Recuperando licenças do produto
Recuperação de licença é o processo de tirar licenças de produtos de software não utilizados e reatribuí-los para dispositivos que precisam de uma licença para o mesmo produto.
Sua organização pode ter licenças de produtos não utilizados que podem ser recuperados e dado aos usuários que precisam instalar o produto. Recuperação de licença é um recurso de monitoramento da licença de software (SLM) que encontra instalações do produto que não foram usadas dentro de um determinado período de tempo. Quando um produto em um dispositivo satisfaz aos critérios de recuperação, é desinstalado desse dispositivo e a licença é livre para atribuir para outro usuário.
Os métodos de entrega e os pacotes de desinstalação usados na recuperação de licenças devem ter sido criados primeiro no console do Endpoint Manager. Então eles estarão disponíveis para selecionar no console do SLM.
Direitos de usuário necessários
Qualquer usuário que irá trabalhar com recuperação de licença deve ter os seguintes direitos de distribuição de software:
- Exibir métodos de entrega
- Exibir pacotes
- Distribuir pacotes
Para obter informações sobre atribuição de direitos para usuários, consulte Funções de gerenciamento.
Introdução
Para recuperar as licenças do produto, você precisa fazer o seguinte:
- Configure padrões para recuperação de licença. (Configurando padrões de recuperação de licença.) Embora estes sejam os padrões que aparecem quando você habilita a recuperação de um produto, você pode alterar qualquer um desses itens para um produto.
- Habilitar a recuperação de licença para produtos individuais (descrito abaixo). Você pode recuperar as licenças para produtos únicos, bem como produtos normalizados e personalizados.
- Executar uma recuperação manualmente ou configurar um programa para recuperação (descrito abaixo).
- Exibir uma lista de licenças de produto que foram recuperados. (Exibição de status de recuperação de licença.) Use esta lista para determinar quais produtos podem ser instalados em outros dispositivos.
NOTE: Se você está usando a versão em francês do SLM, existe um bug nas configurações regionais da Microsoft que afeta os agrupamentos de dígitos no idioma francês. Para números de mil ou mais, a configuração padrão da Microsoft usa um caractere de espaço em vez de ponto como símbolo de agrupamento de dígitos (por exemplo, 1 234 567,00. Por causa desse bug, ao inserir números na versão em francês, o SLM não permitirá que o caractere de ponto seja usado.
Para corrigir esse problema, você deve mudar a configuração no miniaplicativo Painel de Controle > Região e Idioma. Clique no botão Configurações adicionais e mude o Símbolo de agrupamento de dígitos de espaço para ponto (ou para outro caractere desejado).
Para habilitar recuperação de licença para um produto
- Clique em Produtos > Monitorados.
- Selecione um produto. Na barra de ferramentas, clique em Editar.
- Clique em Recuperação e selecione a caixa de seleção Habilitado.
- Especificar quanto tempo um produto não foi usado para torná-lo elegível para recuperação de licença. Inserir um número na caixa Apenas recuperar se o produto não foi usado. O padrão para este item é de 120 dias, porque muitos fabricantes consideram um produto como sendo usado em um trimestre se o produto foi executado pelo menos uma vez em um período de três meses. Relatórios de uso do software é geralmente contado por trimestre.
- Se deseja recuperar licenças com base no número de dias que os produtos não foram usados, selecione Recuperar de todas as máquinas que não usaram o produto...
- Se deseja usar a recuperação de licença para sempre ter um determinado número de licenças disponíveis, selecione Recuperar para manter um conjunto de licenças gratuitas. Especificar um limite inferior para o número de licenças disponíveis que aciona a recuperação. Especificar um número maior que representa o número de licenças que deseja disponibilizar.
- Clique em Tarefa.
- Clique em Procurar para selecionar um pacote de desinstalação que é aplicado quando um produto satisfaz os critérios de recuperação. Para produtos normalizados, você pode especificar um pacote de desinstalação para cada produto contido ou você pode especificar um pacote para o produto normalizado e fazer todos os produtos contidos usar o mesmo pacote de desinstalação como o produto normalizado.
