Janelas dinâmicas

Você pode definir dinamicamente se um campo em uma janela no Web Access ou no Ivanti Workspaces é ou não obrigatório, somente leitura ou oculto, com base em valores selecionados em outro lugar da janela.

Exemplos de uso incluem:

  • exibir campos adicionais quando uma Categoria ou Usuário específico é selecionado
  • tornar um campo obrigatório se uma Urgência específica é selecionada
  • tornar um campo de Localização editável se uma caixa de seleção Fora do Escritório é selecionada

Janelas dinâmicas estão disponíveis apenas para Web Access e Ivanti Workspaces e são desenvolvidas usando cálculos que são adicionados aos atributos no Designer de Objetos. Novas Funções de Janela foram adicionadas ao editor de cálculos que estão disponíveis para esses Cálculos de Janela. Exemplo de cálculos são fornecidos e explicados mais tarde (ver Exemplos de cálculos de janela) e também está disponível a partir do site da Comunidade do Ivanti.

Para obter mais informações sobre criar cálculos e usar o editor de cálculos, consulte Cálculos.

As Funções de Janela são:

:SetHidden(attribute, True/False) (mostra e oculta atributos)

:SetMandatory(attribute, True/False) (faz atributos obrigatório ou não-obrigatório)

:SetMandatory(attribute, True/False) (faz os atributos somente leitura ou editável)

(onde atributo é o nome do campo que você deseja aplicar a função para)

Se todos os campos em uma caixa de grupo são definidos para ser oculto, então a caixa de grupo também é oculto. Se um dos campos em uma caixa de grupo são definidos para ser visível, então a caixa de grupo também se torna visível.

Atributos que são definidos para ser obrigatório no nível do objeto no Designer de objeto não pode ser feito não obrigatório usando uma função de janela.

Esses cálculos são para apenas para Web Access e Ivanti Workspaces. Eles não estão disponíveis para manipular janelas no console.

Planejar seu design da janela

Cálculos para controlar essas propriedades das janelas exigem três atributos para ser adicionada à janela:

  • o atributo de acionamento – o atributo que faz com que o cálculo seja executado quando você alterá-lo; esse atributo também deve ter a propriedade É calculado na mudança definida como Verdadeiro no Gerenciador de janelas e ser adicionado ao painel de Dependências do editor de cálculo
  • o atributo de alvo– o atributo que muda como resultado de cálculo
  • o atributo de cálculo – o atributo string no objeto da janela que armazena o cálculo

Para ajudá-lo a identificar os atributos de alvo e os atributos de acionamento para seus cálculos de janela, você pode achar que é útil para escrever um requisito para o cálculo na forma:

Quando <trigger field> é definido como <value>, Eu quero alterar <property> do <target field> para <true/false>.

Por exemplo, se você deseja que o campo IC a aparecer quando a Categoria para um incidente é definida como Hardware, você escreveria:

Quando Categoria é definido como Hardware, eu quero alterar a propriedade SetHidden do campo IC para falso.

A partir disso, você pode ver que o atributo de acionamento é Categoria, o atributo de alvo é IC e a Função de janela que você deseja usar é:SetHidden(,). Você quer fazer o :SetHidden(,) valor falso porque você não deseja que o campo CI para ser oculto.

Atributos do alvo que você pode atualizar dinamicamente são:

  • controles de data e hora
  • listas suspensas
  • listas de categoria
  • campos de texto e numérico

Estes cálculos podem ser acionados por alterações:

  • selecionador de data controla
  • booleanos (ambas caixa de seleção e suspensa)
  • listas suspensas
  • listas de categoria

Embora esses atributos devem estar presentes na janela, você pode ocultá-los, se necessário, definindo a propriedade ShowOnWindow para Falso no Gerenciador de janela. Você pode encontrá-lo útil ter o atributo de cálculo visível na janela enquanto você estiver criando a janela dinâmica, para ajudá-lo a design e depurar o seu cálculo e depois ocultá-lo, quando a janela fica ativa.

Existem regras sobre o uso de cálculos janela. Em um design de janela única, você pode usar:

  • muitos atributos de cálculo para atualizar muitos atributos de alvo diferente
  • um cálculo com um atributo de acionamento para atualizar muitos atributos de alvo
  • um cálculo com muitos atributo de acionamento para atualizar muitos atributos de alvo

No entanto, não usar:

  • muitos atributos de cálculo para atualizar o mesmo atributos de alvo

As razões para essas regras são dadas neste parágrafo, mas você não precisa ler isso fornecendo-lhe seguir as regras acima. Todos os cálculos de janela sobre uma janela executa quando as janelas abrem, bem como quando o atributo de acionamento for alterado. Isto assegura que quando a janela abre, ele aparece apropriadamente para os dados que são exibidos nele. No entanto, você não pode controlar a ordem em que os cálculos executam quando a janela abre. Isso significa que você precisa ter certeza de que cada atributo de alvo é atualizado por apenas um cálculo, ou seus cálculos dará resultados imprevisíveis quando uma janela abre. Você pode criar um cálculo que usa mais de um atributo de origem para atualizar um atributo de alvo único, ou criar um cálculo que atualiza mais de um destino, mas não design uma janela que tem mais de um cálculo para cada atributo de alvo.