Tipos de persistência
Tipos de persistência permitem que valores sejam automaticamente gerados, em vez de serem determinados pelo usuário. Os seguintes tipos de persistência estão disponíveis:
- CriarDataHora – determina a data e a hora em que o registro foi criado
- AtualizarDataHora – determina a data e a hora em que o registro foi atualizado
- CriarIdentidade – determina um número único, por exemplo, Alterar ID
- CriarUsuário – determina o usuário que criou o registro
- AtualizarUsuário – determina o usuário que atualizou o registro
Você pode determinar os tipos de persistência para os seguintes tipos de dados: DataHora, Int32 e Objeto (onde o relacionamento é para com Sistema | objeto de negócio Usuário).
Atributos Data e hora
Há dois tipos principais de atributos de data e hora. Se você quiser que data e hora sejam gerados, então terá que determinar o tipo de persistência. Se quiser que usuários possam determinar uma data, por exemplo, quando um lembrete for enviado, ou determinar a data de nascimento de um funcionário, você não precisa determinar o tipo de persistência - deixe a propriedade em branco.
Quando você cria um atributo data/hora, você precisa indicar se quer registrar a data e a hora em que o registro foi criado, ou a data e a hora em que o registro foi atualizado. O valor no atributo de data/hora não irá mudar se você selecionar a data/hora de criação. Se você selecionou a data/hora de atualização, então o valor se altera a cada vez que o registro for atualizado.
Para criar um atributo de data/hora:
- Na árvore Objetos de negócio, selecione o objeto de negócio relevante e clique em Novo atributo na lista Ações.
Um novo atributo é exibido na árvore Atributo, com o nome padrão, [Novo atributo], selecionado. - Digite um nome para o novo atributo e pressione Enter.
- Isso será inserido como propriedade do Título e não precisa ser exclusivo. O nome é gerado automaticamente a partir de título, removendo espaços. O nome deve ser exclusivo.
- Na grade Propriedades, ao lado de Tipo de dados, selecione Data hora.
A caixa de diálogo Tipo de persistência é exibida.
Isso se aplica apenas a números gerados automaticamente. Se quiser especificar uma data, por exemplo, uma data de nascimento ou algo similar, deixe essa propriedade em branco.
- Selecione as devidas opções, então clique em OK.
- Complete as informações restantes para o atributo.
Para obter mais informações sobre quais são as propriedades, clique sobre a propriedade desejada. A Ajuda é exibida embaixo na grade Propriedades.
- Clique em
.
Criar atributos número de série
Atributos de identidade são números de série internos, ou quaisquer atributos que você queira aumentar automaticamente, sem necessidade de intervenção do usuário. Por exemplo, você pode dar um número de série para cada bem que sua empresa possui, ou a cada número de funcionário, ou Id do incidente e assim por diante.
Para criar um atributo de identidade:
- Crie um novo atributo com o Tipo de dados Int32.
A caixa de diálogo Tipo de persistência é exibida.
Isso se aplica apenas a números gerados automaticamente. Se você quiser determinar um número manualmente, deixe essa propriedade em branco. - Selecione as devidas opções, então clique em OK.
- Complete as informações restantes para o atributo.
- Clique em
.
Atributos de usuário
Você pode automaticamente gravar o nome do usuário que criou ou atualizou um registro específico dentro de seu banco de dados. Por exemplo, você pode gravar o nome do usuário que registrou um Incidente, e você pode também gravar quem adicionou uma nota àquele incidente. Essa informação é obtida a partir das informações de logon do usuário em questão e é gravada automaticamente. Não há necessidade de intervenção do usuário.
Para criar um atributo de usuário, é preciso criar um relacionamento entre o objeto de negócio desejado e o objeto de negócio definido pelo Usuário.
Para obter mais informações sobre relacionamentos, consulte Criação de relacionamentos.
Para criar um atributo de usuário:
- Na árvore Objetos de negócio, abra o objeto de negócio relevante, depois abra a pasta Sistema.
- Arraste Usuário até o objeto de negócio desejado.
Uma caixa de mensagens de relacionamento é exibida, dizendo a você que um relacionamento foi criado para acessar o Usuário a partir do objeto de negócio relacionado. Você será perguntado se gostaria de acessar todas as instâncias do objeto de negócio a partir do objeto de negócio Usuário.
Se você estiver criando uma relação entre o usuário e as modificações, então provavelmente você escolherá Sim – você escolherá um usuário e depois escolherá para ver todas as mudanças associadas com o usuário. Se você estiver criando uma relação entre o usuário a nota, então provavelmente você escolherá Não – você escolherá um usuário e depois analisará todas as mudanças associadas com o usuário.
- Clique em Sim ou Não, conforme desejar.
A caixa de diálogo Tipo de persistência é exibida. - Selecione as opções relevante e, em seguida, clique em OK.
- Determine as propriedades restantes, depois salve a informação que determinou.