Módulos
O banco de dados compreende vários módulos diferentes, que correspondem a diferentes áreas de negócios. Por exemplo, há módulos para Gerenciamento de Problemas, Gerenciamento de Alterações, Gerenciamento de Solicitações e assim por diante. Cada um desses módulos contém vários objetos de negócio, usados para capturar informações, e um objeto de nível superior, para o qual processos podem ser criados.
Você também pode adicionar novos módulos ao banco de dados para dar suporte às necessidades adicionais de negócio em sua organização e transferi-los para um banco de dados diferente. Por exemplo, é possível adicionar um novo módulo Gerenciamento de Instalações para lidar com os processos de gerenciamento de instalação de sua organização.
Criando um módulos
Quando um novo módulo é criado, você especifica um objeto de nível superior para ele para o qual seja possível criar processos, e o software automaticamente cria os objetos e comportamentos necessários para oferecer os recursos básicos para um módulo de processo.
Além do objeto de nível superior, criar um novo módulo cria os seguintes objetos:
- Designação
- Categoria
- Ponto de escalação
- Nota
- Lembrete
- Destinatário de lembrete
- Tarefa
- Designação de tarefa
- Categoria de tarefa
- Ponto de escalonamento de tarefas
- Nota de tarefa
- Lembrete de tarefa
- Destinatário de lembrete de tarefa
Para criar um novo módulo:
- No Designer de Objetos, selecione o nó Módulos, no topo da árvore Objetos de Negócios.
- Na lista Ações, clique em Novo Módulo.
A caixa de diálogo Novo Módulo é exibida. - Na caixa Título do Módulo, digite o nome do módulo que deseja criar. Por exemplo, Gerenciamento de Instalações.
- Na caixa Título do Objeto de Nível Superior, digite o nome que deseja usar para o objeto de processo de nível superior. Por exemplo, Solicitação de Instalações.
- Clique em OK.
O diálogo Novo Módulo se fecha, e o novo módulo e seus objetos iniciais são criados. - Clique em
.
O novo módulo e seus objetos iniciais são salvos.
Agora você pode adicionar novos objetos e atributos ao novo módulo conforme necessário, e conceber janelas, processos, consultas e demais elementos, assim como em qualquer outro módulo.
Para obter informações sobre como criar uma ação Reinicializar em um novo módulo, consulte Reinicializar: alternando entre processos dentro de um módulo.
Usando processo a partir de um novo módulo com o Catálogo de Serviços
Se você quiser usar um processo a partir de seu novo módulo com o Catálogo de Serviços, será necessário adicionar o comportamento ConfigurationItemType Relationship ao objetos de nível superior.
Para configurar um novo módulo para trabalhar com o Catálogo de Serviços:
- No Designer de Objetos, abra o objeto de nível superior que você de seja usar com o Catálogo de Serviços.
- Clique no nome do objeto no topo da árvore Atributos e, em seguida, na grade Propriedades, clique em
junto a Comportamentos.
A caixa de diálogo Seleção de Comportamentos é exibida. - Na lista Itens disponíveis, selecione ConfigurationItemType Relationship e, em seguida, clique em
.
O ConfigurationItemType Relationship será movido para a lista de Itens Selecionados. - Clique em OK e, em seguida, clique em
.
Os atributos Item de Configuração, Tipo do Item de Configuração e Referência do Tipo Item de Configuração são adicionados ao objeto.
Bloqueando e transferindo módulos
Se você estiver logado no Console como um usuário que tem a cultura definida para o idioma-padrão, será possível exportar módulos bloqueados usando o Design Transfer para que eles sejam importados para outros bancos de dados.
Quando você tiver bloqueado um módulo, será possível usar o Design Transfer para exportar apenas o módulo inteiro. Não é possível exportar janelas individuais, processos e assim por diante de um módulo bloqueado, a menos que você o desbloqueie. As ramificações que correspondem aos módulos bloqueados na pasta Service Desk na árvore Exportar no Design Transfer serão removidas.
Quando você bloquear um módulo, terá que fornecer duas senhas: uma senha de publicador e uma senha de assinante. A senha de publicador bloqueia o módulo para edição e o disponibiliza para exportação. A senha de assinante permite que a pessoa que importou um módulo para um banco de dados diferente desbloqueie-o e altere-o. Se um assinante NÃO DESBLOQUEAR o módulo importado, ele poderá aceitar futuras versões dos módulos fornecidos pelo publicador como atualizações do módulo. Se um assinante DESBLOQUEAR o módulo importado, ele não poderá mais aceitar atualizações.
