Alocando licenças e custos de estorno para um grupo de computadores

Usar monitoração de licença de software (SLM) para controlar os custos da prestação de suporte de TI aos grupos em toda a sua organização. Controlar os custos alocando licenças de produtos a nível de grupo de computador e, em seguida, definir um preço de estorno por licença para esses grupos. Para obter mais informações, consulte Exibição de status de alocação de licença.

Configurando unidades de alocação

Antes que você possa alocar licenças de produtos a um grupo de computadores, você precisa definir esse grupo como uma unidade de alocação. Selecione um grupo de computadores existente ou definir um novo que representa um departamento, localidade ou escritório dentro de sua organização. Lembre-se, quando você definir um grupo no console do SLM, está simplesmente escolhendo um nome para associar a um grupo de dispositivos existentes ou à consulta criada anteriormente na tela de rede do Endpoint Manager. Para obter mais informações, consulte Definir um grupo de computadores.

Para selecionar um grupo de computadores existente como uma unidade de alocação
  1. Clique em Administração > Grupos de computadores.
  2. Selecione um grupo na lista. Na barra de ferramentas, clique em Editar.
  3. Selecione Usar como unidade de alocação. Clique em Salvar.
Para definir um novo grupo de computadores como uma unidade de alocação
  1. Clique em Administração > Grupos de computadores.
  2. Na barra de ferramentas, clique em Novo > Grupo de computadores.
  3. Na caixa Nome, dar ao grupo de computadores um nome distinto e significativo.
  4. Selecione Usar como unidade de alocação.
  5. Na caixa de seleção Origem, selecione a consulta ou dispositivos definidos que estão incluídos neste grupo de computadores.
  6. Clique em Salvar.

Alocando licenças e custos de estorno para um grupo de computadores

Depois de definir um grupo de computadores como uma unidade de alocação, você pode começar a alocar as licenças e os custos de estorno.

NOTE: Se você está usando a versão em francês do SLM, existe um bug nas configurações regionais da Microsoft que afeta os agrupamentos de dígitos no idioma francês. Para números de mil ou mais, a configuração padrão da Microsoft usa um caractere de espaço em vez de ponto como símbolo de agrupamento de dígitos (por exemplo, 1 234 567,00. Por causa desse bug, ao inserir números na versão em francês, o SLM não permitirá que o caractere de ponto seja usado.

Para corrigir esse problema, você deve mudar a configuração no miniaplicativo Painel de Controle > Região e Idioma. Clique no botão Configurações adicionais e mude o Símbolo de agrupamento de dígitos de espaço para ponto (ou para outro caractere desejado).

Para alocar licenças e custos de estorno para um grupo de computadores
  1. Clique em Produtos > Monitorados.
  2. Na lista, selecione um produto para o qual você deseja alocar licenças e definir os custos de estorno. Na barra de ferramentas, clique em Editar.
  3. Clique em Alocações. Sob a coluna Grupo de Computadores estão os grupos que você definiu como unidades de alocação.
  4. Na caixa Alocado para um grupo, selecione o número de licenças de produtos que deseja alocar a esse grupo. Esse número deve representar o número de licenças que você planejar cobrar um grupo de suporte de TI. Repita este passo para cada grupo de computadores listados. A coluna Instalada lista o número de dispositivos com o produto instalado neste grupo. A coluna Licenças lista o número de licenças disponíveis para uso conforme adquirido por um grupo.
  5. Na caixa Preço unitário de estorno, inserir o preço por licença que você deseja cobrar um grupo de suporte de TI deste produto. Este preço irá variar de acordo com grupo, dependendo da extensão de suporte que você fornecer.
  6. Clique em Salvar.

NOTE: Antes que você possa visualizar um relatório de impressão exata sobre esses dados de alocação, você deve salvar suas alterações. Depois de clicar em Salvar, retornar para este diálogo e clique no ícone de impressão para visualizar as alterações em forma de relatório.