Dicas para a criação do banco de dados
Quando você criar seu banco de dados, primeiro será necessário pensar sobre as diferentes áreas de negócios (módulos) que deseja, como Gerenciamento de Solicitações, Gerenciamento de Alterações e assim por diante. Em seguida, será possível decompor as informações que você deseja manter como assuntos separados (objetos de negócio) e informar ao banco de dados como esses objetos de negócio estão relacionados uns com os outros. Assim, é possível reunir as informações corretas sempre que precisar.
Determinar o propósito de seu banco de dados – o primeiro passo para a criação do banco de dados é determinar o propósito e como ele será utilizado. Isso lhe dirá quais informações você quer do banco de dados.
Determinar os módulos que você deseja – quando você tiver o claro propósito para seu banco de dados, será necessário determinar as diferentes áreas de negócio (módulos) que deseja, como Gerenciamento de Solicitações e Gerenciamento de Alterações.
Determinar os objetos de negócio de que precisa – quando você tiver um propósito claro para seu banco de dados, será possível dividir as informações em assuntos separados sobre os quais você precisa armazenar fatos. Eles são chamados objetos de negócio. Procure as informações que pretende obter de seu sistema e divida-as em assuntos fundamentais, tais como Usuários, Problemas, ICs e assim por diante. Cada um desses assuntos é um candidato adequado a um objeto de negócio.
Determine os atributos de que precisa - Decida quais informações você quer registrar sobre cada objeto de negócio. Estes são os atributos.
Determine os relacionamentos - Procure pela informação que você quer representar e decida como os dados em um objeto de negócio estão relacionados a dados em outros objetos de negócio.
Problemas típicos do projeto
Há muitas armadilhas comuns que você pode encontrar quando construindo seu banco de dados. Esses problemas podem fazer com que informações sejam mais difíceis de serem utilizadas e mantidas. A seguir, apresentamos alguns indícios de quando você precisa reavaliar o design de seu banco de dados.
- Você tem um objeto de negócio com um grande número de atributos que não estão todos relacionados ao mesmo assunto. Por exemplo, um objeto de negócio pode ter atributos pertencentes a seus usuários, bem como atributos que contenham informações de Problemas. Tente garantir que cada objeto de negócio contenha informação sobre apenas um único assunto.
- Você possui atributos propositadamente deixados em branco em várias instâncias de objeto de negócio, porque eles não são aplicáveis àquelas instâncias de objeto de negócio. Isso normalmente significa que os atributos pertencem a outro objeto de negócio.
- Você possui um grande número de objetos de negócio, muitos dos quais contêm os mesmos atributos. Por exemplo, você tem objetos de negócio separados para vendas em janeiro e vendas em fevereiro, ou para clientes locais e clientes remotos, nos quais você armazena o mesmo tipo de informação. Tente consolidar toda a informação pertencente a um único assunto em um objeto de negócio. Você também pode precisar adicionar um atributo para adicionar um tipo de instância, por exemplo, Data de vendas.