Nunca forneça a senha do publicador quando você fornecer um módulo exportado. Esta senha não é apenas para o publicador desbloquear o módulo para que ele seja modificado para gerar uma nova versão a ser dada aos assinantes.
Para bloquear e exportar um módulo:
- Na árvore Objetos de Negócio, no Designer de Objetos, selecione o módulo que deseja exportar.
- Na lista Ações, clique em Bloquear.
A caixa de diálogo Bloquear o Módulo é exibida. - Insira e confirme uma Senha de Publicador e uma Senha de Assinante e clique em OK.
O módulo é bloqueado. Não é mais possível editar o módulo. - Inicie o Design Transfer.
Se você estiver logado no Console como um usuário com a cultura definida para o idioma-padrão, a árvore Exporte inclui uma nova pasta chamada Módulos. - Na árvore Exportar, expanda a pasta Módulos.
Os módulos que estão bloqueados aparecem. - Selecione o módulo que você deseja exportar e clique em Exportar Módulo.
O diálogo Validação da Senha do Publicador é exibido. - Insira a senha do publicador para o módulo selecionado e clique em OK.
A janela Salvar como é exibida. - Selecione uma pasta e um nome de arquivo para o arquivo XML e clique em Salvar.
Todo o módulo é exportado para o arquivo XML especificado. Isso pode levar vários minutos. - Passe o arquivo XML e a Senha de Assinante para o assinante.
NÃO forneça a Senha de Publicador.
Quando um assinante tem o arquivo XML, eles podem importar o módulo para seu próprio banco de dados.
Para importar um módulo:
- Inicie o Design Transfer e exiba a árvore Importar (
).
- Na lista Ações, clique em Abrir arquivo de importação.
A janela Abrir é exibida. - Selecione o arquivo XML fornecido a você.
O arquivo é validado. - Na lista Ações, clique em Importar.
O módulo é importado. Isso pode levar vários minutos.
Quando você tiver importado o novo módulo, é possível usar todos os recursos conforme fornecidos.
Limitações de módulos bloqueados
Se você tiver um módulo bloqueado, ainda é possível adicionar consultas do Web Access e criar, atualizar e excluir instâncias de níveis de serviço, listas ordenadas, listas de referências e categorias para o módulo.
Se você deseja modificar o módulo usando o Designer de Objetos, o Gerenciador de Janelas, o Designer de Processos, o Designer de Consultas e Relatórios ou o Designer de Modelos, é preciso primeiro desbloqueá-lo usando o Designer de Objetos.
Para desbloquear um módulo para edição:
- Selecione o módulo na árvore Objetos de Negócio, no Designer de Objetos e, na lista Ações, clique em Desbloquear.
A caixa de diálogo Desbloquear Módulo é exibida. - Selecione o botão de opção Assinante, insira a senha de assinante para o módulo e clique em OK.
O módulo será desbloqueado e poderá ser editado.
Se você desbloquear um módulo, não será possível aceitar atualizações do publicador do módulo.
Importando uma atualização para um módulo
Se você nunca tiver desbloqueado um módulo, poderá importar atualizações para ele que são fornecidas pelo publicador. As alterações feitas a um módulo atualizado são mescladas em um módulo original. Se categorias, listas ordenadas, listas de referência ou níveis de resposta forem diferentes, será perguntado quais deles você quer manter.
Quando importar um módulo atualizado, você será informado sobre todos os objetos e atributos que foram removidos do módulo, para que seja possível corrigir quaisquer consultas do Web Access, Crystal Reports e assim por diante, que foram criadas por você e que podem ter como base esses objetos e atributos.
Excluindo módulos
Você pode excluir certos módulos desbloqueados do banco de dados usando a ação Excluir Módulo no Designer de Objetos. Os módulo que você não pode excluir são:
- Sistema
- Metadados
- Vida útil
- Interface de usuário
- Gerenciamento de usuário
- Qualquer conexão de dados
- Qualquer módulo externo.
- Informações de gerenciamento
- Management Suite
Não é possível excluir módulos que estão associados a outros módulos até que você tenha removido essas associações.