Criar uma nova ação
A maioria das ações você cria no Designer de objeto quando criar um relacionamento entre um objeto de negócio e um objeto de negócio de Processo ou Tarefa. Cada uma destas ações possuem uma janela associada. Para obter mais informações sobre como modificar estas ações, consulte Ações.
Às vezes, no entanto, você precisará criar uma nova ação no Designer de processo:
- Quando se deseja criar uma instância de ação que não possua uma janela associada uma vez que não há outros dados a serem capturados. Por exemplo, se você tem uma ação chamada Confirmar envio de e-mail, que não está associada a uma janela.
- Se você desejar criar uma ação para mudar de um design de processo para outro. (Para obter mais informações Reinicializar: alternando entre processos dentro de um módulo.)
- Se você deseja atualizar o processo usando uma janela separada para entradas de dados que aparecem quando um usuário clica em uma ação específica. Essa opção deveria ser escolhida apenas se você desejasse exibir as informações capturadas na janela principal.Normalmente as informações são exibidas somente como leitura na janela principal.
Você pode querer capturar informações sobre uma falha quando uma instância de ação Adicionar Falha ocorrer em um estágio específico do processo de problemas. Neste exemplo, primeiro crie uma instância de ação Adicionar Falha. Então, usando o Gerenciador de Janelas, na pasta Processos, crie uma janela em separado para capturar informação de Falha. A janela será baseada nos atributos que pertencem ao objeto de negócios Processo. Na grade Propriedades, especifique a Ação que fará a janela aparecer (neste caso, Adicionar Falha). Você pode exibir as informações capturadas como somente leitura na janela principal Problema. É possível preencher previamente as janelas com informações estáticas.Informações estáticas é onde se especifica um determinado valor, por exemplo, uma tarefa para o Grupo de Administradores em uma determinada fase.
Para criar uma nova ação:
- No Designer de processos, expanda a árvore Objetos de negócios.
- Expanda o item para o qual é necessário criar uma ação.
- Selecione a pasta Ação e, em seguida, na lista Ações, clique em Novo.
A grade de propriedade da Ação aparecerá.
Por outro lado, clique Novo na caixa de diálogo Seleto de Ação que aparece quando você adiciona uma Instância de ação a um diagrama de processo. A caixa de diálogo Criar nova ação é exibida.
- Digite o Título para a ação.
Não é possível utilizar os caracteres & ou < no Título.
- Se você tiver um sistema multilíngue, adicione os Títulos Localizados necessários.
- Se desejar, digite uma Descrição para a ação.
Esse texto aparecerá como dica de ferramenta quando o usuário colocar o mouse sobre a ação na lista de Ações. - No campo Tipo de Ação, selecione o tipo de ação que deseja criar.
Normalmente, você selecionaria Outros, mas se desejar criar uma ação que o possibilite alternar para um processo diferente, selecione Reinicializar. (Para obter mais informações sobre ações de reinicialização, consulte Reinicializar: alternando entre processos dentro de um módulo.) - Ao lado da propriedade Permitir associação com janela, selecione Verdadeiro se você quiser associar uma janela com a ação, ou selecione Falso caso não queira.
Se você selecionar Verdadeiro, precisará criar a janela desejada com o Gerenciador de janelas e associar a janela com a nova ação. Para obter mais informações, consulte Criar uma nova janela.
Se selecionar Falso, você poderá definir uma propriedade chamada Confirmação exigida? para a ação no design do processo. Se você configurar essa propriedade como Verdadeiro, um diálogo pedindo ao usuário para confirmar a ação aparecerá em tempo de execução no Web Access (esse recurso não é suportado no Workspaces). - Clique em OK.
Agora você pode selecionar esta ação para o processo em questão.
Se a condição possuir o ícone a seguir: significa que pode ser excluído se necessário. Se uma ação possuir o ícone a seguir
, significa que não pode ser excluída. Isto pode ocorrer porque o usuário está fazendo uso, ou está pré-definido
Além de especificar as informações padrão para uma instância ação automática, é possível também padronizar as informações para as ações manuais. Por exemplo, você pode preencher uma Janela de observação com prompts para que o usuário preencha com informações específicas. Isto pode ser feito da mesma forma quando se especifica informações padronizadas para instâncias de ação automáticas.