Ações do processo

Instâncias de ação são atividades que medem o progresso do processo para um novo status ou permite que você adicione dados (como uma nota) no processo, sem alterar seu status. Existem três tipos de instância de ação: padrão, automático e opcional.

Para obter mais informações sobre ações manuais, consulte Ações manuais. Para obter mais informações sobre instâncias de ação automáticas, consulte Ações automáticas. Para obter mais informações sobre ações opcionais, consulte, Ações opcionais.

As instâncias de ação que forem incluídas em um processo aparecem na lista Ações no espaço de trabalho quando o processo atinge o status adequado.

Geralmente, quando se clica em ações opcionais ou manuais na lista Ações, a janela correspondente será exibida permitindo que você especifique as informações necessárias para a ação, por exemplo, uma atribuição. É possível previamente preencher as janelas com informações estáticas ou dinâmicas, se necessário. Informação estática é um valor específico para todas as instâncias de processos, por exemplo, a atribuição de uma tarefa em uma etapa em particular , ou um título específico para uma nota.

Também é possível criar instâncias de ação que não exibem a janela quando a ação é usada. Elas são úteis se deseja que um usuário complete uma ação, mas não precisamos dele para registrar qualquer informação adicional. Para obter mais informações, consulte Criar uma nova ação.

Quando se alcança uma ação automática, embora uma janela ainda exista, ela não será exibida para o usuário. Por exemplo, você pode não precisar que uma janela apareça para uma autorização, mas é necessário gravar a informação sobre a ação, como o nome da pessoas que autorizou o processo. Esta informação pode ser automaticamente inserida na janela, que você pode visualizar, em uma fase posterior se for necessário. Você pode definir os dados estáticos ou dinâmicos que aparecem nessa janela. Informações dinâmicas mudam, de acordo com alguma informação específica já registrada na instância do processo - como uma atribuição para o usuário atual, ou usar o título de um processo atual como título de uma nova tarefa.

Ao projetar um processo, você às vezes deve fazer mudanças a ou um objeto ou uma janela que é usada pelo processo. Você pode fazer isto a partir do diagrama de processo clicando com o botão direito no ícone da Ação necessária e em Modificar janela de ação ou Modificar objeto de ação. O objeto ou janela para a ação aparece no designer apropriado. Algumas ações podem ter múltiplas janelas associadas. Neste exemplo, uma caixa de diálogo aparece de que você pode selecionar a janela necessária.

Ações em execução nos processos relacionados

Geralmente, as ações são executadas no objeto em que o processo está baseado (por exemplo, adicionando uma Nota à uma Solicitação ou aprovando uma Alteração). No entanto, também é possível usar ações relacionadas para executar ações em um ou mais processos relacionados. Por exemplo, a partir de uma Alteração, é possível usar uma ação relacionada para avançar um Problema anexado para uma novo status ou adicionar uma nota a todos os Incidentes anexados.

Para obter informações sobre ações relacionadas, consulte Ações em execução nos processos relacionados.