Visão geral dos servidores preferenciais e replicação de conteúdo

Servidores preferenciais são uma forma do Ivanti® Endpoint Manager reduzir o tráfego da rede em todas as sub-redes. Uma vez que configurados corretamente, os servidores preferenciais são incluídos na ordem de alvos de distribuição procurarão por arquivos de distribuição:

  1. O cache local de distribuição do alvo.
  2. Parceiros locais na mesma subrede do alvo com os arquivos de origem no seu cache de distribuição.
  3. Se configurado, o servidor preferencial mais próximo.
  4. A origem da distribuição, originalmente especificada no pacote de distribuição.

A replicação de conteúdo fornece uma estrutura de gerenciamento para estabelecer, sincronizar e atualizar os arquivos nos servidores preferenciais com aqueles no servidor de origem. Você não tem que usar a replicação de conteúdo com seus servidores preferenciais, mas usar a replicação de conteúdo permite que os administradores garantam facilmente que os arquivos nos servidores preferenciais em todo ambiente sejam mantidos até a data do agendamento pré-definido.

A replicação de conteúdo exige a configuração dos elementos a seguir:

  • Servidor preferencial: Os alvos da distribuição tentarão baixar os arquivos de origem deste servidor. O software de distribuição pode acessar arquivos em servidores preferenciais que não foram replicados, embora a Replicação de conteúdo forneça a melhor solução para manter estes arquivos atualizados.
  • Fonte: Este é o servidor que tem os arquivos que precisam ser replicados nos servidores preferenciais. Os administradores configurarão estruturas de arquivo e arquivos na origem, em seguida, usarão a replicação de conteúdo para copiar essas hierarquias para servidores preferenciais.
  • Replicador: Este é um dispositivo gerenciado do Windows que copia arquivos de uma origem para um servidor preferencial. Este dispositivo gerenciado deve ter uma quantia significativa de espaço em disco para que possa manter dados de todas as origens armazenadas localmente. Se um dispositivo gerenciado usado para replicação não tem espaço suficiente em disco, o replicador precisará baixar alguns arquivos da origem todas as vezes que realizar uma tarefa de replicação.

Replicadores só podem replicar conteúdo de um servidor de origem para um servidor preferencial. Os dados replicados não precisam ser constituídos somente de dados de software de distribuição, contanto que você não se importe que aqueles dados fiquem armazenados em um servidor preferencial. Por exemplo, você também pode replicar documentos e planilhas de cálculo para servidores preferenciais localizados em outras filiais.

Você pode ter tantos servidores preferenciais, origens e replicadores quanto quiser.