Gerenciamento de solicitações: Solicitação de pacote
O processo Solicitação de pacote fornece um processo que lida com solicitações de Pacotes – ou seja, coleções de serviços em uma só solicitação. O processo lida com a autorização do Pacote, e automaticamente cria uma Solicitação filha para cada serviço contido em um Pacote. Quando todas as Solicitações-filha estiverem completas, a Solicitação de pacote pode ser concluída.
A Sequência de autorização no início deste processo é a mesma que a do processo Solicitação de serviço genérico descrita na página Gerenciamento de solicitações: Solicitação de serviço genérico.
Quando as autorizações forem concluídas, o originador será notificado que sua solicitação foi autorizada. Então surgem duas ações automáticas que criam a Solicitação filha para o Serviço com o qual o Pacote se compromete:
- A primeira preenche o Pacote na Solicitação pai com o pacote selecionado como o Item de serviço na Solicitação pai. O campo Pacote não é adicionado à janela Solicitação.
Isso utiliza o seguinte cálculo:
import System
static def GetAttributeValue(Request):
Value = null
if Request._ConfigItemRequested != null:
if Request._ConfigItemRequested.Class.Name == "Bundle":
Value = Request._ConfigItemRequested
return Value
As linhas 3 e 4 deste cálculo são indentadas com um espaço; a linha 5 é indentada com dois espaços; a linha 6 é indentada com três espaços; e a última linha não é indentada.
Este cálculo define o valor do campo Pacote para o valor selecionado no campo Item de serviço na janela Solicitação, se o Item de serviço selecionado for um pacote.
Esse cálculo funciona definindo o valor do campo Pacote como nulo (vazio). Então, se o valor do campo ConfigItemRequested na Solicitação não for nulo, ele verifica se o Nome da Classe do campo ConfigItemRequested está definido como Pacote. Se sim, isso significa que ConfigItemRequested é um pacote (o ConfigItemRequested é armazenado no campo Item de serviço na janela Solicitação).
Se o cálculo determinar que o ConfigItemRequested selecionado é um pacote, então o cálculo define o valor do campo Pacote como sendo o valor selecionado no campo Item de serviço na janela Solicitação.
- A segunda ação automática preenche os campos Item de serviço, Tipo de solicitação e Processo nas Solicitações-filha com os valores requisitados para cada IC do pacote.
Isso é feito usando um tipo de valor que remete ao Pacote do qual você copiou a primeira ação automática.
Os ICs no pacote são armazenados em uma coleção chamada Itens de catálogo, que é uma relação com objeto vinculante chamado Configurar pacote de itens. Isto significa que os tipos de valores que você precisa selecionar são:
Item de serviço – _Bundle/CatalogueItems*/ConfigItem.
Tipo de Solicitação – {_Bundle/CatalogueItems*/ConfigItem/CatalogueHierarchy}
Process – {_Bundle/CatalogueItems*/ConfigItem/Lifecycle}
A segunda ação automática também define o atributo boolean O pai é um pacote como True para as Solicitações-filha. Este atributo é então usado nas Solicitações-filha para pular os passos de autorização nas Solicitações-filha.
Se um pacote inclui um IC que não contém um ciclo de vida definido, você irá receber uma Referência de objeto não definida a uma instância de um Objeto de erro. Certifique-se de que todos os serviços que estejam disponíveis pelo Catálogo de serviços tenham um ciclo de vida associado a eles.
Depois que as Solicitações-filha forem criadas, a Solicitação de pacote é concluída, deixando que as Solicitações-filha completem o provisionamento do serviço.
Há ações opcionais Adicionar nota e Adicionar atribuição em cada um dos status Aguardando autorização.