Controle de versão automática e gerenciada
Você pode configurar itens de configuração (ICs) para ter um número de versão que identifica uma determinada instancia de um estado do item. Cada vez que um item é alterado – por exemplo, cada vez que adiciona-se memória a um servidor ou atualiza-se o sistema operacional de um laptop – o número da versão é incrementado para indicar que o item foi alterado. Você pode configurar quais atributos de um IC são versão controlada.
Você escolher entre dois tipos de controle de versão:
- Controle de versão automática – o número de versão automaticamente incrementa quando você atualizar atributos sobre um IC que são versão controlada. Isso é particularmente útil se você importar IC pela fonte externa regularmente, como a partir de um sistema de gerenciamento de desktop. Uma nova versão é criada somente se alterações foram feitas para um IC.
- Controle de versão gerenciado – você não pode modificar diretamente os atributos de versão controlada nos ICs que tem o controle de versão gerenciado habilitado. Em vez disso, você cria uma versão futura de um IC e quando a alteração for aprovada, você pode fazer a versão futura na versão atual. Estas alterações na versão pode tanto ser feita diretamente a partir da janela de IC ou como parte de um processo de Alteração.