Software

A seção Software fornece uma lista detalhada dos softwares atualmente instalados nos dispositivos do seu acervo. Ela inclui o nome do software, versão, publicador e data de instalação. Isso ajuda a gerenciar os softwares de forma eficiente, reduzindo a redundância, otimizando custos e mantendo a conformidade em todo o seu acervo.

Inventário de Software

A página Inventário de Software em Software mostra os dados de software obtidos pelo analisador de inventário do Agente Ivanti. Você precisa ter o Agente Ivanti implantado nos dispositivos gerenciados para ver os dados do Inventário de Software.

A página Inventário de Software contém uma tabela com quatro abas:

  • Fabricantes: lista os fabricantes de software descobertos, mostrando o número de Produtos, Usuários e Instalações de cada um. Clique nos números na coluna Produtos ou Instalações para ver as abas correspondentes filtradas pelo fabricante selecionado.
  • Títulos: lista os títulos de software descobertos, mostrando o número de Versões, Usuários e Instalações de cada um. Clique nos números na coluna Versões ou Instalações para ver as abas correspondentes filtradas pelo produto selecionado.
  • Versões: lista as versões de software descobertas, mostrando o número de Usuários e Instalações de cada uma e se o software está definido como É Proibido. Clique nos números na coluna Instalações para ver a aba Instalações filtrada para a versão selecionada.
    Os usuários agora podem definir seus próprios dados de EOL. Navegue até > Editar > Editar versão do software.
  • Instalações: lista as instalações de software descobertas.

Você pode usar o campo de pesquisa para procurar valores na tabela. Para as abas Títulos, Versões e Instalações, você pode usar o seletor de colunas ícone seletor de colunas para personalizar quais colunas são visíveis.

Acima da tabela há duas caixas de seleção:

  • Mostrar valores descobertos: por padrão, os itens correspondentes são exibidos com um único nome. Por exemplo, Microsoft, Microsoft Corp e Microsoft Corporation aparecem todos como Microsoft. Selecionar Mostrar valores descobertos mostra os valores originais. Você não pode editar os valores descobertos.
  • Mostrar apenas aplicativos: selecionar essa opção filtra a tabela para mostrar somente itens cuja Categoria seja Aplicativo. Isso oculta as demais categorias, tais como Componente, Instalador, Hotfix e assim por diante. Você pode editar a Categoria de um item conforme descrito abaixo, em Editar software.

Filtrar dados

Os filtros ajudam você a encontrar os dados nos quais está interessado. Aplicar um filtro com uma ou mais propriedades limita a lista às linhas que atendem ao filtro.

Para criar um filtro:

  1. Ao lado do campo de pesquisa no topo da tabela, clique no botão de filtro Botão de filtro, parece um funil.
  2. Selecione o operador booleano a ser usado no filtro: E, Ou, Não E ou Não Ou.
  3. Clique no sinal de mais ao lado do operador booleano e selecione Adicionar condição ou Adicionar grupo. Use um grupo para vincular mais de uma propriedade de filtragem a um operador booleano separado.
    Quando você adiciona uma condição, aparece um conjunto de menus suspensos para você criá-la.
  4. Selecione a propriedade que deseja filtrar, o tipo de filtro (como Igual a ou Não contém) e o valor a ser filtrado.
  5. Repita as etapas 3-4 se desejar que propriedades adicionais façam parte do filtro.

Para limpar os filtros aplicados à página, clique em ícone limpar filtro.

  1. Para aplicar o filtro, pressione Enter na última propriedade de filtro ou clique em qualquer outro lugar da página.

Para redefinir a personalização da grade, que inclui largura da coluna, ordem, visibilidade e classificação, clique em ícone redefinir

Exportando dados

Você pode exportar cada uma das guias separadamente.

Para exportar os dados:

  1. Na página Inventário de software, selecione a aba desejada e clique em .
  2. Selecione Microsoft Excel (.xlsx) ou Texto (.csv) conforme necessário.
    O conteúdo da aba é exportado. Você pode exportar no máximo 100.000 linhas.

Mostrar evidências

O Inventário de Software fornece informações sobre os softwares instalados no seu acervo com base em evidências de diversas fontes, como a presença de determinados arquivos, atalhos, entradas de registro do instalador e assim por diante. Você pode visualizar essas evidências nas abas Instalações ou Versões.

  • Na aba Instalações, clique em ícone do menu de opções no final da linha, depois clique em Evidências para exibir as evidências.
  • Na aba Versões, clique em ícone do menu de opções no final da linha, depois clique em Evidências para exibir a lista de dispositivos onde a versão está instalada. Clique no dispositivo desejado para ver as evidências.

Editar fabricantes

Muitas vezes, o mesmo fabricante é encontrado com nomes diferentes. Por exemplo, Microsoft também é frequentemente encontrado como Microsoft Corp ou Microsoft Corporation. Em casos assim, em que diferentes nomes são reconhecidos como sendo o mesmo fabricante, o normal é usar um único nome. Você pode editar esses nomes definitivos clicando em ícone do menu de opções no final da linha, depois clicando em Editar para exibir o painel Editar fabricante. Para ver os valores originais, selecione Mostrar valores descobertos. Você não pode editar os valores descobertos.

