Estruturas IC
Um dos principais benefícios que o gerenciamento de configuração fornece é a modelagem de relacionamento entre os componentes de TI. Depois de identificar esses relacionamentos, você pode criar conexões entre os ICs para modelar a situação do mundo real. Por exemplo, uma estação de trabalho é composta de um computador desktop, sistema operacional e aplicativos de software. A estação de trabalho está conectado a e usa a rede. A compreensão adequada das relações entre os componentes de TI torna possível executar a análise de impacto detalhado sobre uma proposta de alteração.
- Estação de trabalho
- Servidor de Rede
- Impressora da Rede
- Sistema Operacional
- Aplicativos de Software
Gerenciamento de configuração permite gerenciar os componentes de TI e relacionamentos que você cria, o que é particularmente útil para o gerenciamento de Alteração e Problema. Por exemplo, se você fizer uma alteração para um IC, você pode usar os relacionamentos definidos para avaliar o impacto da alteração em outros componentes. Você também pode usar o gerenciamento de configuração para identificar quais ICs são a causa raiz de incidentes e assim por diante.
Você pode vincular ICs dentro de uma estrutura de formas variadas. No diagrama abaixo, uma impressora está conectada a um PC. O PC é o pai da impressora, a impressora é o filho do PC.
- Pai
- Filho
Quando você vincular dois itens juntos, o item que você seleciona primeiro automaticamente é feito o IC pai. A seta de relacionamento aponta na direção do impacto. Em outras palavras, ele mostra que o IC filho é afetado se algo acontecer com o IC pai, mas não o contrário.