Configuração do quiosque do Windows

A configuração Quiosque do Windows é usada para configurar o quiosque de um ou vários apps nos dispositivos Windows 10. Ao aplicar essa configuração, os usuários do quiosque ficam restritos de acessar recursos fora dos apps de quiosque. É necessário o Windows Bridge para ativar essa configuração.



A seguir são mostrados três modos nos quais a configuração pode ser aplicada.

  • Aplicativo Único
  • Vários aplicativos (lista de busca de aplicativos do dispositivo do Windows)
  • Vários aplicativos (selecione um layout existente na configuração do menu Iniciar)

Os aplicativos usados para uma configuração do quiosque do Windows já devem estar no dispositivo antes da entrada no modo de quiosque do Windows configurado.

Para definir a configuração do Quiosque do Windows:

  1. Acesse Configuração> +Adicionar.

  2. Selecione a configuração Quiosque do Windows.

  3. Insira um nome para a configuração.

  4. Insira uma descrição.

  5. Na seção Definições de configuração, especifique as configurações restantes conforme descrito na tabela a seguir.

    Configuração

    O que fazer

    Selecionar modo Quiosque: selecione qualquer uma três das opções a seguir.
    Aplicativo único

    Selecione essa opção para configurar o modo de quiosque de aplicativo único para um dispositivo.

    1. Na seção Selecionar dispositivo Windows (opcional), escolha um dispositivo Windows 10. Clique em Buscar apps do dispositivo para buscar a lista de apps de um dispositivo. O dispositivo selecionado deve estar sob sua supervisão e exigir registro para buscar os dados do aplicativo com êxito.

      Para ignorar essas etapas, selecione Ignorar esta etapa. Você pode mudar de ideia mais tarde, se desejar.

    2. Clique em Adicionar da lista de apps buscados para adicionar apps da lista buscada.

    3. Selecione um aplicativo único ao clicar no botão de seleção na coluna Nome do aplicativo. Clique em Adicionar novo para adicionar um novo aplicativo à lista. Para excluir um aplicativo da lista, clique no ícone Excluir.
    Vários aplicativos (lista de busca de aplicativos do dispositivo Windows)

    Selecione essa opção para configurar o modo de quiosque de vários aplicativos para um dispositivo.

    1. Na seção Selecionar dispositivo Windows (opcional), escolha um dispositivo Windows 10. Clique em Buscar apps do dispositivo para buscar a lista de apps de um dispositivo. O dispositivo selecionado precisa estar sob sua supervisão, e será necessário fazer registro para poder buscar dados do aplicativo com êxito.

      Para ignorar essas etapas, selecione Ignorar esta etapa. Você pode mudar de ideia mais tarde, se desejar.

    2. Em Layout do menu Iniciar e aplicativos do quiosque, clique em Adicionar da lista de apps buscados. A janela Selecionar aplicativo do quiosque é exibida. Selecione os apps da lista buscada e clique em Usar aplicativo selecionado.

    3. Na seção Permitir apps adicionais, clique em Adicionar da lista de apps buscados. A janela Selecionar aplicativo do quiosque é exibida. Selecione os apps da lista buscada e clique em Usar aplicativo selecionado.

      Os aplicativos permitidos adicionais são considerados como dependências para os aplicativos selecionados em Layout do menu Iniciar e aplicativos do quiosque. Sem os "aplicativos permitidos", o SO não permite a execução desse aplicativo mesmo quando o ícone do aplicativo for exibido no menu Iniciar.



    4. Clique em Adicionar novo para adicionar um novo aplicativo à lista. Para excluir um aplicativo da lista, clique no ícone Excluir. É possível arrastar e mover um aplicativo na lista para qualquer posição.

    5. Nas configurações Outros vários apps, selecione as opções exigidas:
      • Ocultar botão liga/desliga
      • Ocultar o lado a lado do usuário
      • Ocultar barra de tarefas

    Vários aplicativos (selecione um layout existente na configuração do menu Iniciar)

    Se você criou uma configuração de layout do menu Iniciar, é possível importar a configuração e usá-la para configurar o modo de vários aplicativos ao selecionar essa opção.

    1. Na seção Selecionar layout, selecione um layout que foi anteriormente definido como uma configuração do menu Iniciar. As configurações anteriormente criadas com os parâmetros de layout aplicáveis são exibidas na lista suspensa abaixo.

    2. Nas configurações Outros vários apps, selecione as opções exigidas:

      • Ocultar botão liga/desliga
      • Ocultar o lado a lado do usuário
      • Ocultar barra de tarefas

  6. Clique em Avançar.

  7. Selecione uma das opções de distribuição a seguir:

    • Todos os dispositivos
    • Nenhum dispositivo (padrão)
    • Personalizar

  8. Clique em Concluído.

    Para a configuração ter efeito, o dispositivo deve ser reiniciado após a aplicação ou a atualização de uma configuração do quiosque do Windows. Dependendo dos aplicativos para a configuração de quiosque de vários aplicativos, será necessário reiniciar o dispositivo uma segunda vez. Alguns ícones poderão estar ausentes no primeiro login, mas serão exibidos no login após a segunda reinicialização.

