Criação de consultas

Para criar uma nova consulta, você deve especificar o objeto de negócio que você deseja basear a consulta em, os atributos que você deseja exibir, os critérios que deve satisfazer, e como você deseja que os resultados de consultas sejam agrupados.

Objetos de negócio

Quando você criar uma nova consulta, que você precisa selecionar o objeto de negócios que a consulta se baseia em. Como você constrói a consulta, o Designer de consulta e relatório lista todos os atributos relacionados que você pode adicionar à consulta. Estes atributos relacionados provêm de outros objetos de negócio e coleções. Por exemplo, se você seleciona o objeto de negócio de Processo, você também tem acesso a atributos das Designações, Notas e Autorizações de objetos de negócio.

Atributos

Quando você cria uma consulta, você precisa especificar quais atributos do objeto de negócios específicas formam a consulta. Por exemplo, ID de Processo, Categoria e assim por diante. Você seleciona atributos da árvore de Atributos.

No topo da árvore de atributos são quatro botões que permitem mostrar ou ocultar atributos, categorias, relações e coleções para a consulta que você está projetando.

Clique...

para mudar a árvore de Atributos para exibir...

esses atributos que são associados com o objeto na qual sua consulta foi baseada.

categorias que são associados com o objeto na qual sua consulta foi baseada.

relações que são associados com o objeto na qual sua consulta foi baseada.

coleções que são associados com o objeto na qual sua consulta foi baseada.

A árvore de Atributos usa os seguintes ícones:

Ícone

Indica...

o objeto de negócio.

o atributo.

que você adicionou critérios para um atributo que aparece na lista de Atributos selecionados, nem o guia de Visualização.

um objeto de negócio relacionado. Este é um relacionamento de um-para-um.

um objeto de negócio relacionado. Este é um relacionamento de um-para-muitos, e representa coleções.

Uma marca verde no ícone indica que o atributo foi adicionado à lista de Atributos selecionados; uma marca vermelho indica que ele foi adicionado ao guia de Visualização.

Coleções

Coleções representam relações um-para-muitos dentro do banco de dados. Por exemplo, coleções no objeto de negócio de Processo incluem designações, notas e assim por diante: pode haver muitas atribuições ou notas relacionadas com um processo. Usando o Designer de Consulta e Relatório, você pode criar uma consulta usando o objeto de negócio principal e suas coleções. As coleções relacionadas a um objeto de negócio são identificados na árvore Atributos pelo ícone .

Visualização de atributos

O painel de Visualização dá uma visão geral mais detalhada dos resultados selecionados. Você pode especificar que qualquer atributo disponível é exibido, incluindo aqueles que não aparecem no painel de Lista. Por exemplo, você pode não querer que descrições apareçam no painel de Lista, mas você quer vê-los no painel de Visualização .

Para obter mais informações sobre configurar o painel de Visualização, consulte Configurar o painel de Visualização.

Agrupamento

Você pode adicionar agrupamento a suas consultas para ajudar você a resumir os dados. Por exemplo, você podia agrupar os resultados de consulta por estado, de modo que todos os incidentes abertos estão num grupo e todos incidentes resolutos em outro grupo, e assim por diante.

Critérios

Você pode limitar os resultados retornados no banco de dados especificando critérios que deve ser atendidos. Por exemplo, você pode especificar que um determinado atributo deve ser inferior que um valor específico para aparecer na lista de resultados. Você pode adicionar os critérios específicos para o design da consulta, para que a consulta sempre dá um conjunto predefinido de resultados, ou você pode solicitar ao usuário de consulta para fornecer os critérios quando eles executam a consulta.

Ivanti Endpoint Manager

Usando o Centro de Configurações Ivanti, você pode criar uma conexão entre o Service Desk Framework e o esquema de banco de dados do seu Endpoint Manager, para que o esquema de banco de dados do Endpoint Manager apareça como um módulo no Service Desk e no Asset Manager. Isso permite que você crie, no Service Desk ou no Asset Manager, consultas que façam referência ao banco de dados do Endpoint Manager.

Não é possível atualizar dados do Endpoint Manager dentro do Service Desk ou do Asset Manager.

Para obter informações sobre como adicionar uma conexão ao seu esquema de banco de dados do Endpoint Manager, consulte Adicionando o esquema de banco de dados do Ivanti Endpoint Manager como um módulo.