Construtor de Fluxo de Trabalho do Neuron

O Ivanti Neurons (recurso) está sendo preterido e substituído pela nova experiência do Ivanti Neurons Bots. Consulte Migrando para o Neurons Bots para obter mais informações.

O fluxo de trabalho de um Neuron é composto de uma série de estágios conectados e projetados para automatizar processos de negócio, podendo ser usado para descobrir, fornecer insights e executar ações. Você pode criar um fluxo de trabalho do zero ou editar um dos predefinidos para ajustá-lo a suas necessidades usando o Construtor de Neuron.

Configurações do Neuron

Use o painel Configurações do Neuron ícone configurações para configurar o fluxo de trabalho do Neuron. As configurações disponíveis dependem do tipo de Neuron.

Meus estágios

O painel Meus Estágios à esquerda contém todos os estágios predefinidos e instalados. Existem diferentes categorias de estágio:

Consultas e ações adicionais podem ser encontradas na Biblioteca e adicionadas a Meus Estágios. Para mais detalhes sobre a Biblioteca, acesse Neurons (recurso).

  • Consulta: usado para apresentar e filtrar informações de dispositivos que atendam aos critérios especificados. Por exemplo, mostrar dispositivos com menos de 10% de espaço livre no disco. A saída e o contexto desse estágio de consulta podem ser passados aos estágios subsequentes no fluxo de trabalho do Neuron. Cada consulta contém uma configuração que permite controlar o comportamento do Neuron quando não são retornados resultados. Por padrão, a opção O Neuron só continuará se forem retornados resultados fica selecionada. Isso significa que, se nenhum resultado for retornado dos dispositivos on-line, o fluxo de trabalho do Neuron não progredirá mais. Se essa caixa de seleção for desmarcada, o fluxo de trabalho do Neuron continuará progredindo; por exemplo, isso pode ser útil para gerar um alerta de confirmação positiva de que um problema não foi detectado.
  • Ação: os estágios de ação utilizam a Malha de Automação para realizar ações como enviar e-mail ou executar PowerShell personalizado nos dispositivos do usuário. Algumas ações aceitam o uso de variáveis. Consulte Variáveis para obter detalhes.
  • Comum: inclui:
    • Filtrar resultados: filtra as informações capturadas na consulta, conforme definido pelas propriedades do filtro. Consulte Filtro para obter detalhes.
    • Alertas de Neuron: concebido para gerar alertas na página inicial do Neurons.
  • Personalizado: utilize Ação Bash, JavaScript Personalizado, Ação e Consulta do PowerShell e osquery para criar ações e consultas personalizadas. Todos os estágios personalizados criados em Biblioteca > Editor de Estágio aparecem aqui depois de instalados.

Exemplos de como usar osquery e PowerShell estão disponíveis em Exemplos Avançados de Fluxos de Trabalho de Neuron.

Espaço de trabalho

Arraste estágios até a área de trabalho para construir o fluxo de trabalho do Neuron. Clique em um estágio para mostrar as seguintes opções:

remover clique para remover o estágio do Neuron.

conectar clique para adicionar um conector a outro estágio.

uma tesoura clique para desfazer a conexão entre os estágios.

Configurações do Estágio

Quando você arrasta um estágio para a área de trabalho e ele fica destacado, o painel Configurações do Estágio se abre; use os parâmetros para configurar e personalizar cada estágio.

Clique em Informações do estágio para ver a descrição dele e todas as propriedades associadas. Essas informações podem ser usadas ​​como critérios para filtrar os resultados da consulta.

Conexão

Cada estágio deve ser conectado a outro estágio para que o fluxo de trabalho do Neuron possa ser executado. Destaque um estágio, clique nas setas conectar e arraste-as para o estágio ao qual deseja conectá-las. Abre-se o painel Conexão, onde você pode personalizar o tipo e o estilo de conexão e a espessura e o estilo da linha. Você também pode alterar a cor e adicionar um rótulo.

Filtro

Você pode filtrar os resultados da consulta com base em propriedades personalizáveis. Quando você conecta um estágio de Consulta pré-definido a um Filtro, a lista suspensa Propriedade apresenta todas as propriedades disponíveis que podem ser selecionadas. Para visualizar detalhes das propriedades, vá ao painel Configurações do Estágio na consulta e selecione Informações do Estágio.

Você também pode usar a funcionalidade Visualizar Consulta para avaliar todos os dispositivos de destino e usar a tabela de resultados para ver o formato e o intervalo de valores que podem ser filtrados.

Consultas personalizadas, como osquery, PowerShell e BASH, não preenchem automaticamente as propriedades do filtro – elas devem ser inseridas manualmente, com base nos nomes das colunas retornados pela consulta (ou exibidos em Visualizar Consulta).

Você pode juntar várias consultas em sequência. Se isso for feito, todos os resultados serão combinados e ficarão disponíveis para serem filtrados ou usados em estágios de ação, tais como Enviar E-mail e Criar ticket ISM. Você pode alterar o comportamento de comparação do filtro conectado para que ele aplique a lógica AND (E) ou OR (OU) para determinar os resultados.

