Usar a ação Criar em um processo
Depois de adicionar a ação Criar ao devido relacionamento no Designer de objeto (consulte Adicionar a ação que cria objetos), você pode usar a ação nos seus projetos de processo.
Você pode usar a ação como ou uma ação opcional, normal ou automática. Os procedimentos abaixo descrevem como usar um Grupo de criação. Você poderia usar uma ação Criar usuário ou Criar IC de forma semelhante.
Para adicionar Grupo de criação como uma ação opcional em um processo:
- No Designer de processos, desative e abra o processo desejado.
- No diagrama de processo, selecione o status onde você quer adicionar a ação opcional.
- Na grade Propriedades, ao lado das Instâncias de ação opcionais, clique em
.
A caixa de diálogo Instâncias de ação opcionais é exibida. - Na lista Instâncias de ação disponíveis, selecione a ação que você adicionou no Designer de objeto (no nosso exemplo, selecione Grupo de criação) e clique em
.
A ação é movida para a lista Instâncias de ação selecionadas.
Ao projetar uma janela para o item que você está criando com esta ação, você pode adicionar dados iniciais à janela. - Na lista Instâncias de ação selecionadas, selecione Grupo de criação e na grade de Propriedades, ao lado de Dados de instância de ação, clique em
.
A janela Grupo é exibida. - Insira todos os valores que você quer que sejam exibidos na janela no início do tempo de execução e clique em OK.
A janela fecha.
Se a ação selecionada criar um objeto de nível superior (IC, Usuário ou o Grupo), você pode especificar qual subclasse é criada usando a propriedade de Tipo de objeto. Se você não definir a propriedade Tipo de objeto para um objeto de nível superior, quando o usuário clicar na ação durante o tempo de execução, será solicitado que eles selecionem o tipo de objeto. - Ao lado da propriedade Tipo de objeto, clique em
.
A caixa de diálogo de seleção do tipo de objeto, que permite que você selecione o tipo específico de objeto que você deseja criar, é exibido.
Você pode selecionar um valor específico para o tipo de objeto ou pode determinar qual o tipo de objeto para criar em tempo de execução, com base no valor de um tipo de objeto relacionado à instância de processo específico. - Selecione o botão de opção de Valor absoluto e escolha um valor da lista ou selecione a opção Valor do tempo de execução e escolha um valor na árvore de atributos exibida.
Se você não selecionar nada, uma caixa de diálogo é exibida no tempo de execução para que o usuário faça a seleção do tipo. - Clique em OK.
A caixa de diálogo Seleção do Tipo de objeto é fechada. - Clique em OK.
A caixa de diálogo Instâncias de ação opcionais fecha.
O procedimento para adicionar a Grupo de criação a uma ação manual é similar.
Para adicionar Grupo de criação como uma ação manual em um processo:
- No Designer de processos, desative e abra o processo desejado.
- A partir da Caixa de ferramentas, arraste a Instância de ação sobre o espaço de trabalho.
A caixa de diálogo Selecionar Ação é exibida. - Selecione a instância de ação desejada e clique em OK.
- Visualize a grade Propriedades.
- No espaço de trabalho, selecione a Instância de ação que você adicionou e defina as propriedades na grade Propriedades .
Título – o nome da ação que será exibida na lista Ações.
Dados da instância de ação – permite que você defina os valores iniciais que aparecerão na janela durante a execução.
Tipo de objeto – permite que você defina o tipo de objeto sendo criado, no caso de um objeto de nível superior; se você não definir um valor, será solicitado ao usuário que escolha o subtipo que eles querem durante a execução. Quanto a uma ação opcional, você pode definir um valor absoluto ou de tempo de execução para o tipo de objeto. - Termine o design do processo como de costume.
O procedimento para ações automáticas é levemente diferente porque você precisa especificar o tipo de objeto se a ação foi criada para o objeto de nível superior – você não pode deixar o tipo de objeto ser selecionado no tempo de execução para uma ação automática.
Para adicionar Grupo de criação como uma ação automática em um processo:
- No Designer de processos, desative e abra o processo desejado.
- A partir da Caixa de ferramentas, arraste a Instância de ação automática para o espaço de trabalho.
A caixa de diálogo Selecionar Ação é exibida. - Selecione a instância de ação desejada e clique em OK.
Se a ação foi criada para o objeto de nível superior, a caixa de diálogo de seleção de Tipo de objeto será exibida. Se a ação foi criada para uma subclasse, a janela para a subclasse aparece imediatamente. - Determine o tipo de objeto conforme necessário e clique em OK.
A janela do objeto é exibida. - Preencha a janela conforme necessário e clique em OK.
Para obter mais informações sobre como especificar valores dinâmicos para instâncias de ação automática, consulte Especificar valores dinâmicos para ações automáticas.