Criar um sistema multilíngue
Você pode criar um sistema único que aparece em grande parte no idioma do usuário atual. É possível adicionar traduções para determinados metadados e determinados dados operacionais. Os tipos de metadados que podem ser configurados para aparecer no idioma do usuário atual são:
- títulos de objeto
- títulos de processo
- status de processo
- ações de processo
- rótulos de janelas
- títulos de consultas
- títulos de colunas em consultas
Os tipos de dados operacionais que podem ser configurados para aparecer no idioma do usuário atual são:
- itens de configuração
- artigos de conhecimento
- categorias
- listas de referência
- listas ordenadas
- itens e grupos de atalhos
Se você excluir uma instância multilíngue de um desses dados operacionais, as versões traduzidas também serão excluídas. Você não pode adicionar traduções para o idioma no qual o Service Desk ou Asset Manager foi instalado – para alterar o texto que aparece no idioma-padrão, use os componentes e designers convencionais.
Você pode impedir que usuários incluam traduções de atributos específicos no objeto Artigo ou nos objetos Item de Configuração configurando a propriedade Está Localizado? como False para esse atributo, no Designer de Objetos. Para obter mais informações, consulte Atributos.
Além das partes projetáveis do sistema que aparecem na cultura do usuário, as interfaces do aplicativo Web Access e Ivanti Workspaces aparecem na cultura do usuário atual, desde que sua cultura seja uma das culturas em que o Service Desk ou o Asset Manager esteja localizado.
Para obter mais informações sobre como o sistema determina o idioma da interface do aplicativo, consulte o O idioma da interface do aplicativo.
O procedimento para a criação de um sistema multilíngue é:
- Habilitar suporte multilíngue (consulte abaixo)
- Adicionar as traduções necessárias (consulte Adicionando traduções)
- Atribuir culturas à usuários (veja Atribuir culturas à usuários)
Habilitar suporte multilíngue
Nem todos os sistemas precisam ser multilíngues, portanto, há uma configuração do sistema que permite que você habilite e desabilite a exibição de valores traduzidos. Desabilitar o suporte multilíngue, ao ocultar a habilidade de incluir traduções, também simplifica a interface de usuário para os sistemas que não desejam adicionar a funcionalidade multilíngue. Por padrão, o suporte multilíngue está desabilitado. Há também um privilégio que pode ser configurado no componente Administração para limitar quais funções podem adicionar traduções.
Para habilitar suporte multilíngue:
- No menu Configurações, clique em Sistema.
A página de Configurações do Sistema será exibida. - Em Configurações Multilíngues, defina Habilitar suporte multilíngue como True e clique em
.
Essa Configuração do Sistema habilita ou desabilita a exibição de traduções e também habilita e desabilita a adição de traduções para um sistema multilíngue. Se seu sistema contiver traduções para um sistema multilíngue, desabilitar essa Configuração do Sistema NÃO removerá as traduções que foram adicionadas. Se os usuários tiverem uma cultura definida (consulte Atribuir culturas à usuários), a interface do aplicativo corresponderá à ela.
Para configurar o privilégio Habilitar a adição de traduções:
- No componente Administração, exiba a árvore Gerenciamento de Usuários e selecione a função para a qual deseja definir o privilégio.
- Na árvore Ações, clique em Privilégios.
A árvore de Privilégio será exibida. - Configure o privilégio Componentes de Configuração\Configuração\Editar Dados Multilíngues como
.
Para obter mais informações sobre privilégios, consulte Privilégios.