O dispositivo deve ser reiniciado após a aplicação, a exclusão ou a atualização de uma configuração de quiosque. Isso pode ser feito com o comando Reiniciar/Desligar no menu de ações do dispositivo. Sem reinicialização:

  • O dispositivo não entra no modo Quiosque automaticamente após a aplicação de uma configuração de quiosque.
  • O dispositivo não sai do modo Quiosque automaticamente após a exclusão de uma configuração de quiosque aplicada.
  • O dispositivo não altera a configuração Quiosque em execução.

Se um dispositivo com uma configuração de quiosque aplicada receber uma configuração atualizada, o SO do Windows no dispositivo removerá um usuário de quiosque existente e recriará um novo usuário de quiosque com uma nova configuração de quiosque. A sessão para o usuário atual deve ser encerrada explicitamente com a reinicialização do dispositivo.

É preferível configurar com arquivos .lnk para uma configuração de quiosque de vários apps e .exe para uma configuração de quiosque de Single-App. Uma configuração importada do menu Iniciar de um dispositivo usa o formato .lnk. Os itens do menu Iniciar criados manualmente para aplicativos .exe podem não ser exibidos no menu Iniciar da configuração de quiosque de vários apps dependendo do aplicativo .exe.

Por exemplo, o Windows Media Player pode ser adicionado ao menu Iniciar usando um dos seguintes arquivos .lnk:

  • %ALLUSERSPROFILE%\Microsoft\Windows\Start Menu\Programs\Accessories\Windows Media Player.lnk
  • %ALLUSERSPROFILE%\Microsoft\\Windows\Start Menu\Programs\Windows Media Player.lnk

Se esse aplicativo for adicionado diretamente com algum dos arquivos .exe a seguir, um ícone correspondente não será exibido. Até mesmo o primeiro caminho .exe é usado internamente nos arquivos .lnk acima:

  • C:\Program Files (x86)\Windows Media Player\wmplayer.exe
  • %ProgramFiles(x86)%\Windows Media Player\wmplayer.exe
  • C:\Program Files\Windows Media Player\wmplayer.exe

Para a configuração de quiosque de Single-App, é possível adicionar argumentos ao arquivo .exe. E.g. '%ProgramFiles%\Internet Explorer\iexplore.exe -k www.bing.com'. Entretanto, o ícone para o aplicativo .exe com argumentos não é exibido no menu Iniciar no caso de uma configuração de vários apps. Se precisar de um aplicativo .exe com argumentos na configuração de quiosque de vários apps, use o arquivo .lnk, que possui argumentos internamente. A extensão .lnk não funciona com uma configuração de quiosque de Single-App.

Dependências no modo de quiosque de vários apps

Os aplicativos Win32/64 podem exigir que dependências sejam adicionadas à seção Apps adicionais permitidos no modo de quiosque de vários apps. 'Apps adicionais permitidos' não são exigidos para um modo de quiosque de Single-App.

Exemplo 1: para o aplicativo Windows Media Player, as seguintes dependências são exigidas no modo de quiosque de vários apps:

  • C:\Program Files (x86)\Windows Media Player\wmplayer.exe
  • %ProgramFiles(x86)%\Windows Media Player\setup_wm.exe

A primeira dependência corresponde aos binários do aplicativo chamados pelo arquivo .lnk correspondente. A segunda é um assistente único chamado pela primeira dependência.

Sem os apps permitidos, o SO não permite a execução desse aplicativo mesmo quando o ícone do aplicativo for exibido no menu Iniciar.

Exemplo 2: no Internet Explorer, o ícone é exibido no menu Iniciar se ele estiver configurado com algum dos itens da lista a seguir:

  • %APPDATA%\Microsoft\Windows\Start Menu\Programs\Accessories\Internet Explorer.lnk
  • %USERPROFILE%\AppData\Roaming\Microsoft\Windows\Start Menu\Programs\Accessories\Internet Explorer.lnk
  • C:\Program Files\internet explorer\iexplore.exe
  • %ProgramFiles%\Internet Explorer\iexplore.exe

O Internet Explorer exige as seguintes dependências:

  • C:\Program Files (x86)\Internet Explorer\iexplore.exe
  • C:\Program Files (x86)\Internet Explorer\ExtExport.exe
  • C:\Program Files (x86)\Internet Explorer\ieinstal.exe
  • C:\Program Files (x86)\Internet Explorer\ielowutil.exe

A primeira dependência corresponde aos binários do aplicativo exigidos apenas para o item .lnk. As outras dependências correspondem ao assistente único. Sem a primeira dependência, o SO bloqueia o aplicativo com a janela pop-up. Sem as outras dependências, o aplicativo é encerrado logo após a inicialização sem notificações adicionais do SO.