Configurações de navegação

As configurações na guia Host > Navegação dependem do tipo de projeto e do tipo de emulação.Nem todos os recursos estão disponíveis para todos os tipos de projeto.

Para obter uma lista de códigos de tecla, consulte Códigos e comandos de teclado.

Comando de avanço de campo

O código de tecla a ser executado quando um usuário do dispositivo tocar em um campo após o campo ativo. O cliente calcula o número total de comandos de avanço necessários para alcançar esse campo e, em seguida, executa a ação. O host recebe e interpreta os comandos e retorna a ação desejada.

Esta opção está disponível para projetos VT100, VT220 e XTERM.

Se este campo for deixado em branco, os usuários não podem navegar para novos campos por toque. No entanto, os teclados físicos ou de software ainda permitem o uso de tabulação.

Por padrão, ela é definida como {TAB}.

Se desejar alterar este valor, seu host deve suportar o novo comando.

Comando de retorno de campo

O código de tecla a ser executado quando um usuário do dispositivo tocar em um campo antes do campo atual. O cliente calcula o número total de comandos de retorno necessários para alcançar esse campo e, em seguida, executa a ação. O host recebe e interpreta os comandos e retorna a ação desejada. Por padrão, ele fica em branco.

Se você não inserir um comando de retorno de campo, o comando de avanço será usado para alternar entre os campos.

Esta opção está disponível para projetos VT100, VT220 e XTERM.

Quando um comando de volta é executado a partir do último campo, ele não causa um envio de campo para o host.

Se desejar alterar este valor, seu host deve suportar o novo comando.

Comando do botão Back de hardware

O código de tecla a ser executado quando o usuário do dispositivo pressionar o botão Voltar do hardware. Se deixado em branco, o botão Voltar do dispositivo não fará nada.

Esta opção está disponível para projetos VT, 3270/5250 e Web no Android.

Comando de menu para cima e comando de menu para baixo

Códigos das teclas para percorrer o menu para cima e para baixo. Eles são exibidos em telas com menus que ocupam mais de uma tela, onde o usuário precisa percorrer um menu. Na barra de ferramentas do dispositivo, botões para os comandos Acima no Menu e Abaixo no Menu aparecem ao lado do botão do teclado. Quando um botão é tocado, o código de tecla definido é enviado ao host.

Se esses campos forem deixados em branco, os botões não aparecerão quando o menu for exibido.

Desabilitar pinçamento e zoom

Desabilita a capacidade dos usuários de dispositivos de aumentar ou diminuir o zoom em uma tela. Isso garante que os usuários do dispositivo não aumentem acidentalmente as telas enquanto realizam tarefas manuais. Os usuários ainda podem tocar na tela para selecionar campos ou usar teclados de software.

Projetos criados antes do Velocity v 1.2.104 exibirão Não.

Esta opção está disponível apenas para projetos TE.

Habilitar rolagem e panorâmica

Permite que o usuário role para cima ou para baixo ou mova de um lado para o outro para alterar a área visível da tela. Se o zoom estiver habilitado, tal configuração substitui esta, e a rolagem e a panorâmica são ativadas.

Esta opção está disponível apenas para projetos de TE.

Bloquear tela no canto superior esquerdo

O Cliente exibe a parte superior esquerda da tela nativa por padrão, e a tela não segue o cursor quando se move. Se você habilitar a rolagem e o movimento panorâmico, o usuário do dispositivo poderá mover a tela para uma área diferente, mas cada nova tela aparecerá no canto superior esquerdo.

Esta opção está disponível apenas para projetos de TE.

Ocultar barra de ferramentas

Oculta a barra de ferramentas do Velocity (com botão de teclado, botão de menu, botão do menu de atalhos e os seguintes botões opcionais: botões de subir e descer no menu, botão de teclado do sistema e botão Guias) da exibição. Isso não afeta a navegação dos sistemas Android ou Windows.

Se você ocultar a barra de ferramentas, poderá pressionar teclas de hardware para exibir o teclado, o menu ou o menu de atalhos. Você não deve ocultar a barra de ferramentas se quiser usar várias guias em uma sessão.

Esta opção está disponível para projetos TE, Web e SIM.

Tecla para alternar o teclado

O valor hexadecimal de uma tecla que abre ou fecha o teclado. Este campo aceita apenas os valores hexadecimais das teclas; não aceita valores nomeados ou macros.

Por exemplo: E043

Esta opção está disponível para projetos TE, Web e SIM.

Tecla para alternar o menu

O valor hexadecimal de uma tecla que abre ou fecha o menu. Este campo aceita apenas os valores hexadecimais das teclas; não aceita valores nomeados ou macros.

Esta opção está disponível para projetos TE, Web e SIM.

Tecla para alternar o menu de atalho

O valor hexadecimal de uma tecla que abre ou fecha o menu de atalho. Este campo aceita apenas os valores hexadecimais das teclas; não aceita valores nomeados ou macros.

Esta opção está disponível para projetos TE, Web e SIM.

Início rápido

Para TE ou sessões da Web: forneça o nome do pacote e a atividade principal para o pacote de aplicativo Android usando o seguinte formato:

[nome do pacote]/[atividade principal]

Por exemplo: 

com.adobe.reader/com.adobe.reader.AdobeReader

-Ou-

com.adobe.reader/.AdobeReader

O cliente Velocity exibe na barra de ferramentas um botão que inicia o aplicativo no dispositivo.

O comportamento do recurso de início rápido mudou com o Android 11 e o Velocity 2.1.25. Os dispositivos com Android 11 ou mais recente devem ter o nome da atividade incluído para iniciar o aplicativo. Dispositivos que executam versões anteriores do Android ainda podem funcionar apenas com o nome do pacote.

Para sessões da Web: forneça um URL para criar um botão na barra de ferramentas do Velocity. Tocar no botão direciona para a página usando o Velocity. Esta opção está disponível para Velocity 2.1.21 ou mais recente.

Em sessões da Web, você pode definir o início rápido para o mesmo endereço do host ou para um endereço diferente. Configurar um endereço de início rápido não altera a função da opção Início no menu Atalho.

As opções de início rápido estão disponíveis em dispositivos Android.

Usar lista de permissões

Para sessões da Web, restrinja a domínios especificados as páginas que o Client pode acessar. Quando esta opção está habilitada, o domínio que está no endereço do host fica automaticamente autorizado. Clique no botão Adicionar para permitir domínios adicionais.

A lista de permissões restringe apenas os domínios que podem ser acessados. Você não pode listar páginas ou diretórios específicos no servidor.

Curingas não são suportados.

Este recurso foi adicionado na versão 2.1.25. Tanto o Console quanto o Client devem ser da versão 2.1.25 ou posterior para suportar esse recurso.