Software

A seção Software apresenta informações sobre os softwares instalados em seu acervo e com que frequência são usados.

Inventário de Software

A página Inventário de Software, em Software, mostra os dados de software coletados pelos conectores que você configurou na Neurons Platform (consulte Configurando conectores). Os dados de dispositivo recebidos desses conectores são desduplicados e, em seguida, os dados de software são comparados com a Ivanti Definitive Software Library (DSL) para ver se há correspondência. Para ver a lista de dispositivos em que cada título de software foi instalado, clique nos links na coluna Instalações. Para filtrar a lista, clique em ícone filtrar.

Definitive Software Library e reconhecimento

A Definitive Software Library é um repositório em constante evolução e crescimento contendo descrições normalizadas de títulos de software, os quais são usados ​​nos títulos de software mostrados no Spend Intelligence. Associadas às descrições normalizadas há uma abundância de descrições históricas descobertas e continuamente adicionadas, que se combinam para formar a base do reconhecimento inicial, no qual as descrições descobertas são correspondidas a uma única descrição normalizada. Descrições descobertas são continuamente adicionadas à DSL, com foco particular em publicadores de software de alto nível, como Microsoft e Adobe. Atualmente, a DSL contém milhares de publicadores de software e dezenas de milhares de produtos, proporcionando uma ampla cobertura.

Se quiser pedir um reconhecimento direcionado a algum produto ou publicador de software específico, faça uma solicitação no Portal Ivanti Ideas (abre em nova janela), incluindo o fornecedor, a versão e um link para o download do software. Para obter mais informações, consulte Como adicionar um item ao DSL (abre a Comunidade Ivanti em uma nova janela).

Esse reconhecimento de descrições descobertas significa, por exemplo, que se os dados descobertos incluírem instâncias dos seguintes itens:

  • MS SQL Server 2022
  • Microsoft SQL Server 2022

ambos serão identificados como Microsoft SQL Server 2022.

Da mesma forma, se todas as licenças secundárias de um produto usarem a mesma versão, serão reportadas no formato 10.x; e se um produto for componente de uma suíte ou pacote licenciado, não exigir licença, ou se todas as versões usarem a mesma licença, a versão será reportada como Genérica. Se os dados de descoberta forem insuficientes para que a DSL identifique com segurança a versão ou edição, eles serão deixados em branco.

Para ver a lista de dispositivos em que cada título de software foi instalado, clique nos links na coluna Instalações.

Estatísticas DSL

Em 2 de outubro de 2024, o DSL incluía:

Software proibido

Talvez haja títulos de software que você não queira instalar no seu acervo. Você pode marcar esses títulos como Proibido e, em seguida, identificar as instâncias instaladas desse software para iniciar os procedimentos de remoção de software na sua organização.

Para marcar um título de software como Proibido:

  1. Na página Inventário de Software, marque as caixas de seleção ao lado dos títulos que deseja proibir.
  2. No menu Ações, clique em Proibir.
    A coluna Proibido é atualizada. Você pode usar o item Permitir no menu para desfazer essa ação.

Para identificar as instâncias instaladas de software proibido:

  1. Na página Inventário de software, clique em ícone filtrar.
    A área de definição do filtro aparece acima da tabela.
  2. Crie um filtro com a condição Proibido igual a Proibido.
  3. Clique no número na coluna Instalações.
    A grade de dados Instalações referente ao título do software é exibida, mostrando os dispositivos nos quais o software está instalado e o nome do usuário.

Exportando dados

Há dois conjuntos de dados do inventário de software que você pode exportar.

Para exportar a lista de títulos de software descobertos em seu acervo:

  1. Na página Inventário de software, clique em Exportar.
  2. Selecione Microsoft Excel (.xlsx) ou Texto (.csv) conforme necessário.
    Todos os títulos de software do seu acervo são exportados.

Para exportar a lista dos dispositivos em que o título de software selecionado está instalado:

  1. Na página Inventário de software, marque as caixas de seleção ao lado dos títulos de software nos quais você está interessado.
  2. Clique em Ações > Exportar instalações.
    O item do menu mostra o número de linhas que serão exportadas. Há uma linha para cada dispositivo em que o título de software selecionado está instalado.

Uso de software

A página Uso de Software em Software mostra a quantidade de uso do software instalado na sua organização. Se você usa o Ivanti Neurons Discovery (consulte Descoberta), os dados de uso serão obtidos a partir dele. Se você não usa o Ivanti Neurons Discovery, mas configurou um conector do Ivanti Endpoint Manager (consulte Conector do Ivanti Endpoint Manager), os dados de uso serão obtidos a partir deste.

Você também pode acessar Uso de software na seção Ferramentas de dados da barra de navegação do Spend Intelligence se tiver a licença apropriada.

No topo da página, há gráficos que mostram os 5 itens de software mais e menos utilizados. Clique nas colunas do gráfico para filtrar a grade abaixo.

A grade na página mostra todos os softwares descobertos e lista o número de instalações de cada um, incluindo o número de instalações que usaram o software nos últimos 30, 60 e 90 dias. Consideram-se não utilizados os softwares instalados que não tenham sido usados por 91 dias ou mais. Instalações cujos dados de utilização não sejam encontrados são excluídas da grade.

Clique nos números na coluna Instalações para ver mais informações sobre o uso desse produto em cada dispositivo onde está instalado. Isso inclui quando foi iniciado pela última vez, quantas vezes foi iniciado e o por quantos minutos foi usado. Lembre-se de verificar a Data da última análise para ver quão recentes são os dados.