Visão geral do monitoramento de licenças de software

Ferramentas > Relatórios/Monitoramento > Monitoramento de licenças de software

O monitoramento de licenças de softwares (SLM) fornece ferramentas de gerenciamento de ativos de software da organização, para que você possa rastrear o uso de produto, monitorar a conformidade das licenças e, no fim de tudo, controlar os custos.

Como administrador de TI ou gerente de recurso de software, você pode achar difícil controlar produtos instalados em vários dispositivos em toda a rede. Você corre o risco de não apenas instalar mais produtos do que licenças compradas, mas também de comprar licenças demais. Você pode evitar estes problemas usando o console do SLM para controlar e informar em licenças de produto e uso através de sua empresa.

Console do SLM

As páginas do Dashboard exibem gráficos de resumo do produto chave e dados da licença. São úteis no planejamento da auditoria e para otimizar seu uso de licenças.

As páginas Produtos exibem dados detalhados para produtos que são instalados em dispositivos gerenciados. Estas páginas incluem dados de licença usados para calcular conformidade de licença em sua organização, bem como os dados de recuperação e de alocação. Dados de recuperação mostram tarefas configurados para tirar licenças de produtos não utilizados e reatribuir para dispositivos que precisam deles. Dados de alocação rastreia o custo de fornecer o suporte de TI para grupos em toda a sua organização.

Como você trabalha no console do SLM, você gastará a maior parte do tempo na página Produtos > Monitorados, que exibe os produtos que você deseja monitorar ativamente. Depois de ter movido produtos importantes neste modo de exibição, o modo de exibição Descoberto é onde você procurará novos produtos que talvez necessitem sua atenção. Os produtos que você não deve controlar pode ser movido do modo de exibição Ignorado para que saiam do caminho.

Se você não tem certeza onde um produto está, abra a página Produtos > Todos os produtos instalados e procure-o. Você então pode mover o produto ao modo de exibição apropriada (Monitorado ou Ignorado).

Use as páginas de Administração para configurar grupos de computadores, fabricantes normalizados e outros padrões para personalizar os dados que aparecem em outras páginas do console SLM.

Abertura do console

Abra o console do SLM a partir do console do Endpoint Management clicando em Ferramentas > Relatórios/Monitoramento > Monitoramento de licenças de software. Usuários com uma definição de função que inclua monitoração de licença de software pode ver e editar dados no console de SLM. Os usuários administrativos recebem a atribuição desta função como padrão. Outros usuários podem receber permissões de Visualizar e Editar a função de monitoramento de licença de software.

Para obter informações sobre mudar permissões de usuário, veja Funções de gerenciamento

Recursos

SLM inclui os seguintes recursos:

  • Compartilhamento de licenças de produto. Para alguns produtos, uma nova versão de um produto pode emprestar uma licença de versões anteriores, mantendo seus dispositivos em conformidade o tempo todo.
  • Parâmetros de licença facilmente configurado, incluindo informações de aquisição e expedição, o tipo de licença, a quantidade e o número de série.
  • A reconciliação e o controle da instalação, incluindo itens que você controla como licença e a localização física do dispositivo no qual a licença está instalada, bem como notas adicionais.
  • Monitoramento de largura de banda baixa, passiva. O agente de monitoramento de software monitora passivamente o uso do produto em dispositivos, usando o mínimo de largura de banda.
  • Inventário de dispositivos móveis. O agente monitora o uso de dispositivos móveis que estão desconectados da rede e envia os dados para o servidor-núcleo quando o dispositivo é reconectado.
  • A descoberta automática analisa produtos instalados nos dispositivos gerenciados, reunindo dados baseados nos arquivos que são associados a esses produtos.
  • Recuperação de licença e alocações. Você pode configurar um processo que executa tarefas de recuperação em licenças, liberando-as para uso em outros dispositivos. Alocar licenças para grupos de computadores para estabelecer os custos de estorno para o suporte de TI você fornece.

Introdução

Para começar a usar o console SLM para monitorar a instalação do produto e uso de licença, primeiro você precisa fazer essas tarefas gerais:

Assegurar o serviço de inventário está configurado e em execução

O monitoramento de licenças de softwares exige que o agente Ivanti esteja em execução nos dispositivos que você quer gerenciar. O agente coleta dados de inventário de dispositivos gerenciados sobre quais produtos estão instalados e com que frequência são executados. Esses dados são entregues ao servidor núcleo toda vez que uma análise de inventário de software é concluída, por padrão uma vez por dia. Para informações sobre agentes de dispositivo, consulte Configuração de agentes de dispositivo.

Depois de obter os dados do inventário, dados do produto são exibidos no console SLM na página Produtos > Descoberto. Como a adição de mais dados de inventário, novos dados de produto são adicionados ao modo de exibição Descoberto . Ao revisar estes dados, você pode descobrir que alguns produtos não estão presentes ou não são reconhecidos corretamente. Você pode usar o console SLM para checar produtos específicos e adicionar ou corrigir definições de produto se necessário. Para informações sobre como editar produtos descobertos, consulte Editar um produto descoberto.

Definir grupos de dispositivos e consultas

Se você deseja monitorar produtos nos grupos de dispositivos (grupos estáticos) ou usando consultas (grupos dinâmicos), primeiro crie-os na tela de rede do Endpoint Manager. Esses grupos e consultas serão disponibilizados no console do SLM, tornando mais fácil revisar os produtos instalados organizados por local, grupo organizacional, tipo de hardware ou qualquer outro critério. Para informações sobre como definir grupos, consulte Definir um grupo de computadores.

Adicionar dados de licença do produto

Para monitorar a conformidade da sua empresa com termos de licença de produto, você necessitará de acesso preciso aos dados das licenças. É possível adicionar dados manualmente ou importar dados de outra fonte, como o Ivanti Data Analytics. Depois de adicionar informações sobre as licenças, como quantas licenças foram compradas, a data de compra e as datas de expiração, o tipo de licença e como elas são consumidas, você pode começar a examinar estatísticas de conformidade e relatórios que comparam os dados das licenças com o uso real do produto. Para informações sobre como importar dados de licença, consulte Importar dados da licença de um arquivo CSV.

Escolher quais produtos monitorar

Quando você primeiro abre o console do SLM, todos os produtos recentemente descobertos pelo analisador de inventário são encontrados na página Produtos > Descoberto. Selecione nessa lista os produtos a serem monitorados e arraste e solte-os na exibição Monitorado. Produtos monitorados podem ser vinculados aos seus dados de licença e rastreados nos relatórios que mostram como suas licenças correspondem ao uso real do produto. Alguns produtos podem não ser importantes para você, você pode movê-los para o modo de exibição Ignorado, excluindo eles dos cálculos de conformidade de licença.

Editar detalhes do produto

Uma vez que um produto está na página Produtos > Monitorados, você pode editar seus detalhes, configurar alocações de licenças e os custos de estorno e definir tarefas de recuperação. Para informações sobre como editar os detalhes do produto, consulte Editar detalhes do produto.