Particionamento de dados

O particionamento de dados permite que você controle quais dados um usuário pode ver. Por exemplo, você pode configurar seu sistema de tal forma que os clientes (usuários finais) possam ver apenas as solicitações que eles registraram ou de tal forma que possam ver apenas as solicitações atribuídas aos seus grupos de suporte atuais.

Você pode determinar quais dados são particionados e quais não: por exemplo, você pode definir o particionamento para que todos os incidentes, problemas e alterações sejam particionadas, mas categorias e ICs não.

Você pode também determinar para quais clientes ou grupos de suporte o particionamento de dados está habilitado.

Todos os tipos de usuários (Analista, Usuário final, Gerente de contas e Contato) podem ser membros de todos os tipos de grupo (Grupo de suporte, Empresa, Cliente e Fornecedor) e podem alternar seu grupo atual entre estes diferentes tipos de grupo. Isto permite que você configure sistemas, por exemplo, onde um analista está associado a um cliente específico.

Uma vez que um usuário pode estar em diferentes tipos de grupo, ambos os tipos de particionamento de dados podem potencialmente ser vistos por todos os tipos de usuários. O tipo de particionamento observado depende do tipo do grupo em que um usuário está atualmente. Se um analista alternar para um grupo de clientes, eles podem ver o particionamento de clientes; se alternarem novamente para um grupo de suporte, podem ver o particionamento de analistas.

Por padrão, os clientes podem ver apenas dados associados a eles mesmos e analistas podem ver apenas dados que tenham um último grupo designado que corresponda ao grupo atual.

No entanto, você pode definir o atributo relacionado usado para definir o particionamento de dados para cada Tipo de usuário. Por exemplo, você pode decidir por permitir que os analistas vejam apenas dados associados a seus escritórios ou permitir que os usuários finais possam ver apenas dados em uma determinada categoria.

Um exemplo de particionamento de dados

Considere o seguinte conjunto de solicitações:

ID do incidente

Cliente

Último grupo designado

Escritório

1

Cliente A

TI

U.K.

2

Cliente B

TI

US

3

Cliente C

Hardware

U.K.

4

Cliente B

TI

US

5

Cliente A

Hardware

U.K.

Sem nenhum particionamento habilitado, todos os analistas (e clientes permitidos a acessarem) podem ver todas as cinco solicitações.

Com o particionamento padrão habilitado, os analistas cujo grupo atual for IT visualizam apenas as solicitações 1, 2 e 4. O Cliente B visualizar somente as solicitações 2 e 4.

No entanto, se você usar o atributo Office como o atributo de particionamento, um analista do escritório do Reino Unido verá somente as solicitações 1, 3 e 5 – independentemente de qual grupo de suporte esteja. De forma semelhante, analistas no escritório dos Estados Unidos verão somente as solicitações 2 e 4.

Você não precisa habilitar o particionamento para todos os grupos – você pode deixar alguns grupos usando dados não-particionados. Desta forma você pode desenvolver um sistema onde alguns grupos veem todos os dados e alguns veem apenas os dados diretamente relevantes a eles.