Construtor de fluxo de trabalho do Neuron mostrando estágios e configurações

Variáveis

Variáveis ​​podem ser usadas para passar informações entre estágios ou passar a saída de uma ação para outra ação. As variáveis podem ser usadas nos seguintes estágios:

  • Alerta de Neurons
  • Enviar E-mail
  • Criar Ticket (ISM)

Inserindo variáveis

Para inserir uma variável, abra as Configurações do Estágio referentes ao estágio desejado; Alerta de Neurons, Enviar E-mail, Criar Ticket (ISM). Nos campos pertinentes, use o atalho (Ctrl+Space) no teclado para abrir a lista de variáveis disponíveis e selecione aquela que deseja usar:

  • Nome do Neuron: [[Workflow.Name]] - o nome do Neuron, p. ex., Software Proibido
  • Nome do Grupo: [[Workflow.Assistant]] - o nome da categoria de Neurons em que o Neuron está, p. ex., Conformidade
  • URL do Neuron: [[Workflow.Url]] - link para a instância de execução exclusiva do Neuron
  • Usuário de Iniciação: [[Initiation.User]] - o nome do usuário que executou a instância manual
  • ID do Usuário de Iniciação: [[Initiation.UserId]] - o ID do usuário que executou a instância manual
  • Todos os Nomes de Dispositivo: ${Ivanti.Devices} - lista dos nomes de dispositivo retornados pela consulta, separados por vírgula
  • Todo os Dados de Dispositivo: ${Ivanti.Results} - lista de todos os dados de dispositivo retornados pela consulta
  • Contagem de Dispositivos: ${Ivanti.Results.length} - o número de dispositivos retornados pela consulta
  • Cobertura - Responderam: o número de dispositivos que responderam
  • Cobertura - Erros: o número de dispositivos que não responderam, com erros
  • Cobertura - Percentual: o percentual dos dispositivos que responderam

Existem modelos já prontos que utilizam as variáveis. Para requisitos mais complexos, os campos em Alertas de Neurons e E-mails suportam javascript, mas com uso handlebarsjs.

Gerenciando erros

Idealmente, todos os Neurons sempre serão executados com êxito em todos os dispositivos selecionados. No entanto, às vezes nem tudo dará certo. Os fluxos de trabalho dos Neurons incluem alguns recursos para melhorar a taxa de sucesso, e você pode adotar certas decisões de design e configurações para melhorar essa taxa e ajudar a gerenciar os erros que venham a acontecer.

Tempos limite

Deve haver um equilíbrio entre esperar a conclusão do fluxo de trabalho e não deixá-lo continuar por muito tempo depois que tiver falhado. Tempos limite apropriados são aplicados a cada estágio do fluxo de trabalho. Estágios de consulta têm tempo limite de 15 segundos; as ações, 5 minutos; e as ações direcionadas, 25 minutos.

Ignorando execuções

As execuções agendadas começam apenas se a execução anterior foi concluída. O Log de Execução do Neuron indica uma execução ignorada com ícone de ignorado.

Ramificação de erro

Quando um estágio é executado, o fluxo de trabalho registra em quais dispositivos o ele foi bem-sucedido ou fracassou. Você pode ver esses resultados na Saída do Estágio. Se o estágio for bem-sucedido em apenas alguns dos dispositivos de destino, tanto o estágio quanto a execução serão marcados como parcialmente bem-sucedidos ícone de parcialmente bem-sucedido, e o fluxo de trabalho progredirá apenas nos dispositivos em que o estágio teve êxito. Você pode melhorar o design do fluxo de trabalho adicionando ramificações de erro para lidar mais proativamente com essa situação.

Para adicionar uma ramificação de erro:

  1. Abra o fluxo de trabalho desejado.
  2. No painel Meus Estágios, na seção Comum, adicione um estágio Filtrar Resultados abaixo de um estágio Ação.
  3. Conecte o estágio Ação ao estágio Filtrar Resultados.
  4. Clique no estágio Filtrar Resultados.
  5. No painel Configurações do Estágio, defina Lógica como E, Propriedade como Status da Ação, Comparação como Igual a e Valor como Falhou.
  6. Conecte um estágio Filtrar Resultados semelhante ao mesmo estágio Ação, mas com Valor definido como Concluído.
    Agora você tem uma ramificação de erro que separa dispositivos bem-sucedidos de dispositivos com falha.
  7. Abaixo do estágio Filtrar Resultados com o parâmetro Concluído, conclua o design do fluxo de trabalho.
  8. Abaixo do estágio Filtrar Resultados com o parâmetro Falhou, adicione o estágio de ação Enviar E-mail para relatar as falhas, ou adicione outra ação apropriada para tentar continuar o fluxo de trabalho.

Exemplos Avançados de Fluxos de Trabalho de Neuron

Os exemplos a seguir demonstram como construir o fluxo de trabalho do Neuron e usar as consultas e ações personalizadas:

Tópicos relacionados

Neurons (recurso)

Neurons for Healing

Neurons Workspace