Diretrizes para o desenvolvimento de novos processos
Antes que você crie um novo processo, recomendamos que você primeiro entenda o que quer fazer. Os passos abaixo fornecem uma orientação para o desenvolvimento de novos processos.
O primeiro passo é planejar o processo no papel, para que você visualize do que quer fazer. Você está usando um processo manual que você conhece bem? Você pode melhorar o processo manual? Recomendamos que você converse com as pessoas que executam estas tarefas diariamente e peça conselhos. Eles são cruciais a distribuição bem-sucedida dos novos processos.
O próximo passo é dividir os estágios do processo.
- Quais são os estágios exigidos desde o primeiro até o último Status?
- Em cada estágio do processo, pense sobre as informações que precisam ser coletadas no processo.
As perguntas a seguir podem ajudar você a pensar sobre o que você quer executar. - Você tem os objetos de negócio, atributos e relacionamentos necessários no lugar? Em caso negativo, você pode adaptar os existentes ou precisa criar novos?
- Quais janelas você quer que os usuários vejam? Você tem alguma janelas existentes que servem ao processo, ou você precisa criar novas?
- Os usuários devem ver uma janela (para fornecer mais informações, por exemplo), ou eles podem clicar uma instância de ação na lista Ações para confirmar que uma ação está concluída para continuar o processo?
- Quem precisa concluir esses passos; quais designações tem que ser feitas? Você sabe para quem quer que o processo seja designado? No exemplo usado neste capítulo, toda designação do processo é feita pelo departamento de Recursos humanos. Eles supervisionam o processo, assegurando que cada tarefa seja completada e que todas as condições foram atendidas. Você tem uma idéia de uma função específica para supervisionar este processo, grupo ou usuário específico? Você pode especificar qualquer ou todos os itens acima.
Se os objetos de negócio e janelas padrão não atendem seus requisitos para o novo processo, uma idéia boa é criá-los antecipadamente. Você pode indicar que uma janela específica seja usada para um processo específico. Por exemplo, você pode ter dois processos diferentes e você pode especificar janelas iniciais diferentes para estes. Para obter informações sobre a criação de Objetos de negócio, consulte Objetos de negócio.