Ações do pacote Windows
Use as ações do pacote Windows para realizar operações personalizadas durante a instalação do pacote. As ações criadas na interface de ação serão combinadas em um pacote que executa um script PowerShell único em dispositivos-alvo. As ações disponíveis incluem o seguinte:
- Copiar, renomear, excluir ou mover um arquivo
- Criar ou excluir um diretório
- Interromper, iniciar ou reiniciar um serviço Windows
- Adicionar, excluir ou atualizar uma entrada de registro
- Conectar ou desconectar um compartilhamento UNC
- Iniciar um executável
- Criar uma janela popup
- Comandos personalizados do PowerShell criados por você. As versões 2021.1 SU2 e posteriores também oferecem suporte a PowerShell Core em dispositivos Windows.
Os resultados das ações são registrados e acumulados no núcleo.
Ao configurar uma ação, você pode clicar no botão Usar variável para inserir uma variável que será populada com dados específicos para o dispositivo que está executando a ação. Para mais informações sobre variáveis, consulte Configurações do agente: Variáveis.
Visite a Comunidade Ivanti para ver um exemplo de como configurar uma ação do Windows para distribuição de software:
Para criar um pacote de ações Windows
- Clique em Ferramentas > Distribuição > Pacotes de distribuição.
- Clique com o botão direito na categoria Pacotes de distribuição desejada e clique em Novo pacote do Windows > Ações.
- Na caixa de diálogo Propriedades das ações Windows da página Ações, clique em Adicionar.
- Selecione a ação que desejar e clique em OK.
- Configure as propriedades da ação.
- Adicione e configure outras ações se necessário.
- Clique em Salvar.
Módulos PowerShell para ações do pacote (2019 e posterior)
As ações do pacote Windows usam módulos PowerShell criados pela Ivanti. Esses módulos são armazenados neste local do servidor núcleo:
- C:\Program Files\LANDesk\ManagementSuite\ldlogon\ivanti-psmodule
Endpoint Manager usa hashes SHA-256 para garantir a segurança do módulo Ivanti PowerShell. Quando as ações são executadas, a ação primeiro garante que os hashes do módulo coincidam. Se os hashes não coincidirem, novos módulos correspondentes ao hash esperado são baixados do núcleo. Se você modificar manualmente um módulo do Ivanti PowerShell, suas alterações serão substituídas na próxima vez que uma ação de pacote do Windows for executada.
Como os módulos do PowerShell podem conflitar entre si, as ações do Windows forçam os módulos do Ivanti PowerShell a serem carregados por último antes que as ações do pacote do Windows sejam executadas. Dessa forma, se houver conflitos nos módulos PowerShell, os módulos Ivanti terão precedência.
A versão 2021.1 SU2 recebeu suporte a PowerShell Core. No diálogo de propriedades de ação do PowerShell, você pode usar a página Opções do PowerShell para selecionar qual edição do PowerShell o dispositivo usará por padrão.
Opção de continuar ação na falha (2019 SU2 e posteriores)
Endpoint Manager 2019.1 SU2 adiciona a opção Continuar na falha para as ações na lista Ações. Quando selecionada para uma ação, se essa ação falhar, as ações restantes no pacote ainda serão executadas. Se uma ação inferior na lista falhar em seguida, sem a opção Continuar na falha estar selecionada, a execução será interrompida.
Se você selecionar Continuar na falha para todas as ações em um pacote, verá, ao salvar suas alterações, o aviso "Continuar fará este pacote ser bem-sucedido, independentemente de sucesso ou falha em alguma ação individual". Em geral, recomendamos que você use a opção Continuar na falha seletivamente.
Sobre a ação de reinicialização (2019 e posterior)
A ação de reinicialização possui alguns comportamentos adicionais que você precisa conhecer. A ação de reinicialização:
- Registra um evento do sistema antes de iniciar o desligamento.
- Aguarda no mínimo 30 segundos antes de iniciar a reinicialização para permitir o registro e a comunicação com o servidor núcleo.
- Se houver uma ação de reinicialização em um script, o script continuará a execução de onde parou quando a reinicialização for concluída. Isso funciona mesmo se houver várias reinicializações na ação.