Criação de relatórios personalizados
A ferramentas Relatórios tem um designer integrado Data Dynamics que permite o controle total de todos os aspectos dos relatórios. No designer você usa elementos de layout de página vinculados aos objetos de dados para exibir os dados selecionados. Você pode personalizar a aparência do relatório, instruções adjacentes de consulta SQL, os parâmetros disponíveis aos usuários e assim por diante.
Você pode criar ou modificar um relatório com uma das ações a seguir:
- Copie um relatório padrão, cole em Meus relatórios e edite-o.
- Crie uma consulta no Endpoint Manager e use essa consulta como base para um relatório.
- Crie um novo relatório usando fontes de dados, parâmetros, instruções SQL, elementos de layout de página e imagens.
Propriedades de relatório
Ao criar ou editar um relatório, as propriedades são as primeiras a serem especificadas.
- Título: Digite um nome descritivo para o relatório.
- Descrição: Adicione outras informações descritivas para o relatório.
- Carregar a partir da consulta do LDMS: selecione uma consulta do Endpoint Manager e use-a como base para um novo relatório.
- Tipo de gráfico: Selecione um estilo de gráfico (pizza ou barras).
- Campo de consulta: Especifique quais campos do relatório estão representados no gráfico.
- Designer de relatório: Abra o aplicativo designer de relatório para fazer mudanças detalhadas nos dados e layout do relatório. (Se este botão estiver esmaecido, o usuário não tem permissão para uso do Report Designer)
- Visualizar: Visualize o relatório com as opções que você selecionou nesta caixa de diálogo.
Se você copiou um relatório padrão, você pode simplesmente alterar itens na caixa de diálogo de Propriedades e salvar o novo relatório. Mas é mais provável que você queira abrir o designer de relatórios e fazer alterações mais substanciais.
Designer de relatório
A partir da caixa de diálogo de propriedades do relatório você pode abrir o designer de relatório. Um aplicativo separado, o Data Dynamics Reports, é integrado com a ferramentas Relatórios e a banco de dados.
NOTE: Para abrir o designer de relatório um usuário deve ter permissão de edição no Report designer.
O designer de relatório permite o acesso a todos os aspectos de um relatório.
- Layout de página: O centro do designer exibe o design da página do relatório. Clique no botão Visualização abaixo do layout para abrir o visualizador de relatório e ver como o relatório será depois de executado.
- Caixa de ferramentas Arraste uma ferramenta sobre a página para inserir o objeto.
- Descrição do documento: Veja a descrição do relatório na coluna à esquerda (no lugar da caixa de ferramentas).
- Fonte de dados: Especifique as fontes de dados que você deseja usar ao executar o relatório. Defina a fonte dos dados e então adicione conjunto de dados (consultas) e parâmetros que você usará no relatório.
- Parâmetros: Defina parâmetros que determinem os resultados de relatório.
- Propriedades: A coluna da direita exibe propriedades do objeto selecionado que podem ser editadas.
- Assistente: Clique em Executar o assistente para exibir todas as propriedades do objeto selecionado, organizado por tipo de opção.
Noções básicas sobre a criação e edição de relatórios
O designer de relatórios é uma ferramenta flexível e cheia de recursos, que dá opções de consulta e exibição de dados a partir de diversas fontes. Ao criar um relatório, você necessita dos seguintes itens básicos:
- Uma fonte de dados e conjuntos definidos de dados a partir dos quais o relatório é povoado
- Um layout de página para visualização dos dados.
- As regiões de dados e outros itens de relatório que formatam os dados
As fontes e conjunto de dados
Os relatórios extraem informações da fonte de dados, um banco de dados usando um formato padrão tal como SQL, ODBC, Oracle, ou XML. A fonte de dados é definida junto com os conjuntos de dados, que são consultas mencionadas no relatório. O Explorer de dados, localizado ao lado esquerdo do designer exibe as fontes de dados e conjunto de dados em um modo de exibição de árvore. No exemplo abaixo, LDMS é a fonte de dados (o banco de dados do Endpoint Manager) e Dispositivos Windows é um conjunto de dados. O nome e versão são os nomes de campos (tabelas de banco de dados) mencionados na consulta ao banco de dados.
O banco de dados do Endpoint Manager aparece como fonte de dados padrão quando você cria um novo relatório. Você pode adicionar qualquer outra fonte, basta especificar o tipo de dado, uma string de conexão e as credenciais necessárias para acessar os dados. Isso permite que os dados sejam extraídos não somente do banco de dados do Endpoint Manager, mas também de qualquer outra fonte quando você criar um relatório personalizado.
Os parâmetros passam as informações entre os conjuntos de dados. No visualizador de relatório, os parâmetros podem ser exibidos para deixar o usuário refinar a seleção de dados exibidos.
Adicionar elementos de dados
O designer de relatório inclui assistentes para ajudar no vínculo de fonte de dados e na definição de conjuntos de dados e parâmetros. Por exemplo, quando você clica em uma fonte de dados (tal como o LDMS), clique no botão Adicionar e selecione Conjunto de dados.
O assistente de conjunto de dados é exibido com propriedades organizadas em seis grupos.
Na página de consulta do assistente, por exemplo, você pode adicionar uma consulta SQL. Clique na marca verde para verificar a sintaxe e clique no símbolo função (fx) para abrir o editor de expressão.
O editor de expressão lista todos os campos disponível para o elemento selecionado e permite que você insira esses itens (por exemplo, parâmetros e campos de conjuntos de dados) em uma expressão. Além dos campos relacionados aos conjuntos de dados, existem valores normalmente usados que são definidos globalmente, além de usuários padrão e funções que você pode inserir em uma expressão.