- Para Endpoint Manager 9.5 ou clientes anteriores, verifique se o método de entrega do pacote está correto. Para mudar o método de entrega, clique em Procurar e seleciona um novo.
Como um servidor núcleo do Endpoint Manager 9.6 pode gerenciar clientes 9.5 e 9.6, você deve especificar essa configuração, bem como as configurações para distribuição/patch e reinicialização, que são apenas para clientes do Endpoint Manager 9.6. - Para clientes do Endpoint Manager 9.6, verifique se a configuração de distribuição e patch está correta. Essa configuração combina entrega para distribuição de software e patches.
- Para clientes do Endpoint Manager 9.6, verifique se a configuração de reinicialização está correta. Esta configuração controla se o dispositivo será reiniciado e como a reinicialização ocorrerá.
- Selecione a caixa de seleção Iniciar tarefas agendadas imediatamente após a criação para executar recuperação para este produto depois de salvar seus dados.
- Especificar com que freqüência você deseja a recuperação de licença a executar. Inserir um número na caixa Executar o processo de recuperação a cada ... dias. Se você selecionar 0 nesta caixa, a recuperação será executada diariamente. Por padrão, a recuperação será executada imediatamente após salvar esta tarefa, então, novamente à noite a cada 14 dias. Uma vez que um processo de recuperação foi executada, a data de execução aparecerá na caixa Última execução.
- Especificar uma tarefa da diretiva de re-instalação se deseja dar um usuário final a opção de reinstalar o produto após a recuperação. A opção para reinstalar será exibida no painel do cliente do Endpoint Manager, onde o usuário final poderá optar por reinstalar o produto. Clique em Procurar e selecione o nome da diretiva de re-instalação que deseja usar. Clique em OK.
- Clique em Avançado para incluir ou excluir grupos de computadores para recuperação deste produto.
- Se você deseja incluir certos grupos de computadores, selecione Incluir e clique em + para adicionar grupos à lista. Apenas os dispositivos nos grupos que você listar aqui serão incluídas na recuperação de licença; todos os outros dispositivos serão ignorados. Os grupos que podem ser selecionadas são definidos na página Administração > Grupos de Computadores.
- Se você deseja excluir certos grupos de computadores, selecione Excluir e clique em + para adicionar grupos à lista. Selecione os grupos que deveriam ser excluídos da recuperação de licença. Recuperação irá incluir todos os dispositivos monitorados exceto aqueles nos grupos que você selecionar.
- Se deseja enviar um e-mail para quaisquer administradores informando-os de uma ação de recuperação, selecione Habilitar a notificação de e-mail e digite um ou mais endereços de e-mail na caixa. Separe vários endereços com um ponto-e-vírgula (;) ou vírgula (,).
- Quando você completar as informações para recuperação do produto, clique em Salvar.
As opções neste diálogo são geralmente os mesmos que os da página de Administração > Padrões de recuperação. Para descrições destas opções, consulte Configurando padrões de recuperação de licença.
NOTE: Depois de definir as opções de recuperação para um produto, você será listado como o proprietário de recuperação na página de Recuperação do diálogo de detalhes do produto. Se alguém altera as opções posteriormente, eles se tornará o proprietário da recuperação. É importante saber quem é o proprietário, porque os escopos do proprietário de recuperação são usados durante a recuperação. Apenas as licenças nos dispositivos no escopo do proprietário de recuperação será recuperado.
Se um erro ocorrer durante os processos de recuperação, uma mensagem de erro será exibida na página de Recuperação do diálogo de detalhes do produto. Usar esta mensagem para solucionar o problema.
Para executar um processo de recuperação de licença
Recuperação de licença é executado na programação definida na página Administração > Padrões de recuperação (geralmente 14 dias). Se você deseja executar um processo de recuperação antes da próxima hora programada, siga estas etapas.
- Clique em Administração > Cálculos.
- Clique em Recalcular para assegurar que os cálculos de uso e conformidade estão atualizados
- Clique em Recuperar para iniciar um processo de recuperação de licença.