Privilégios
Os privilégios definem as partes do Service Desk ou do Asset Manager às quais um grupo ou uma função tem acesso e quais objetos de negócio e funções estão disponíveis para o grupo ou função. Usuários ganham privilégios quando são adicionados a um grupo ou quando são dados uma função.
Ao atribuir privilégios a um grupo ou função, você pode:
- Habilitar/desabilitar acesso a objetos de negócio individuais e seus botões correspondentes da barra de ferramentas ou opções da Árvore. Os itens desabilitados ficam ocultos. Além de objetos de negócio, você pode também definir privilégios em nível de atributo. Isso é especialmente útil se você quiser restringir o acesso a certos dados, tais como informações de folha de pagamento, de certas pessoas.
Isso significa que você pode restringir as opções do menu disponíveis para um grupo, enquanto que pode dar privilégios completos para alguém com uma função de supervisor. - Defina o acesso de somente-leitura, criar, atualizar e excluir aos objetos de negócio que você habilitou.
Somente-leitura significa que o grupo ou função pode visualizar uma instância do objeto de negócio, mas não pode modificá-lo. Criar, atualizar e excluir permite que o grupo ou função crie uma nova instância do objeto de negócio, modifique ou remova-o respectivamente. Por exemplo, você pode configurar um grupo com acesso completo a incidentes, mas com acesso somente-leitura a alterações. - Habilitar/desabilitar acesso a funções em objetos de negócio.
Por exemplo, você pode dar a um grupo ou função com o acesso ao objeto de negócio Alteração a habilidade de Atribuir a alteração mas não de Fechar. - Habilitar/desabilitar acesso aos componentes de Configuração do sistema.
Dependendo da estrutura da organização, pode ser útil impedir que a maioria dos grupos ou funções acesse os componente de Configuração, o que deve ser um privilégio de supervisão.
Você pode configurar seu sistema de tal forma que diferentes grupos tenham acesso a uma diferente gama de comandos. Além dos privilégios de grupos, você pode querer atribuir a vários usuários diferentes funções para permitir que eles desenvolvam funções adicionais em relação às outras responsabilidades deles.
Quando um usuário pertence a grupos ou funções com diferentes conjuntos de privilégios, o usuário terá a soma de todos os privilégios disponíveis.
Por exemplo, se o grupo Incidentes habilita os usuários a registrar e resolver incidentes, mas não fechá-los e a função Supervisor habilita os usuários a fechar incidentes, então um usuário designado ao grupo Incidentes e dado a função Supervisor pode registrar, resolver e fechar incidentes.
Se você criar atributos que contenham informações sigilosas, por exemplo, informações de Folha de pagamento, você pode prevenir privilégios de atribuição àqueles atributos. Você define como um atributo é privilegiado usando o componente Designer de objeto. Você os refina usando o componente Administração. Isso é feito da mesma maneira que definindo os privilégios padrão.