Vinculando a Ivanti Process Manager usando um serviço web
Há dois métodos que você pode usar para comunicar com o Ivanti Process Manager.
- usando o serviço web
- usando o comportamento de Gerador de eventos.
O método anterior é o método preferido e está descrito nesta seção. Usar o comportamento de Gerador de eventos é menos eficiente, mas ele pode ser usado com outras ferramentas externas que não fornecem uma interface de serviço web. Para obter informações sobre o método Gerador de eventos, consulte Enviar informações sem usar o serviço web.
O primeiro passo para configurar esta integração é criar um auditor de serviço web no LPM e, como parte da criação do auditor, fornecer um arquivo XML para definir a carga. Um exemplo de arquivo XML de carga (LPMWSSample.xml) é instalado na pasta Console da sua instalação do Service Desk ou do Asset Manager, que pode ser modificado se necessário. Você carrega esse mesmo arquivo XML na caixa de diálogo Serviços Web e mapeia os atributos do Service Desk ou do Asset Manager para os atributos de carga, conforme descrito abaixo.
Para configurar a integração entre o Service Desk ou Asset Manager e o LPM, você precisa de um objeto apropriado para iniciar a solicitação de serviço.Para fornecer a conclusão da solicitação como parte de um processo, o objeto precisa estar relacionado ao objeto de Nível Superior do módulo e ter o comportamento Serviço Web. Sempre que uma instância de um objeto com o comportamento do Serviço web é criado, atualizado ou excluído, uma chamada de serviço web é feita, podendo ser lida pelo LPM.
Para mapear atributos do Service Desk ou do Asset Manager em relação a parâmetros de carga do LPM:
- Criar um auditor de serviço web LPM usando LPMWSSample.xml.
Consulte a documentação do LPM para obter informações sobre como fazer isso.
- Abra o objeto que você deseja usar o serviço web com no Designer de objeto.
- Crie os atributos de string que você precisa para mapear os parâmetros no serviço web.
- Selecione o objeto no topo da árvore Atributos e, em seguida, na grade Propriedades, clique em
junto a Comportamentos.
A caixa de diálogo Seleção de Comportamentos é exibida. - Selecione Serviço Web na lista de Itens Disponíveis e, em seguida, clique em
.
O Web Service move para a lista de Itens selecionados. - Clique em OK.
O diálogo Seleção de Comportamento fecha e um novo item, Web Services, aparece na grade de propriedade. - Na grade Propriedades, clique em
ao lado de Serviços Web
A caixa de diálogo Serviços da Web é exibida. - Selecione a guia de Criação, Atualização ou Exclusão dependendo se você deseja chamar o serviço web quando você cria, atualiza ou exclui uma instância do objeto de negócio.
- Na lista Tipo de Autenticação, selecione o tipo de autenticação exigido pelo Site que hospeda o serviço web: Nenhum, Windows ou Básico.
- Digite o URL do serviço web que você deseja usar na caixa Endereço da Descrição do Serviço Web e, em seguida, clique em Ir.
O URL é do formulário http://<lpmserver>/ServiceManagement/WebServiceListener.asmx?wsdl.
Os Métodos listam atualizações para mostrar os métodos contidos no WebServiceListener. - Na lista Métodos clique em ProcessExternalMessage sobre WebServiceListener.
Os Parâmetros listam atualizações para mostrar os parâmetros ProcessExternalMessage. - Mapeie o parâmetro connectorName em busca do atributo que contém o nome do ouvinte de serviço web que você deseja usar no LPM.
Você pode preencher esse atributo automaticamente no Service Desk ou no Asset Manager usando um valor padrão, um cálculo ou um valor de dados de instância de ação automática; ou os seus usuários precisarão digitar este valor na janela correspondente. - Clique com o botão direito do mouse no parâmetro fieldContext e, em seguida, clique no menu de atalho Carregar Modelo de LPM.
A janela Abrir é exibida.
- Navegar para, em seguida, abrir LPMWSSample.xml da pasta Console.
Os contextos do campo para os parâmetros LPM são carregados. - Em fieldContext, mapeie os itens parameter## desejados para os atributos, depois clique em OK e salve as alterações no objeto.
Os valores de parâmetro que você mapeia são aqueles que são enviados ao LPM e que são usados em LPM como parte do seu processo LPM. Para obter mais informações sobre desenvolvimento de processos em LPM, consulte a documentação fornecida com o LPM.
Você não pode mapear ModuleName, ModuleGuid, ClassName, ClassGuid, ObjectGuid ou ProcessGuid a partir da lista Parâmetros, pois eles são usados internamente.
Você pode mapear o parâmetro fieldContext de nível superior para um atributo. Este parâmetro contém a carga de xml que é gerada a partir de todos os contextos de campo que você mapear e que é enviado ao LPM. Você pode achar isso útil para depuração.
O ReturnParameter retorna True ou False, dependendo de haver êxito ou não na comunicação com o LPM.