Se você editar um Fabricante para dar-lhe o mesmo nome de outro, eles serão combinados, a menos que Mostrar valores descobertos esteja selecionado. Por exemplo, se Vantosi tiver 5 instalações e Vantosi, Inc tiver 3 instalações, e você renomear Vantosi, Inc para Vantosi, então um único registro, Vantosi, aparecerá com 8 instalações, e todas as referências a Vantosi, Inc nas outras abas serão atualizadas para Vantosi.

Editar software

Para editar um item de software, nas abas Títulos, Versões ou Instalações, clique em ícone do menu de opções no final da linha, em seguida clique em Editar.

Atualizações de itens na aba Títulos também atualizam os itens correspondentes nas abas Versões e Instalações, e atualizações na aba Versões também atualizam os itens correspondentes na aba Instalações. Atualizações feitas em abas posteriores não atualizam abas anteriores.

Você pode adicionar Códigos UNSPSC válidos selecionando-os na lista. Você pode filtrar a lista digitando o nome ou número do código UNSPSC. Esses códigos podem ajudar você a identificar a finalidade dos softwares instalados na sua organização, permitindo identificar se há múltiplos títulos de software executando a mesma função. Isso ajuda você a decidir onde consolidar os títulos de software para cortar custos e reduzir riscos à segurança.

Mapeamento de uso

O mapeamento de uso de software ajuda a rastrear a utilização dos aplicativos de software, incluindo arquivos executáveis associados e, opcionalmente, suas versões.

Na guia Títulos, clique em ícone do menu de opções no final da linha e, em seguida, clique em Mapeamento de uso para exibir o painel Mapeamento de Uso.

Para um software específico, você pode definir dois modos:

Automático (padrão): no modo automático, o sistema detecta arquivos executáveis relevantes e monitora automaticamente o uso. Nenhuma configuração é necessária.

Personalizado: no modo personalizado, você define manualmente quais arquivos executáveis serão monitorados para acompanhar o uso de um título de software específico. Somente os arquivos que você especificar serão usados para calcular os dados de uso. Opcionalmente, você também pode definir a versão do arquivo executável para extrair dados precisos.

Você pode usar * (terminação curinga) para definir a lista de versões. Por exemplo, 17.* na versão lista todos os arquivos executáveis correspondentes à versão 17, incluindo as subversões indicadas após o ponto.

Você pode editar ou excluir os arquivos executáveis do mapeamento de uso conforme necessário.

As alterações no mapeamento de uso entrarão em vigor após a próxima análise do dispositivo.

Software proibido

Talvez haja títulos de software que você não queira instalar no seu acervo. Você pode marcar esses títulos como Proibido e, em seguida, identificar as instâncias instaladas desse software para iniciar os procedimentos de remoção de software na sua organização.

Para marcar um título de software como Proibido:

  1. Na aba Versões da página Inventário de Software, marque as caixas de seleção ao lado dos títulos que deseja proibir.
  2. No menu Ações acima da tabela, clique em Proibir.
    A coluna Proibido é atualizada. Você pode usar o item Permitir no menu para desfazer essa ação.

Para identificar as instâncias instaladas de software proibido:

  1. Na aba Versões da página Inventário de software, clique em ícone filtrar.
    A área de definição do filtro aparece acima da tabela.
  2. Crie um filtro com a condição É Proibido igual a verdadeiro.
  3. Clique no número na coluna Instalações.
    A guia Instalações é exibida, mostrando os dispositivos nos quais o software está instalado e o nome do usuário.

Uso de software

A página Uso de Software em Software mostra a quantidade de uso do software instalado na sua organização.

Você também pode acessar Uso de software na seção Ferramentas de dados da barra de navegação do Spend Intelligence se tiver a licença apropriada.

No topo da página, há gráficos que mostram os 5 itens de software mais e menos utilizados. Clique nas colunas do gráfico para filtrar a grade abaixo.

A grade na página mostra todos os softwares descobertos e lista o número de instalações de cada um, incluindo o número de instalações que usaram o software nos últimos 30, 60 e 90 dias. Consideram-se não utilizados os softwares instalados que não tenham sido usados por 91 dias ou mais. Instalações cujos dados de utilização não sejam encontrados são excluídas da grade.

Clique nos números na coluna Instalações para ver mais informações sobre o uso desse produto em cada dispositivo onde está instalado. Isso inclui quando foi iniciado pela última vez, quantas vezes foi iniciado e o por quantos minutos foi usado. Lembre-se de verificar a Data da última análise para ver quão recentes são os dados.

Na configuração Mapeamento de uso, se o modo estiver definido como Automático, os dados de uso em todos os arquivos executáveis associados ao aplicativo serão listados. Se o modo estiver definido como Personalizado, serão listados os dados de uso referentes aos arquivos executáveis e à versão mencionados.

Isso inclui quando o aplicativo foi iniciado pela última vez, quantas vezes foi iniciado e o por quantos minutos foi usado. O Resumo de uso fornece uma visão geral agregada do uso do aplicativo.