Depois de adicionar pelo menos um conjuntos de dados você pode definir os parâmetros baseados nestes conjuntos de dados. Quando um usuário executa um relatório, os parâmetros adicionados são exibidos no visualizador de relatório para que o usuário possa selecionar quais dados serão exibidos no relatório.
No exemplo a seguir, o conjunto de dados Suites foi criado e refere-se a tabela produto com os campos product_idn, título e versão. Um parâmetro chamado Suite é criado. Na página Geral da caixa de diálogo, o nome é adicionado e um texto informativo (Selecione um conjunto) é definido. Este é o lembrete que será exibido no visualizador de relatório. Na página Valores disponíveis, são especificados os valores da consulta. O campo valor é product_idn (um número exclusivo de identificação do banco de dados), e o campo rótulo é título, ou seja, o título (nome) da suite é exibido ao usuário.
Quando o relatório é executado, este parâmetro é exibido com uma lista que permite a seleção de um produto da suite:
A terceira página na caixa de diálogo Parâmetros permite que você especifique uma seleção padrão para o parâmetro.
Representar seleções de parâmetro em uma consulta
Quando você permite que usuários selecionem um parâmetro, você pode mencionar essa seleção em uma consulta usando uma instrução SQL exclusiva no editor de relatórios Data Dynamics: "em (?)". Essa instrução usa o valor de parâmetro atualmente selecionado enquanto o relatório é executa o relatório. Um exemplo disto é exibido na seguinte amostra de código.
A seguinte consulta usa campos das tabelas produto e slm_productsuiteref para selecionar os produtos que estão incluídos na suite de produtos. Neste caso, uma única suite de produtos é incluída, identificada por seu número de identificação (615).
select p.product_idn, p.title, p.version de slm_productsuiteref r
left outer join product p on p.product_idn = r.product_idn where r.productsuite_idn = 615
ordenar por p.title
Em vez de especificar uma suite, você pode substituir a referência específica a suite de produtos com " em (?)" para incluir a suite que o usuário seleciona ao executar o relatório.
select p.product_idn, p.title, p.version de slm_productsuiteref r
left outer join product p on p.product_idn = r.product_idn where r.productsuite_idn in (?)
ordenar por p.title
Você achará outros exemplos deste uso em alguns Relatórios padrão que exigem que o usuário selecione um valor de parâmetro.
Layout
Os layouts de relatório definem o formato de emissão da página, usando tamanhos normais de página. Você pode especificar o tamanho, orientação, cabeçalho e rodapé e o formato do corpo do relatório.
Os relatórios-padrão usam um cabeçalho com o logotipo da Ivanti que é suprimido na página 1. O layout de corpo começa com uma logo maior que só aparece uma vez, enquanto os dados abaixo do logotipo preenche tantas páginas quanto necessário.
Enquanto você trabalha no layout da página, você pode adicionar elementos de formatação e de região de dados rapidamente arrastando ferramentas da caixa de ferramentas.
Arraste um item sobre o layout, e depois mova e redimensione. Defina o objeto em detalhes usando o painel de propriedades (ao lado direito do editor), ou clique em Abrir assistente para editar as mesmas propriedades com a ajuda do assistente, com itens agrupados por tipo de propriedade.
Regiões de dados
Os dados são formatados usando regiões de dados, que são elementos de formato padrão definidos para tipos específicos de exibições. As regiões de dados incluem:
- Tabela: Linhas e colunas, com um campo de um conjunto de dados para cada coluna. Você também pode agrupar as linhas por um campo, assim como pode agrupar dados por dispositivo, onde você tem uma linha de cabeçalho para cada dispositivo e dados de apoio agrupados abaixo do cabeçalho. (Veja o relatório Inventários de hardware para obter um exemplo de linhas agrupadas).
- Lista: Os itens são repetidos em uma lista para cada registro na fonte de dados. Você pode usar qualquer tipo de formatação para listas, e, para agrupamentos complexos você pode aninhar listas ou colocar uma lista dentro de outra região de dados.
- Lista aninhadas: Uma coleção de faixas (cabeçalho, detalhe e rodapé) onde os dados são repetidos na faixa de detalhes. Listas aninhadas são uteis porque você pode inserir elementos livremente sem estar limitado por formatos de tabela ou lista.
- Matriz: Também linhas e colunas, mas formatadas com os dois cabeçalhos, de coluna e de linha, como uma tabela de referência cruzada ou dinâmica.
As regiões de dados estão incluídas na caixa de ferramentas. Elas podem ser combinadas, aninhadas e incluídas em outros elementos de layout.
Itens de relatórios
Os itens na caixa de ferramentas são usados para formatar o layout de página e inserir dados na página.
- As linhas são usadas para formatar o visual.
- Os retângulos são um elemento visual que contém outros itens.
- As caixas de texto podem ser usadas para inserir texto estático ou dados dinâmicos em qualquer lugar na página.
- As Imagens podem ser colocadas em qualquer lugar na página.
- Os gráficos apresentam um resumo dos dados selecionados.
- Os Códigos de barra podem renderizar dados em 23 estilos de códigos de barra.
- Minigráficos são pequenos gráficos que resumem os dados e podem ser inseridos no texto.
- Os calendários podem ser adicionados a uma página e vinculados aos dados para exibir eventos dentro de uma faixa de datas.
Estes e outros elementos são completamente personalizáveis e podem ser combinados de várias maneiras para agrupar e exibir dados.
Para ideias sobre como você pode definir seus próprios relatórios, consulte as propriedades de qualquer relatório padrão e clique em Designer de relatórios para ver como o relatório foi definido.
Ajuda adicional
Para obter ajuda mais detalhada sobre o designer de relatórios, consulte o site da Comunidade de Usuários Ivanti (https://forums.ivanti.com).