remoto com a mesma sessão sem console, há um problema adicional a ser considerado. Se o analista que iniciou a sessão minimizar a janela de controle remoto na barra de tarefas, qualquer outro visualizador de controle remoto conectado a essa mesma sessão verá uma tela preta e não será capaz de interagir com o mouse e o teclado remotos até que o iniciador da sessão restaure a janela minimizada. Trata-se de uma limitação do Windows.

O bate-papo permite iniciar uma sessão de conversa por texto com o destino. Selecione o botão Bate-papo da barra de ferramentas para iniciar o bate-papo. Depois que o bate-papo for iniciado pelo visualizador, mensagens com carimbo de data e hora poderão ser enviadas tanto pelo alvo quanto pelo visualizador.
O ícone da área de transferência na parte inferior do painel de bate-papo copia o texto e os carimbos de data e hora do bate-papo para a área de transferência para que o visualizador possa armazenar um registro do bate-papo. Além disso, quando uma sessão de bate-papo for usada e o visualizador encerrar a sessão de controle remoto com o botão Fechar da barra de ferramentas, um prompt aparecerá perguntando se o visualizador deseja salvar a sessão de bate-papo na área de transferência.

A transferência de arquivos permite baixar arquivos do destino ou carregar arquivos para o destino. Depois de se conectar, você pode clicar no botão de transferência de arquivos para abrir a caixa de diálogo de transferência de arquivos. Você verá a lista das letras de unidade disponíveis no destino. Clicar duas vezes na letra da unidade iniciará a navegação no sistema de arquivos remoto dessa unidade.
Depois de navegar até um local, você pode baixar um arquivo ou pasta a partir de lá ou carregar um arquivo para lá. Se você selecionar uma pasta para baixar, o aplicativo RCViewer compactará a pasta e o conteúdo dela antes de iniciar o download do arquivo zip resultante.
Para transferir arquivos para um destino
- Na Exibição de rede, clique com o botão direito no destino, depois clique em Controle Remoto.
- Clique no botão Transferência de Arquivo
.
- Comece a navegar no sistema de arquivos do destino clicando duas vezes em uma letra de unidade na lista.
- Navegue até a pasta de destino (clique duas vezes nas pastas da lista para abri-las).
- Clique no botão Carregar e procure no sistema de arquivos local o arquivo a ser carregado.
- Clique em Abrir. O arquivo será transferido e aparecerá no navegador de arquivos do destino.
Para transferir arquivos a partir de um destino
- Na Exibição de rede, clique com o botão direito no destino, depois clique em Controle Remoto.
- Clique no botão Transferência de Arquivo
.
- Comece a navegar no sistema de arquivos do destino clicando duas vezes em uma letra de unidade na lista.
- Navegue até o arquivo a ser baixado do destino (clique duas vezes nas pastas da lista para abri-las).
- Clique no botão Download e navegue no seu sistema de arquivos local para selecionar a pasta de destino.
- Clique em Salvar para baixar o arquivo.

Você pode executar programas remotamente no destino. Se você executar um comando em um prompt de comando ou no PowerShell, o aplicativo RCViewer capturará a saída do comando para que você possa vê-la mais tarde. Se você executar um comando que inicie um aplicativo do Windows, o aplicativo será iniciado e nenhuma saída será capturada.
Quando você executa um arquivo, o aplicativo RCViewer mostra o status da execução. Se a execução tiver capturado um resultado, clique em Mostrar para vê-lo. O histórico de status de execução é limpo quando a sessão é fechada.
Você pode executar aplicativos no destino como um destes usuários: Sistema Local, Sistema Local com IGU ou Usuário Logado.
Ao especificar o programa desejado no campo Executar, você pode digitá-lo diretamente ou clicar na guia Sistema de Arquivos Remoto e procurá-lo. Se você não incluir o caminho do programa, o programa deverá estar no caminho do Windows no destino para que a execução seja bem-sucedida.
Para executar um arquivo remotamente
- Na Exibição de rede, clique com o botão direito no destino, depois clique em Controle Remoto.
- Clique no botão Execução Remota
.
- Se o programa a ser executado estiver no caminho do Windows, digite o comando para iniciá-lo no campo Executar.
- Se o programa a ser executado não está no caminho do Windows, clique na guia Sistema de Arquivos Remoto. Navegue até a pasta do programa no destino (clique duas vezes nas pastas da lista para abri-las) e clique duas vezes no programa que deseja executar.
- Selecione o usuário desejado em Executar como.
- Clique no botão Ir.
- Veja o status de execução no histórico de comandos. Se a execução tiver capturado um resultado, clique em Mostrar para vê-lo.

O novo visualizador WS de controle remoto suporta um modo independente. Você pode iniciar o contêiner do visualizador aqui:
-
C:\Program Files\LANDesk\ManagementSuite\remotecontrol\RCViewer
É possível copiar este arquivo para qualquer computador que deseja. Quando você executá-lo, verá a página de login do visualizador WS do controle remoto.
Forneça todas as informações que a página solicita para iniciar uma conexão WS de controle remoto.

Se a área de trabalho de destino não couber na janela do visualizador, o visualizador reduzira a ampliação dela para que caiba. Se a janela do visualizador for muito menor que a resolução do alvo, isso diminuirá o texto e a interface de usuário do alvo.
Se você quiser ver a área de trabalho de destino na resolução nativa dela, sem dimensionamento, poderá ligar ou desligar o dimensionamento da resolução com o botão Resolução . Talvez seja necessário usar as barras de rolagem para visualizar as partes da área de trabalho que não caibam na janela do visualizador.

O suporte a Smart Card requer um driver de Smart Card por controle remoto nos dispositivos gerenciados. O driver permite comunicação com o Smart Card através de controle remoto. O Windows ainda lida com a autenticação real do Smart Card.
O driver de Smart Card por controle remoto não é instalado por padrão. Assim que ele estiver instalado em um dispositivo com leitor de Smart Card e você controlar remotamente esse dispositivo, você verá o botão Smart Card e poderá clicar na barra de ferramentas do controle remoto para ativar ou desativar a integração do Smart Card. Quando o espectador inserir um Smart Card e clicar nesse botão, será como se o estivesse inserindo no dispositivo remoto.
Para habilitar o suporte a Smart Card em um dispositivo a partir da linha de comando
-
No dispositivo em que você deseja suporte para Smart Card, abra um prompt de comando do administrador.
-
Execute estes comandos:
cd "C:\Program Files (x86)\LANDesk\LDClient"
certutil.exe -addstore -f "TrustedPublisher" LDRemoteSC.cer
lddevcon.exe ldinstall LDRemoteSC.inf root\LDRemoteSC

- Clique em Ferramentas > Configuração > Configurações de agente. Na árvore, clique em Configurações de agente > Minhas configurações de agente > Controle remoto. Crie uma nova configuração de agente remoto ou edite uma existente.
- Na página Configurações gerais, desmarque Permitir acesso HTML e Permitir acesso remoto herdado.
- Clique em Salvar e reimplante a configuração de agente se necessário.